sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Herança cultural pomerana resgatada na 34° Festa Pomerana

Representantes do Grupo Folclórico Pomerano levando as cores da cidade no desfile Oficial da 34º Festa Pomerana - Pomerode SC




A cidade de Pomerode resgata um espaço importante para a visibilidade e manutenção da cultura pomerana dentro de sua festa maior - a Festa Pomerana - a festa do aniversário da cidade. Cultura dos primeiros imigrantes alemães que fundaram a povoação de Pomerode, à mais de 100 anos atrás. Posteriormente outros imigrantes alemães chegaram, e chegam até os dias at
de outras regiões da Alemanha, com outros hábitos e costumes. Os pioneiros - pomeranos - estavam quase sem o espaço adequado a sua importância dentro da história local, regional e até mesmo estadual e nacional.
Na edição da festa desse ano de 2017 - a cidade de Pomerode está dando um exemplo prático da organização de sua festa maior - a 34º Festa Pomerana e alinhavando o resgate da cultura pomerana, presente nas cores, trajes, dança, gastronomia... 
Houve um progressivo  diálogo, através da história, dentro dos muitos períodos históricos da região de onde vieram os primeiros pomeranos, para fundar a cidade de Pomerode, guardiã natural desse legado, inexistente em sua própria origem, uma vez que os Pomeranos, que não eram mais "Pomeranos", como cultura, foram expulsos de sua região, na Alemanha, após o término de 2º Guerra Mundial, por aqueles que ficaram na região como vencedores.
Grupo Folclórico Pomerano
Pomerode resgata seu Grupo Folclórico Pomerano, que se apresentará amanhã às 20:00h - na 34º Festa Pomerana
Por motivos maiores, não pudemos estar na cidade de Pomerode durante a abertura da 34º Festa Pomerana no dia 12 de janeiro, na qual aconteceu a estréia do novo traje da Realeza da festa
Apresentamos algumas imagens feitas no Desfile Oficial da festa, enviadas por Luciano Porath, folclorista do grupo Folclórico Pomerano. Apresentamos para deixar o registro para a História e também, como exemplo positivo e salutar para a identidade das cidades, na região.
Oportunizamos para observar que o laço do avental - trajes novos da realeza da 34º Festa Pomerana -  deve ser feito na frente, no meio do corpo (como na gravura abaixo). O laço deve ser bem delineado, pequeno e com as pontas livres sobre o avental, tal como é usado do traje folclórico do traje do Grupo Pomerano - Foto acima.
Um bom reinado a realezaque iniciaram uma nova história na cultura de sua cidade e região. 
Que outras festas da região sigam seu exemplo.
Ein Prosit!!

Laços do avental da realeza na frente e bem firme e não caído como feito. Detalhes fazem a diferença.








Comentário...
Acabamos de receber o seguinte questionamento...
Resgatada ou introduzida? Nas primeiras colônias dançavam e se vestiam assim? Tem certeza que nas aldeias da Pomerânia se dançava e se vestia assim?
Respondemos...
É um longo e complexo tema, que somente nesse Blog foi abordado em diferentes maneiras e em diversas postagens - algumas listadas abaixo. Muito ainda tem para textualizar,  escrever, pesquisar e estudar sobre.
O assunto é abrangente e envolve várias áreas da ciência - Faltam espaço e tempo para desenvolver mais. Nós continuamos afirmando - "Resgatar". A cidade de Pomerode tem uma identidade própria que, mesmo não tendo sido definida no momento da fundação da povoação, através dessas cores e indumentárias, também não  trouxeram o samba, insistentemente designado como "a cultura brasileira" e quase nunca questionado - nem porta bandeiras e mestre sala e todas suas atuais alegorias. 
A cidade de Pomerode tem identidade própria, a partir de sua arquitetura, fala, música, hábitos e costumes. A sua identidade está no inconsciente coletivo, que é a "somatório" das práticas milenares, sem nada muito definido, que faz com que seu adepto se sinta bem como se estivesse na sala da casa de um antepassado seu - que não conheceu, mas lhe muito familiar, não importa se aqui, ou em outro continente. É preciso buscar este arquétipo, pautado em pesquisas, as quais não devem parar por aqui.
Temos que buscar incansavelmente, para compreendermos nossa própria história. A pessoa que questionou poderia ter lido a postagem: (Clicar sobre) Traje da Realeza da Festa Pomerana que explica um pouco sobre esse  processo.
Viva a história e a antropologia que alimentam debates, como esse.
Jornal de Pomerode - dia 14 de janeiro - Pomerode acreditou, ousou, causou e traçou um segmento pautado na originalidade delineada em pesquisa histórica em sua festa maior - Festa Pomerana. Corrigimos somente, na publicação de hoje do Jornal de Pomerode a nossa formação. Além de Arquiteta, somos Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.Para ler sobre o processo de nossa pesquisa - Clicar sobre: Novo Traje da Realeza - Pesquisa



Nenhum comentário:

Postar um comentário