sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Deutsches Haus - Blumenau

domingo, 11 de março de 2012

Há um local, onde o intercâmbio é feito de maneira direta entre Alemanha e Brasil -Deutsches Haus - aqui na cidade de Blumenau.

Na Deutsches Haus funcionam alguns escritórios de representações ligados à República Federal da Alemanha no Brasil. Entidades, dentre as quais, algumas apresentam vínculos diretos com o Estado alemão, estão à disposição dos blumenauenses ou pessoas que residam na região. Isto, para facilitar o encaminhamento e a solicitação de documentos àquele país, com o intuito de agilizar e facilitar a tramitação oficial e burocrática .

Na Deutsches Haus de Blumenau estão instalados os escritórios: 
Gerente Regional em Blumenau
Herr Otfried Eschnabel



  • Vertretungen der Bundesrepublik Deutschland in Brasilien
  • Câmara Brasil Alemanha
  • German Business Center

Visitamos, na semana que passou, o Escritório do Vertretungen der Bundesrepublik Deutschland in Brasilien - ou o Escritório do Consul Honorário da República Federal da Alemanha em Blumenau. 


Sr. Hans Didjurgeit


















Atualmente, o Cônsul Honorário da Alemanha de Blumenau é o Sr. Hans Didjurgeit, que assumiu no dia 1° de Agosto de 2006. O cargo de Cônsul Honorário da Alemanha (Cargo não remunerado), de acordo comas leis alemãs, termina quando o cônsul atingir a idade de 65 anos, ou por motivo de força maior, como por exemplo, doença grave ou mesmo por uma fatalidade, como o  óbito. 
Se por algum motivo, o atual cônsul se encontrar impossibilitado, e ele podendo, indica seu sucessor, como aconteceu, quando o antigo cônsul, Sr. Hans Prayon indicou o nome do Sr. Didjurgeit.

Sr. Hans Prayon - Ex Cônsul
Mecenas da Cultura de Blumenau 

também nos dias atuais




No escritório do Consulado Honorário da República da Alemanha situado em Blumenau fomos recebidos pela Sra.  Anegrid R. Dressler e também pela Srta. Jacqueline V. Plehwe, que gentilmente nos forneceram alguns esclarecimentos.








Sr. Hans Josef Over
 Cônsul G. de Porto alegre

Sra. Dressler esclareceu que o Escritório de Blumenau está ligado diretamente com o Consulado Geral de Porto Alegre (Clicar sobre: Rio Grande do Sul - Consulado Geral Porto Alegre)

O Cônsul Geral de Porto Alegre é o Sr. Hans-Josef Over.  Curiosamente, outro Sr. Hans.

Mediante contato direto com o Consulado Geral de Porto Alegre o Escritório de Blumenau atende o público regional. Como por exemplo: providencias para obter o Visto para a entrada na Alemanha. (Quando se faz necessário) 

As pessoas interessadas podem acessar a página virtual e seus link´s (Alguns a seguir) e obter todas as informações importantes para a solicitação de Visto e o formulário de requerimento, também pela WEB -  on line, sob forma de arquivo pdf para download.
Para sabe mais sobre clicar sobre:
O Consulado, também é o local onde se pode tirar o passaporte alemão ou mesmo fazer um novo, uma vez que os passaportes antigos antigos não podem ser renovados. A seguir, formulários necessários e informações importantes sobre o processo de requerimento dos documentos.

Requerimento de passaporte para adultos 


Clicar sobre os links:

No caso da pessoa ser descendente alemão e tenha dúvidas de como conseguir a cidadania alemã e quais são os procedimentos a ser tomados para tal providência.

Certificado de Nacionalidade (processo de verificação de nacionalidade)

Para maiores informações sobre esta reivindicação (Requerimento de um Certificado de Nacionalidade (constatação de nacionalidade alemã), listamos a seguir, um panorama sobre os motivos que levam à obtenção ou à perda da nacionalidade alemã, o formulário de requerimento para emissão de Certificado de Nacionalidade Alemã, assim como, o modelo preenchido do mesmo.

Clicar sobre os link´s

(Re-)Naturalização conforme artigo 116, 2° parágrafo da Lei Fundamental

Também existem os casos onde a pessoa é descendente próximo de um alemão e por motivo  da legislação nacional-socialista perdeu a nacionalidade alemã em 25 de novembro de 1941 (cidadãos alemães de fé judaica que em 25 de novembro de 1941 residiam fora da Alemanha). A seguir os pré-requisitos para a reintegração da nacionalidade alemã (naturalização), o formulário para solicitar a naturalização e um modelo preenchido do mesmo.

Clicar sobre os link´s



A Deutsches Haus está situada na Rua Hermann Hering, N° 1 - Bairro Bom Retiro - Blumenau.
Telefones: 47 32220222 ou 47 33221172. 

Horário de atendimento: 
de 2°  à 5° das 8:30h às 11:30h.

Vale fazer uma visita a este "portal" para a Alemanha, situado aqui na cidade de Blumenau. Lá, está situado o escritório do Cônsul Honorário de Blumenau, cujo Cônsul Honorário, já mencionado, é o Sr. Hans Didjurgeit.
Sra. Anegrid R. Dressler e Srta. Jacqueline v. Plehwe no Escritório do Consulado Alemão de Blumenau

Detalhe Decoração do Escritório
Foto do Cônsul Honorário Sr. Didjurgeit e Ângela  Merkel

Sra. Anegrid R. Dressler entregando um
Passaport ao requerente

Srta.  Jacqueline v. Plehwe   
Para saber mais sobre e também, sobre notícias das relações Brasil e Alemanha, acessar: http://www.brasil.diplo.de/Vertretung/brasilien/pt/Startseite.html


Estar informado é preciso!










Nenhum comentário:

Postar um comentário