segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

O que é um traje típico alemão?


Por motivos diversos, definir "Traje" é muito importante neste período de janeiro, para àqueles que pretendem visitar a (Clicar sobre) 34º Festa Pomerana - Pomerode SC.  
Entre esses motivos, citamos: originalidade cultural, identidade da festa dentro do cenário histórico local e regional, beleza visual, conjunto e também, a importância em definir critérios com embasamento histórico, para que o visitante e o citadino tenham a orientação para compor seu traje e assim, justificar sua gratuidade do acesso ao ambiente da Festa Pomerana.
33° Festa Pomerana - 2016 
Já escrevemos algumas postagens sobre o traje típico das regiões da Alemanha e sobre aqueles adotados nas festas regionais - Santa Catarina.

A última pesquisa feita foi sobre o (Clicar sobre) Traje da Realeza da Festa Pomerana

Relembramos que dentro das várias regiões da Alemanha multicultural e multicolorida, há uma diversidade de trajes históricos e todos são originais e com lastro histórico. De todas essas regiões saíram imigrantes para morar na Colônia Blumenau e em outras regiões do Brasil, como também, os pomeranos que fundaram a cidade de  Pomerode, há aproximadamente mais de 150 anos atrás - na época pertencente à Colônia Blumenau.
Em tempos mais recentes, considerando o período histórico na Europa, são igualmente usados na Alemanha, o Trachtenmode

O que seria exatamente o Traje histórico e o Trachtenmode?
1- O traje histórico: 

Devidamente documentando, realmente utilizado pelas pessoas de uma determinada região da Alemanha multicultural, baseado nos materiais disponíveis no local, dentro de um período histórico, necessidades, clima, relevo e outros. Este traje é normalmente utilizado nos dias atuais por Tanzgruppen (Grupos de danças Folclóricas) e TrachtenVereine (entidades que preservam trajes, usos e costumes). Também poderá ser utilizado por pessoas que apreciem história e queiram valorizar um encontro cultural das tradições alemãs. Sem qualquer dúvida, poderá ser um convidado de honra da Festa Pomerana. Sugerimos à pessoa que faça essa opção, usar um traje histórico, que leve algo que comprove sua história - uma revista, uma imagem.


2- O Trachtenmode: 

É uma releitura contemporânea do traje típico histórico - mas voltado para o mundo fashion. É mais leve, mais barato e não segue critérios rigorosos, apenas o estilo Landmode. Poderá ser feito, dentro da cultura das diversas regiões alemãs. O traje Trachtenmode  mais conhecido e "vendido" na Alemanha é da região da Bavaria - sul do país. Repetimos  -  as peças que compõem os trajes de todas as regiões alemãs são as mesmas do traje bávaro, com algumas modificações. São elas: a blusa branca, avental, saia,  colete, sapato e meia. Sugerimos um traje desses para a realeza da Festa Pomerana 2017. As flores são acessórios opcionais. Em alguns trajes da região da Bavaria, devidamente "equilibrado", o traje poderá ser usado sem o avental, mas não é recomendado. Também não consideramos parte do traje feminino, aqueles que adotam a Lerderhose (calça de couro).  
Este tipo de traje é a releitura do traje camponês usado em quase todo a Alemanha em determinados períodos históricos distintos. As peças que o compõe são: saia e blusa, colete e avental acompanhada de sapatos. O colete e a saia podem ser substituidos por vestido. Os sapatos quando usados com meias, devem ser tipo polaina ou "arriadas". Sandália - Não! Meia alta - Não! (Só se o comprimento da saia tampar os joelhos).Musikwoche Kiefersfelden -  Bavaria - Alemanha 2016.

Musikwoche Kiefersfelden -  Bavaria - Alemanha 2016.
O Traje para entrar a Festa Pomerana, como convidado

Faz-se necessário definir o que é traje para entrar na Festa Pomerana. O traje ao ser observado e analisado pela organização de festa pomerodense, pode fazer com que esta convide seu usuário para participar da mesma com gratuidade.
Antes de prosseguirmos, vamos relembrar algumas pontos importantes  apresentados em postagens anteriores.

