terça-feira, 2 de maio de 2017

1992 - Centro Histórico de Blumenau - Intervenção na Rua das Palmeiras - Pesquisa Arquitetura e Urbanismo FURB

Alameda Duque de Caxias - Rua Das Palmeiras - Boulevard Hermann Wendeburg - Atual
Por um bom tempo - a centralidade da Colônia Blumenau
Vamos repetir novamente que há muito tempo comentamos e dissertamos sobre o Centro Histórico mais antigo do Vale do Itajaí, que por um bom tempo foi conhecido como o Stadtplatz da Colônia Blumenau - Atual Rua das Palmeiras e seu entorno imediato. 
Pois apresentamos uma trabalho nosso de pesquisa nessa região não é somente muito importante para Blumenau, mas para o Vale do Itajaí.
Trabalho de Intervenção na Rua das Palmeiras - Centro Histórico de Blumenau a partir da programação visual. Pesquisa parte do programa de atividades práticas  do curso de Arquitetura da FURB - ano de 1992. 

Stadtplatz da Colônia Blumenau
Foz do Rib. Garcia - Maio de 2017

Stadtplatz foi o primeiro núcleo urbano da Colônia Blumenau. Os primeiros imigrantes participaram diretamente da construção e espacialização dos primeiros elementos urbanos. O parcelamento foi iniciado em 1852 através da medição e demarcação dos lotes
O rio Itajaí Açu e os ribeirões Garcia, Fresco, Velha e Bom Retiro foram de grande importância na definição do traçado do Stadtplatz em 1852, registrado no primeiro mapa (1864). O traçado dos primeiros lotes urbanos surgiu a partir da localização e orientação do rio Itajaí Açu e ribeirões. Este cuidado estava relacionado à acessibilidade através destes caminhos naturais, e também, a facilidade do livre acesso à água, para fins de uso doméstico na propriedade e para irrigação da plantação. 
Stadtplatz Blumenau Fotografia da Família Odebrecht .

O trabalho de pesquisa apresentado aqui, foi feito em vídeo e mostra uma sequência cronológica do local a partir de fotografias (Arquivo Histórico) e seguindo com a apresentação de imagens captadas no momento da pesquisa, ano de 1992
Após, são apresentadas entrevistas  com pessoas ligadas diretamente com o tema estudado e objeto de estudo, que fazem parte da administração pública de Blumenau. Destaque para o Arquiteto e presidente da autarquia Instituto de Pesquisas e Planejamento de Blumenau - IPPUB, fundador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB - Professor Vilmar Vidor. Atualmente esse levantamento de dados tem sua importância Histórica, como contribuição para outras pesquisas referenciadas nessa mesma área - Stadtplatz da antiga Colônia Blumenau, no momento presente e no futuro. Imagens digitalizadas a partir de material gravado em VHS – Imagens feitas por nós – na época que cursávamos o Curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB - década de 1990 do Século XX. 

Video

Coleta de dados para  
Leituras complementares...





Nenhum comentário:

Postar um comentário