quinta-feira, 2 de março de 2017

História da Fundação do Curso Arquitetura e Urbanismo - Formatura da 1° Turma - FURB - Blumenau SC

Dia 12 de fevereiro de 1997 - formatura do Centro Tecnológico da FURB. Geralmente a entrada dos formandos e cursos eram feitas a partir de ordem alfabético. Nesse dia - a maioria dos formandos eram dos cursos de Engenharias, determinaram que a entrada deveria ser feita por idade de existência do curso - ou seja: De primeiro a entrar, por ordem alfabética, o Curso de Arquitetura e Urbanismo  passou a ser o último curso a ser chamado no dia da formatura de sua primeira turma, porque era o "mais novo".


Professor Vilmar Vidor























O curso de Arquitetura e Urbanismo na cidade de Blumenau, instituído na FURB - Universidade Regional de Blumenau comemorou o 20° aniversário da Primeira Turma de Arquitetos Urbanistas a se formarem no interior do estado de Santa Catarina e de Blumenau e região, no ano de 2017. O curso foi uma idealização do Professor Doutor e Arquiteto Vilmar Vidor - falecido no mês novembro de 2015. Por ironia, o idealizador do curso não foi formalmente convidado e também, não foi lembrado durante a formatura dos primeiros arquitetos urbanistas formados em Blumenau no dia 15 de fevereiro de 1997, no teatro da cidade - Teatro Carlos Gomes.