A Festa Pomerana é uma festa tradicional que acontece em uma cidade catarinense - Pomerode -  fundada por imigrantes oriundos da antiga Pomerânia - norte da Alemanha, junto ao Mar Báltico. Região, bem longe do Sul da Bavaria - estado do Sul da Alemanha e que inspira muitas festas ao redor do mundo, também em nossa região.
Os trajes históricos da Pomerânia, como aconteceu - com os trajes históricos de outras regiões da Alemanha, tem a sua origem no ambiente rural e campestrino. Geralmente usados por camponeses, pastores e pescadores locais. Devemos considerar as grandes movimentações sociais e ocupações - que interferiram nos hábitos e costumes locais no decorrer dos séculos e dentro dos recortes históricos distintos.
Greifswald - Pomerânia Alemã (Oeste).
Quanto ao traje feminino e masculino a ser usado na Festa Pomerana chegamos a algumas conclusões durante nossas observações.
Traje Feminino 

Quase sempre ao tirarmos as peças mais "pesadas" do conjunto, indispensáveis para climas mais frios e observando os trajes históricos das diversas regiões da Alemanha, que não é o caso de Pomerode, restam as mesmas peças que compõem o "Dirdl" do Sul da Bavaria, com variantes nos detalhes dos modelos das peças do conjunto: Blusa branca, colete, avental e saia plissada e com comprimento mínimo até a altura dos joelhos - original seria no tornozelo. 

Também, pode ocorrer a substituição do colete e saia por vestido, cujo resultado visual será quase o mesmo. Há somente a fusão das duas peças. Esta fusão se dá  no local imediatamente acima do umbigo e não na cintura como muitos imaginam.
Fusão da saia e o colete - pode ser usado com e sem avental - sempre com a presença do sapato, com ou sem meias. Neste exemplo, se optar pelo uso das meias - deverá ser do comprimento até os joelhos. Se optar pelo uso do avental - pode ser colorido. Com o "fundo" preto, o traje pode "mudar", alterando  somente o avental e a blusa.
Interessante, pois a partir dessa conclusão, podemos afirmar que, em síntese, o traje feminino é formado pela presença de blusa de algodão branca, colete, saia plissada (Não godê) - podendo ser franzida e ou com pregas, avental e sapatos com ou sem  salto (sem ser fino - com ou sem meias). Se usar meias, não pode deixar o joelho à mostra e a meia deverá ter sua altura sob o joelho, complementando com o comprimento final da barra da saia ou vestido, se for a opção. Esta situação é para os trajes históricos de todas as regiões da Alemanha. 

Caso seja adotado o traje de passeio do Sul da Bavaria, poderão ser usados vestidos com comprimento até dois dedos acima do joelho (somente) e sapatos, com ou sem meias de várias cores, mas deve ser sapatos e não, sandálias. A meia, nesse caso, pode ser "arriada" tipo polaina, baixa. Com vestidos curtos, não é recomendado usar meias altas (como ilustrado na foto acima - fotografia feita na Festa Pomerana) e tampouco, deixar o joelho à mostra como já mencionado.
Comprimento abaixo do joelho - pode usar meias
até abaixo dos joelhos.

Comprimento ideal.
Alguns sapatos usados na Alemanha





Geralmente a blusa é branca e de algodão, com ou em renda ou não. A blusa (em alemão - Trachtenbluse) já foi o suporte ou sutien de uma época - langerie. Por este motivo não é elegante usar somente a blusa, sem o colete ou vestido. Até é permitido, mas corre o risco de vulgarizar o traje.
Trachtenbluse.












