quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Entrevista - Alda Schlemm Niemeyer - 2° Guerra Mundial





"Eu vi, vivi e sobrevivi à 2° Guerra Mundial!"  A. Niemeyer
Alda Schlemm Niemeyer, sua irmã Marthali e sua mãe Wanda permaneceram durante toda 2° guerra Mundial na Alemanha, sem conseguir retornar ao Brasil.
Alda nasceu em Joinville, em 18 de maio de 1920, depois foi residir em Curitiba, com sua família, onde passou sua infância e juventude. 
Talvez, Alda Schlemm Niemeyer seja um dos poucos brasileiros e brasileiras que ficaram sem poder sair da Alemanha durante todo o período da 2° Guerra Mundial e ainda se encontram vivos para contar sobre os momentos conturbados na Europa e na Alemanha. 
Na época, antes de iniciar a guerra, com o auxílio do Consulado Alemão, muitos jovens brasileiros viajaram, em 1939, para a Alemanha. 
Alda Schlemm Niemeyer e sua irmã Marthali conseguiram se engajar neste intercâmbio. Sua mãe Wanda viajou algumas semanas mais tarde. 
O navio da Wanda, foi o último que atracou no porto de Hamburgo, antes do início da 2° Guerra Mundial. As três passagens, já pagas pelo Sr. Beyer, pai de Alda e Marthali, de nada adiantaram, para que as três retornassem ao Brasil - ficaram impedidas de retornar ao país, em função da guerra, que iniciou neste mesmo ano de 1939. Permaneceram forçosamente na Alemanha por nove anos. 
Dresden - cidade na qual estava Alda Schlemm Niemeyer -  no último bombardeio  em 1945 - final da 2° Guerra Mundial
Durante toda a 2° Guerra Mundial, trabalharam na Alemanha, muitas vezes pelo alimento. Alda Schlemm Niemeyer trabalhou como enfermeira com um cirurgião-dentista e na Cruz Vermelha - trabalho voluntário feminino, com idade entre 20 e 30 anos.
No vídeo a seguir, a própria Alda Schlemm Niemeyer, conta um pouco sobre essa história. Atualmente, Frau Niemeyer está com 97 anos de idade.


"Eu vi, vivi e sobrevivi à 2° Guerra Mundial!" 
Alda Niemeyer

Leituras Complementares - Clicar sobre título escolhido:









Nenhum comentário:

Postar um comentário