Tudo teve início, no ano de 1984, quando o Professor Vilmar Vidor retornou da França, onde cursava o Doutorado. Antes de ingressar no curso de Doutorado, além de outras ocupações que possuía relacionadas à área de urbanismo na cidade de Blumenau, também fazia parte do quadro docente do Curso de Engenharia Civil da FURB.
Campus 1 da FURB - na época
Ao retornar da França, Professor Vilmar percebeu o quanto a instituição crescera e concluiu que havia também espaço para o Curso de Arquitetura e Urbanismo. Na época sugeriu à Reitoria da FURB a criação do curso. Após um tempo pesquisando e trabalhando em sua tese, e a partir de sua experiência no Planejamento Urbano de Blumenau, onde recebeu a incumbência de Implantar o 1º Plano Diretor da cidade, concluiu que existia um potencial muito grande, não somente na cidade de Blumenau, mas em toda a região, para fundar o novo curso. Só existia um curso de Arquitetura e Urbanismo no Estado de Santa Catarina - que estava na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Florianópolis SC.
Espaço físico do curso de Arquitetura e Urbanismo - UFSC
Arlindo Bernart - Reitor da FURB em 1984, concordou com a argumentação do Professor Vilmar Vidor e sugeriu que o mesmo desenvolvesse um projeto para o novo curso de Arquitetura e Urbanismo para a FURB e assim aconteceu - e esse documento existe. Está no final dessa postagem - na íntegra.
Estudos da grade  elaborado pelo Professor Vilmar Vidor
Em setembro de 1988, o Professor Vilmar Vidor oficialmente fez a sugestão ao Centro Tecnológico da FURB, se dirigindo ao seu Diretor - o Engenheiro Professor Wilson Lang, para que se criasse o Departamento de Arquitetura e Urbanismo no CT. Pretendia, com isso, que após a implantação desse Departamento, o projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo, em epígrafe, fosse agilizado. Para sua frustração, esse departamento não foi criado. Por dois anos, de 1988 à 1989, fez dezenas de contatos e recolheu subsídios de 17 escolas de Arquitetura do Brasil. 
O Professor Vilmar Vidor marcava entrevistas, e com recursos próprios, visitava e mantinha contato com as escolas de Arquitetura, através de reuniões com professores da USP (A madrinha, mencionada pela Professora Cora Schneider - recebeu o Professor Vilmar Vidor nessa época), professores da UFRGS, da UNB, entre outras. O assunto de pauta era conversar sobre a melhor maneira de se implantar um curso de Arquitetura e Urbanismo em Blumenau.
Internamente - na FURB - os trabalhos não avançavam e isso, de certa maneira, não deixava o Professor Vilmar Vidor tranquilo, embora todo seu empenho para reunir professores interessados, na implantação do novo curso.
Em junho de 1990, após um longo trabalho e a contribuição, de acordo com o Professor Vilmar Vidor, muito importante, dos professores Manoel Gomes e Sálvio A. Müller, o projeto foi entregue ao Diretor do Centro, Professor Stenio Calsado Viera e solicitado a esse que se iniciasse as discussões no Departamento de Construções. O que não aconteceu.
Comissão composta desde o ano de 1990 - com a Presidência do Professor Vilmar Vidor
Em 3 agosto de 1990, o Professor José Tafner - Reitor da FURB - nomeou a Comissão para analisar a viabilidade de implantação do curso de Arquitetura e Urbanismo. A comissão era formado por professores da FURB e profissionais - engenheiros e arquitetos , que apresentaram sugestões e essas estão todas anexadas no Projeto do curso - integralmente está em anexo no final dessa postagem.
A partir dessas conclusões, o Reitor da FURB submeteu o projeto à apreciação do CEPE e ao Conselho Universitário, que aprovaram a implantação do curso.
Historicamente, em reunião plenária do dia 18 de setembro de 1990 (Processo Nº 149/90), o CEPE aprovou o curso e propôs 50 vagas para o Vestibular da ACAFE, em janeiro de 1991. No dia 11 de outubro de 1990, o Diretor do Centro Tecnológico - Professor Stenio Ubirajara Calsado Vieira, através do ofício 081/90, comunicou ao Presidente do CEPE, que o Conselho do Centro, em reunião, se posicionava "Favorável" a abertura do curso de Arquitetura e Urbanismo - com 50 vagas para o 1° Semestre de 1991.
Internamente foi criado um "impasse" - na FURB. Poucos dias após ao posicionamento favorável do Centro Tecnológico da FURB, esse exigiu que a FURB se adequasse, montando estações gráficas, ou laboratórios - computadores - que eram novidades na época, para a implantação do curso. O Professor Vilmar Vidor, tentou explicar na reunião de 4 de dezembro de 1990, aos conselheiros, que em nenhum curso de Arquitetura, para iniciar, tinha necessidade de estação gráfica. Dentro da FURB, estavam vinculando a abertura do Curso de Arquitetura e Urbanismo à antigas deficiências de outros cursos existentes. Essa solicitação, por parte do Centro Tecnológico à Reitoria - cujo titular era o Professor Stenio Ubirajara Calsado Vieira, motivou o cancelamento da abertura do Curso para março de 1991 - conforme o despacho do Reitor da FURB ao CEPE.
Nessa mesma reunião, do dia 4 de dezembro, mediante ao impasse criado por decisões inadequadas, o Diretor de Centro Tecnológico - Professor Stenio Ubirajara Calsado Vieira propôs a montagem de uma segunda comissão para a análise do Projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo e foi quando esse apresentou seu próprio projeto para a implantação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB. Esse, desprovido de discussões internas e na cidade. Essa comissão, que tinha a data até 30 de março de 1992 para apresentar conclusões, nunca foi formada, de acordo com a aprovada em reunião no dia 20 de dezembro.
Professor Vilmar Vidor encaminhou um relatório apresentando essas questões à nova reitoria da FURB com todas suas preocupações, entre elas, que a implantação do curso não acontecesse em Blumenau, mas em outra cidade do Estado de Santa Catarina.
Entre todos esses acontecimentos e as muitas atividades que exercia na época, o Professor Vilmar Vidor pediu licença do período entre 1990 e 1991 - à Reitoria. Solicitou permissão para cursar o Pós Doutorado na Université Paris I- Pantheon Sorbonne - França, onde tinha defendido a tese de Doutorado e essa foi cedida.