Não é elegante usar somente a blusa sem o colete ou o vestido. Também
não usar sapato. a saia não deve receber muita informação.
O avental pode ser estampado com cores integradas ao conjunto acabado (Pode ter mais de uma cor) ou com uma só cor. Este elemento do traje pode ser importante para variar o conjunto em outras composições de traje, juntamente com a blusa (outro modelo). 
Sugerimos que não façam o avental com os cantos arredondados e com rendas, fitas e babados (pode-se usar uma fita ou uma grega, mas não em demasia - corre-se o risco de vulgarizar o traje). Deve ser um autêntico avental, mesmo que confeccionado em tecido nobre. Sua faixa de amarrar pode ter uma largura de 6 a 10, 12 centímetros e deve ter o comprimento suficiente para fazer um lindo laço, quase sempre feito na frente do corpo.
Colete e saia em cores, quase sempre única, mas há também estampados (principalmente os coletes). Todos os elementos devem compor de maneira harmoniosa, dentro do conjunto final
Também, ao compor um traje, o lema "Menos é Mais!" é verdadeiro.
Nós, preferimos observar o traje do camponês alemão histórico para compor os nossos trajes, quesitos cores e tecidos.
Camponês - colete, blusa, avental. conjunto em base preta e branco e cor no avental.

O colete pode ser separado ou fazer parte do vestido. Ele tem a função de cobrir parcialmente o Trachtenbluse - em outros tempos era a langerie - suporte de seio. Com o  passar do tempo, seu degote foi aumentando e aqui no Brasil, em alguns casos, aumentou tanto, que ficou totalmente desconfigurado e deselegante. A "moda" foi criada pelo comércio local, sem qualquer embasamento de pesquisa.









A peça que cobre o Trachtenbluse pode ter fechamento através de fitas e cordões presos e ganchos de metal - adaptação dos trajes antigos medievais usados pelos camponeses, ou por botões, colchetes e ziper camuflados.







Podemos afirmar que essas quatro peças do traje feminino (saia, blusa, colete e avental), juntamente com o complemento do sapato e meias, devem ser consideradas no momento que for observada a composição do traje feminino para adentrar a Festa Pomerana gratuitamente ou qualquer outra festa, com esse perfil, na região.
O traje da tradição e cultura pomeranas pode receber bordados florais na blusa, na saia, avental e colete. Também, os cabelos das moças e senhoras podem receber flores colocadas em tiaras, prendedores e fitas. São quesitos opcionais e adornos da região da Pomerânia. 

 Exemplo que não pode ser usado
Estes exemplos não devem ser seguidos - é aparente a inspiração no traje gaúcho, com alguns deles sem  o uso do colete - Estas são candidatas de um concurso de realeza de uma festa de cultura alemã regional. O comércio "cria" isso, no vácuo da ausência de pesquisa. As pessoas interessadas, no mínimo, devem buscar informações sobre o assunto.

As flores não são permitidas, quando se é usado o traje do Sul da Bavaria estado localizado no Sul da Alemanha. 
O traje bávaro do sul do estado alemão é erroneamente adotado como o traje  tradicional alemão (único) e quase sempre confundido, como o traje oficial usado em toda a Alemanha e fora dela  - o Dirdl e  a peça masculina Lederhose - calça de couro e deve ser de couro e não de tecido. No mesmo estado - Bavaria, existem locais com outra cultura, melodias, cores e sabores.
Não poderia ser considerado traje e
 é muito usado na região do Vale do Itajaí.
Traje Masculino 

O traje masculino pomerano, igualmente é o traje geralmente usado por camponeses, pescadores, pastores, em determinado período histórico. 
Traje histórico pomerano usado em um Volkstanzgruppe de Pomerode.


























Traje de Unterfranken - Bavaria.
No traje pomerano, quase sempre, a camisa é branca de tecido de algodão, com mangas bufantes e longas (podendo ser usadas "enroladas" ou "arregaçadas" até a altura do cotovelo), com ou sem gravatas, calça preta comprida e colete. Sapatos escuros e meias. 
Como no traje feminino, poderá ser considerado o uso do  Lederhose (calça curta de couro) - peça do traje usado no Sul da Bavaria - Sul da Alemanha. Para manter a originalidade, deve ser de couro e não de tecido. calças de couros macios e leves e não tão quentes - geralmente feitos de couro de porco. Afirmamos, Sul da Bavaria - Sul da Alemanha, porque dentro desse tradicional estado existem diferenças culturais e naturalmente, diferenças no traje. Ao norte do estado da Bavaria - região dos francos - Franken - Francônia - Unterfranken. A cor é vermelha e não azul e o traje totalmente diferente. No entanto - é Bavaria.  