De maneira prática, o Professor Vilmar Vidor estava "abrindo" o caminho para o curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB. Após o Pós Doutorado, quando retornou da França a Blumenau - e no dia 6 de abril de 1991 - ministrou uma palestra relacionada ao tema de sua última pesquisa na França no Espaço da ACAPRENA - Associação Catarinense de Preservação da Natureza - localizada na FURB. O nome da Palestra: Arquitetura e Meio Ambiente. Nesta palestra conhecemos o Professor Vilmar Vidor.
O Professor Vilmar Vidor deu prosseguimento ao Projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB e no início do ano de 1992, a mídia local noticiou e propagou o seu nome como o Presidente da Comissão Especial de implantação do Curso de Arquitetura na FURB - homologado pelo seu Reitor - José Tafner.

Um momento para novas informações...

No destaque
Professora Cora Clivia Schneider
No final do dia 2 de março de 2017, recebemos um depoimento de uma das principais e importantes professoras no processo de instalação do Curso de Arquitetura da FURB - Professora Cora Clivia Schneider, e tomamos conhecimento que, durante a ausência do Professor Vilmar (quando estava no pós Doutorado na França) surgiu e foi apresentado um outro projeto da implantação do curso, de autoria do Professor Stenio Calsado Vieira. 
Segue parte da mensagem recebida com importantes declarações - que explicam um pouco e delineiam as causas das muitas "tempestades" pela quais passaram os acadêmicos das primeiras turmas do curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB.
"...Haviam dois projetos de criação do curso: o do prof. Dr Vilmar Vidor e outro do prof. Msc Stenio Calsado Viera que era diretor do Centro Tecnológico. O prof. Vilmar era pesquisador no IPS, trabalhei com ele no projeto de pesquisa do Patrimônio Histórico de Blumenau desde 1986. As duas propostas do projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo foram fundidas conforme orientação do MEC e assim acabou sendo aprovado pelos membros do CEPE e da Reitoria. Infelizmente esse fato criou grande rivalidade entre estes dois professores. Cada um querendo para si próprio a autoria. Acompanhei está situação de perto, porque eu fui eleita como a primeira coordenadora do curso. A prof. Dra Gilda Bruna, Diretora da FAU- USP, foi convidada para fazer a abertura em aula magna, porque participou junto com a diretoria da Asbea e do MEC das avaliações para formação e implantação do curso. A prof. Gilda era considerada como "madrinha" porque seu apoio e suporte a Furb foi relevante e incondicional. Infelizmente os atritos foram imensos, promovendo a saída de professores, inclusive dos que participaram da instalação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Furb. Apesar disto o curso se manteve forte. Muitas são as estórias que aconteceram nos bastidores fora dos olhos dos alunos com resultados inacreditáveis. Mas como você bem lembrou a primeira formatura aconteceu há 20 anos. Tenho muito orgulho de ter participado deste processo e ver que dele saíram excelentes profissionais! Lembro de ti nas provas específicas e nas aulas. Difícil esquecer! Como de muitos outros alunos e também dos que hoje atuam como professores no mesmo lugar que se formaram. As tristezas, atritos e não reconhecimentos devem ser esquecidos para dar lugar ao novo!!! Abraços saudosos..." Cora Clívia Schneider
Nós acompanhávamos essas movimentações mencionadas pela Professora Cora, participando de reuniões de Colegiado como representante discente. Eram "Tempestades". 
Colocaremos no final dessa postagem a cópia de documentos existentes, para a comprovação da História. Todos as movimentações foram narradas em um tipo de Relatório, inclusive visitas em algumas Universidades do Brasil - entre ela, a USP.
Agradecemos o importante depoimento da primeira Coordenadora do Curso de Arquitetura de FURB - e também professora dos primeiros semestres. Depoimento muito elucidativo.
Professora Cora Schneider começou a participar do processo como convidada do Presidente da Comissão de Implantação do Curso de Arquitetura e Urbanismo na FURB - Professor Vilmar Vidor - Resto do documento no ANEXOS - final dessa postagem.
Projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo no final da postagem - como anexo.
Ficamos com a impressão de que o Professor Vilmar Vidor desenvolveu o Projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo e durante sua ausência, enquanto fazia Pós Doutorado na França, alguém tentou apropriar-se desse trabalho, confundindo aqueles que não estavam inteirados com o assunto, inclusive o novo Reitor da FURB - Professor Celso Zipf.
--------------------------
Continuando...

Como anteriormente mencionado, no início do ano de 1992, a mídia local noticiou e propagou o nome do Professor Vilmar Vidor como o Presidente da Comissão Especial de implantação do Curso de Arquitetura na FURB - homologado pelo seu Reitor - José Tafner. A primeira turma calouros de Arquitetura e Urbanismo ingressou nesse mesmo ano de 1992 após o resultado do vestibular (Temos o jornal com esse resultado guardado em algum lugar - logo disponibilizaremos uma cópia nesse espaço).
A seleção dos nomes dos 50 primeiros calouros do curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB foi feito através do vestibular da ACAFE - Associação Catarinense das Fundações Educacionais, entidade sem fins lucrativos - que funcionava desde 1974.
A prova do vestibular teve duas etapas: A prova aplicada aos vestibulandos aspirantes de todos os cursos da Universidade e a prova prática de desenho. Os candidatos a arquitetos e urbanistas, em seu primeiro vestibular na FURB, precisavam comprovar habilidades mínimas para desenho e perspectiva. Essa segunda prova foi feita em mais de uma sala das dependências da universidade. Nessa sala, as carteiras foram dispostas em um grande círculo e no centro desse foram colocados sólidos geométricos em cores branca, preta e cinza. Os vestibulandos tiveram que reproduzir o que "viam" a partir de seu ponto focal - sua posição - reproduzindo luz e sombra.
Prova prática de desenho - técnica grafite, observação - Luz e sombra.
Figura ilustrativa e semelhante ao exercício feito na prova
Após o as duas etapas do Vestibular ano 1991 da ACAFE - foi divulgado o nome dos 50 calouros de Arquitetura e Urbanismo da FURB para ingresso no primeiro semestre e o nomes dos 50 calouros para, o segundo semestre da FURB. As aulas da primeira turma iniciaram no mês de março de 1992.
Em sala de aula - na primeira semana de aula 




A seguir, uma listagem mais completa que conseguimos- Faltam dois nomes.
A Aula Magna do novo e 2º curso, de Arquitetura e Urbanismo do Estado de Santa Catarina foi ministrada pela Professora Gilda Collet Bruna da FAU USP.



O Professor Vilmar Vidor - Idealizador e Presidente da Comissão Especial de implantação do Curso de Arquitetura e Urbanismo não participou da Aula Magna. Também não começou a ministrar aulas à primeira turma de imediato. Somente um ano após o início do curso, entrou em sala de aula. Ministrou 3 disciplinas para a primeira turma.

Entrevista nossa - como acadêmica (trabalho de aula) com Professor Vilmar Vidor - 1992
Entre importantes documentos da implantação do curso, encontramos entre seus guardados, os quais tivemos acesso após sua partida - os nomes, que estavam na sua turma primeira turma de Projeto Urbanístico, com o dizer manuscrito na parte superior do papel: "1° Turma - 2° Semestre de 96" e uma fotografia dessa turma, feita após a apresentação de todos os trabalhos de Projeto Urbanístico - Projeto final de Urbanismo - no curso.
Clicar sobre a imagem - para ver maior






Primeira Turma de Projeto Urbanístico (Final de Urbano) - 1° Turma de Arquitetura e Urbanismo da FURB - 1996 e os Professores Vilmar Vidor e Cristiane Mansur. Havia um terceiro professor  - Sérgio Alibert Meirelles que faleceu no decorrer do semestre em um afogamento no mar - Homenageado na formatura desta turma como professor "Nome de Turma".
Vídeo - aulas e trabalhos em sala e in loco:

Alguns momentos do curso -
em vídeos - dentro do programa da 1° Turma.