Musikwoche Kiefersfelden -  Baviera 
Alemanha 2016.
Quando a  opção é adotar o traje usado no Sul da Bavaria, é permitido o uso de camisas brancas com malhas xadrez em vários tons, como vermelho, azul, preto. O mesmo ocorre com os sapatos, que poderão ser marrons - tons no couro natural e meias "arraidas" ou até embaixo do joelho, em tons claros. No traje típico bávaro do sul do estado, pode ser adotado, ou não, o uso do colete (dependendo do clima). Não é recomendado o uso do colete quando o clima é muito quente, o que geralmente acontece durante o período da Festa Pomerana. Não fica de acordo e destoa.












Conversando...

O primeiro grupo de imigrantes (alemães) que assentaram no local onde foi fundada a cidade de Pomerode (2º metade do século XIX) eram oriundos da região onde estava localizada a antiga Pomerânia, norte da Alemanha, junto ao Mar Báltico. Na metade do Século XIX, existiam ainda pomeranos no local. Após a 2º Guerra Mundial os descendentes de pomeranos foram expulsos da região e sua cultura permaneceu em cidades como Pomerode. A Festa Pomerana lembra esses primeiros imigrantes e "cobra" identidade cultural.
O fluxo migratório de imigrantes (alemães) nunca cessou na região, que atualmente recebe imigrantes alemães de todas as regiões da Alemanha, até os dias atuais. Essa questão gera muita confusão, não somente com relação ao traje, mas também, o que de fato está inserido e define "O que é ser alemão" e a "Festa mais alemã do Brasil".
Para definir um traje que justifique a gratuidade da festa democraticamente, sugerimos o respeito e a observação para com os trajes de todas as regiões da Alemanha, uma vez que o país é o mesmo e o imigrante alemão, independentemente da região de onde tem sua origem no país, contribui e colabora para a identidade local, na cidade de Pomerode atual.
Podemos concluir que - pode ser aceito como traje - de acordo com as imagens a seguir.












O traje folclórico feminino alemão 
Para estar na Festa Pomerana
Através de Imagens













































O traje folclórico masculino alemão 
Para estar na Festa Pomerana
Através de Imagens








Unterfranken - Bavaria


Unterfranken - Bavaria

Estes trajes históricos também pertence ao estado da Bavaria - Região de Unterfranken (Norte da Bavaria), umas das três regiões do Estado. O Dirdl e Lederhose são usados no sul do estado.














 É isso e com isso, usar  o bom senso na hora de escolher um traje e na hora de avaliar "O que é realmente um traje" pautado em alguns critérios, como: harmonia, elegância, conjunto, dimensões e proporções, originalidade e identidade. O traje não é uma fantasia. Se fugir de algumas observações importantes que listamos, passa a ser uma fantasia e então é comprovado que deixa de ser um traje. Não sendo traje - não terá o direito de entrar na Festa Pomerana como convidado da organização - ou seja, a gratuidade.
Ein! Prosit!!



pessoas ligadas às tradições - hábitos e costumes das muitas regiões da Alemanha que visitam as festas com perfil da cultura alemã nas regiões brasileiras e fazem publicações por lá sobre o assunto - semelhante a esta, da imagem abaixo. É preciso ter respeito e cuidados, quando pretendemos manter uma tradição familiar e herança dos antepassados. É preciso ter um mínimo de lastro histórico e muito respeito - o lucro é consequência da seriedade e do trabalho.
As pessoas fotografadas - turistas de São Paulo - na matéria do jornal alemão são inocentes. Foram consumidores desinformados do que é vendido na cidade da festa.
Curiosidade
Ofertas de traje de festa junina do site do Mercado Livre, em abril de 2023.




Leituras complementares 
Clicar sobre o título escolhido.



















2 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho!
    Para contribuir com o mesmo, sugiro o blog a seguir, que também é muito bom.
    http://folkcostume.blogspot.com.br/2014/10/overview-of-folk-costumes-of-germany.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos a dica gostamos tanto que colocamos na postagens e em nossa lista de link's recomendáveis.
      Abraços.

      Excluir