Por ser a primeira turma de um curso como Arquitetura e Urbanismo - que envolve áreas diversificadas de pesquisas com foco predominante na área de humanas, estando dentro de um Centro Tecnológico, a primeira turma passou por algumas "tempestades" polarizadas entre dois professores. Os acadêmicos desconheciam toda essa história pretérita da fundação do curso.
Formatura da Primeira Turma de Arquitetura e Urbanismo da FURB.
O número de formandos foi aumentado, porque o Curso e sua Coordenação quis mostrar que tinha mais formandos. Criou um curso de inverno concentrado - que possibilitou o ingresso de mais formandos - Observar as duas fotos, percebe-se o acréscimo do número de formandos.  O Professor Stênio estava presente e na Mesa de autoridade como representante do Prefeito municipal Décio Neri Lima (PT) - era seu Secretário Municipal de Obras. Também na foto - o coordenador do Curso: Professor Ney e a Patronesse: Professora Maria del Pilar de Carlevaro
Por ironia, e talvez consequência, de não propagar seus feitos, o Professor Vilmar Vidor não recebeu convite formal e oficial para a formatura e não foi devidamente homenageado, porque os formandos da primeira formatura de Arquitetura e Urbanismo da FURB não tinham conhecimento da real história do curso.
Percebemos que é uma prática política no seio da cidade de Blumenau, deliberadamente ignorar alguns trabalhos de pessoas que o fazem até como um ideal de vida.
Descobrimos essa história muito bem documentada e muito bem guardada por seu idealizador. Professor Vilmar Vidor guardou, com muito cuidado e apreço, todos os "papéis" e as mais caras recordações de seus feitos, alunos e amigos leais (Aos poucos colocaremos cópias de documentos no final desse). Um exemplo: a lista dos nomes de seus primeiros alunos de Projeto Urbano e o convite de formatura da 1º turma de formandos que recebeu após a data da cerimônia. 
Só tomamos conhecimento desse material quando ele partiu, em 2015.

A formatura, como já mencionamos, aconteceu no Teatro Carlos Gomes do dia 15 de fevereiro de 1997. Formaram-se os primeiros 11 Arquitetos e Urbanistas no interior do Estado de Santa Catarina.
Antes de prosseguir - Um detalhe...

No meio das "tempestades", mencionadas anteriormente, como consequência - restou somente 5 formandos matriculados no último semestre da primeira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB. Esquecendo as práticas no 5º semestre dessa turma - a seguir explicadas - a coordenação do curso nesse momento, concluiu que ficaria "estranho" a primeira turma de Arquitetos e Urbanistas da FURB se formar com tão poucos arquitetos, de um total de 50 acadêmicos ingressos no curso
Restaram somente 5 possíveis formandos, porque durante a avaliação do Projeto - no 5º Semestre houve "terrorismo". O Coordenador do Curso determinou que deveria ser diminuído o número de acadêmicos a prosseguir e a avaliação nesse momento foi muito rigorosa e desprovida de critérios. Muitos desistiram (o objetivo) outros ficaram com o trabalho comprometido. A turma diminui consideravelmente. Existia o pré-requisito entre as disciplinas, que faziam surgir problemas mediante reprovações de determinas disciplinas.
Para implementar e aumentar o número, foi quebrado regras. Foi inventado um curso concentrado de uma "disciplina chave" antes de iniciar o último semestre letivo do curso - isso desrespeitando um pré-requisito existente. Dessa maneira foi possível ingressar mais 7 possíveis formandos na primeira turma - somando 12 formandos. 
Professor Celso Mario Zipf
2015
Durante o último semestre do curso, um dos formandos foi aconselhado por seu orientador - deixar a sua formatura para o próximo semestre, pois não conseguiria, em tempo hábil, concluir seu Projeto de Final de Curso de maneira regular. O acadêmico acatou o conselho do professor e restaram 11 formandos na primeira formatura do curso de Arquitetura e Urbanismo na FURB. Esse, se formou na 2° formatura do curso e está presentes nas fotos dos convites de formatura das duas turmas.
O pré-requisito e o "terrorismo" não foram os únicos problemas enfrentado pelos acadêmicos da 1º turma do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB. Foram muitos outros. A sala do Reitor Celso Mario Zipf foi constantemente visitada por comissões de acadêmicos da 1° turma de Arquitetura e Urbanismo. Sempre estivemos presentes nessas visitas ao gabinete do Reitor da FURB.
Um outro problema, que vamos deixar registrado foi descoberto somente na véspera da formatura da 1º turma de Arquitetos e Urbanistas.

Vídeos - Momentos da formatura da 1° Turma

Recorte do vídeo da formatura com a parte do Juramento (Ah se todos seguíssemos o que juramos na formatura!), colação de grau e premiaçõesConquistamos a média de 9,19 no curso de Arquitetura e Urbanismo a partir de uma busca incansável e incessante desde o primeiro semestre do curso - março de 1992. Nesse momento, recebemos a informação que a média mais alta da formatura do Centro Tecnológico seria contemplado com uma bolsa de estudos para o mestrado. Com dois filhos pequenos, uma casa e um marido companheiro, buscamos a nota mais alta sem ousar reclamar do cansaço, jornada dupla e trabalhos, pois era uma meta que nos aplicamos e pretendíamos conseguir.  
Na semana anterior à formatura, fomos informados pelo Presidente do CENARQ (Centro Acadêmico de Arquitetura) da época - que não teríamos acesso à bolsa de estudos - foi um comunicado oficial (Sem compreender como tinham as informações antes da colação). Todos conheciam nosso plano e meta ao longo do curso. A justificativa - foi de que não tínhamos inscrição em nenhum curso e mestrado dentro no Brasil. Solicitamos à coordenação do Curso um Documento que explicitasse esse teor para que guardássemos e esse comprovasse o ocorrido. Segue abaixo. 
Quem recebeu a bolsa de estudos para o mestrado do Centro Tecnológico da FURB dos formandos 1996 2, colação em fevereiro de 1997, foi o representante de Engenharia Civil - e de acordo com informações, já tinha seu mestrado encaminhado.  
Foi uma sensação amarga de nadar e morrer na praia. 
Anos mais tarde, ficamos sabendo que a bolsa de estudos era nossa por direito e conquista e poderíamos fazer o curso que quiséssemos e quando desejássemos.   
Em 2005, ingressamos novamente em uma primeira turma - agora de mestrado. Foi o Mestrado que escolheríamos para fazer e dos nossos sonhos. O curso - Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade - UFSCNosso orientador foi o idealizador e fundador do curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB – Professor Vilmar Vidor, que sequer recebeu convite de formatura da primeira turma - a nossa turma, pois desconhecíamos essa simples informaçãoFicamos conhecendo essa história depois que o professor faleceu, no dia 25 de novembro de 2015. Tinha toda documentação do curso e do trabalho que desenvolveu, guardados entre suas coisas.
Vídeo
O nome de turma foi uma Homenagem à memória do Professor Sérgio Alibert Meirelles. O Coordenador do Curso foi o Professor Ney Cantanhede, Patronesse - Professora Maria Del Pilar de Carlevaro e Paraninfa - Professora Sueli Vanzuita Petry.
Após a formatura, os ex acadêmicos, e agora arquitetos, descobriram que não possuíam habilitação profissional na época, junto ao CREA, porque a FURB não encaminhou, a documentação necessária para o órgão. Por um ano, os novos arquitetos não puderam exercer a profissão plenamente. Parte desses formandos processaram a Universidade e ganharam a causa, por perdas e danos morais. A outra parte de formandos, foi convencida por alguém do CENARQ a não fazer a ação, mediantes alguns argumentos que nesse momento não vem ao caso. Na época, o grupo que entrou com a ação, buscou profissionais de Direito na cidade para lhes representarem legalmente e todos negavam a causa, temendo retaliações na sociedade. Depois de algumas buscas, uma advogada aceitou a causa e ciente de que algo semelhante havia ocorrido no estado de Minas Gerais, abrindo precedente, o que não houve grandes dificuldades.

Retornando a Formatura...

Por desencontros e "tempestades", o Professor Vilmar Vidor não foi devidamente homenageado na formatura da 1° turma de formandos do curso que idealizou - Arquitetura e Urbanismo da FURB. Mas foi especialmente homenageado na 2° turma de formandos do curso - a qual era formada por muitos acadêmicos que ingressaram na 1º Turma no início de 1992, só que se formaram um semestre após. A colação de grau da 2º Turma de Arquitetos e Urbanistas da FURB aconteceu em agosto do mesmo ano - 1997.
Para melhor visualização - Clicar sobre a imagem
Entre os formandos da 2º Formatura  do curso da FURB estavam, em grande maioria, os ingressos da 1º turma:
  • Christiane Mundim Lindner - 2º turma
  • Fabiana Hinsching - 1º turma
  • Ivo Peretto Filho - 1º turma
  • Joanas Eduardo Franz - 1º turma
  • Juliane Stefanes - 1º turma
  • Larissa Darius Schwanke - 1º turma
  • Patrícia Schwanke - 2º turma
  • Raquel Marchi - 1º turma
Convite da 2º Turma a se formar - que o Professor Vilmar Vidor - fundador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB - guardou.
Para melhor visualização - Clicar sobre a imagem
É um momento da história - na cidade de Blumenau - 20° aniversário da formatura da primeira turma de Arquitetos e Urbanistas a se formarem no interior do estado de Santa Catarina.

As imagens comunicam...
Aula Magna


Professora Gilda Collet - FAU USP




Fotos para convite...



Colação de Grau

No Hall do Teatro Carlos Gomes

Entrada da primeira turma no recinto do Teatro Carlos Gomes para a colação de grau




Aguardamos o envio de  fotografias de outros Arquitetos que colaram grau nesse dia 15 de fevereiro de 1997 -  para completar esse documento histórico, parte de uma futura publicação.

Dia 12 de fevereiro de 1997 - formatura do Centro Tecnológico da FURB. Geralmente a entrada dos formandos e cursos eram são feitas a partir de ordem alfabético. Nesse dia - a maioria dos formandos eram dos cursos de Engenharias, determinaram que a entrada deveria ser feita por idade de existência do curso - ou seja: De primeiro a entrar, por ordem alfabética, o Curso de Arquitetura e Urbanismo passou a ser o último curso a ser chamado no dia da formatura, porque era o mais novo.
Homenagens...
Maior média do Centro Tecnológico da FURB - 1º Turma do Curso de Arquitetura e Urbanismo  -  Formatura 1996 /2 recebendo cumprimentos do Presidente do CREA -  Engenheiro Wilson Lange (Ex aluno do Professor Vilmar Vidor) - Média 9,19.
Formatura 1996 /2 recebendo cumprimentos do  Engenheiro Carlos - CREA










Nesse momento tocava a música abaixo...


Baile
(Estamos digitalizando a "Fita" do Baile - logo mais nesse espaço)














Em construção...

Cópias de Documentos serão colocados na  postagem como anexos...

Vídeo
Maquete - aula de maquetaria

Aula in loco - Joinville SC
Vídeo de trabalho em campo
Imagens feitas no dia 3 de agosto de 1993 na Comunidade do Horto Florestal - Blumenau SC, a partir de uma pesquisa dentro do Curso de Arquitetura e Urbanismo - FURB.
No trabalho foi apresentado todo o processo social da formação da comunidade do
Horto Florestal, localizado entre os bairros do Salto e de Salto Weissbach - Blumenau SC. Também foram mostrados os materiais usados nas autoconstruções, as tipologias e como viviam as famílias no local nesse recorte de tempo.








ANEXOS:

1 - Projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo feito pelo Professor Vilma Vidor. (Em construção - material sendo escaneado)

 Resumo da Reunião da Ata do dia 10 de Setembro de 1990.

Ata resumo da Reunião 20 de Agosto de 1990
Roteiro para Montagem de Cursos Novos
Projeto - Arquitetura e Urbanismo



Contatos com coordenações dos cursos de outras Universidades, como a FAU USP













Em Construção...


Mensagens via Redes Sociais
"Que maravilha Angelina! Turma inesquecível para mim. Eram os meus bbs quando entraram no curso recém criado em 1992. Foi um sonho realizado. Maravilha!!! Desejo sucesso a todos!" Professora  Cora Clivia Schneider
Leituras complementares - Clicar sobre o título escolhido:



















































Nenhum comentário:

Postar um comentário