quinta-feira, 15 de junho de 2017

31° Feirinha da Servidão Wollstein - Espaços da cidade como espaços alternativos

A Feirinha da Servidão Wollstein - Blumenau - tornou-se um local de encontros dentro da cidade, que naturalmente não apresenta muitas opções de espaços para as pessoas
No espaço da feirinha, as pessoas comercializam seus vinis, artesanatos, fatias de bolos, doces, sucos ou chope artesanal - Também, podem encontrar amigos, contemplar, andar de bicicleta, ouvir música, passear com o cachorro, fazer lanches.
Ocupar os espaços da cidade - como sempre foi - dentro da história das cidades, e está deixando de ser e existir por ausência de projetos e planejamento. Lembramos que na Grécia Clássica, os gregos ocupavam o ágora (praça) para filosofar, falar sobre democracia e política - além do mercado que funcionava junto - O grego cultuava o espaço livre da pólis (cidade).
A Feirinha da Servidão Wollstein foi criada a partir dos espaços da cidade, para compartilhar - além dos muitos negócios - as idéias. As pessoas se esbarram com sorrisos e sem pressa. A pressa e o ritmo da cidade sem transporte público de qualidade, sem espaços para o homem, sem praças e parques para suprir a demanda da população atual. 
É um paliativo para uma cidade desprovida de planejamento e projetos, vista somente como geradora de capital
A organização da Feirinha da Servidão Wollstein deve ter cuidados com as palavras ao textualizar sua iniciativa. Nem tudo, necessariamente é o encontro de pequenos "empreendedores". Quando há os encontros, outros encontros - que não o comercial, as trocas através das moedas ocorrem naturalmente. É preciso tomar cuidado para não "matar" aquilo que fez da Feirinha da Servidão Wollstein diferente - na escala da cidade,  região e Brasil. Nas cidades alemãs, esta prática é uma atividade natural e muito comum - ocupar os espaços para práticas culturais, esportivas e de lazer.
Königplatz - Stuttgart - Alemanha
Königplatz - Stuttgart - Alemanha
Com esse intuito visitamos o local e registramos as imagens - que comunicam.

A 31° Feirinha da Servidão Wollstein, a qual registramos nessa postagem, aconteceu no dia 11 de junho de 2017Relembrando, a primeira edição do evento público aconteceu em dezembro de 2013.
As primeiras edições foram realizadas na servidão e no espaço de um estacionamento aos fundos do Butiquin Wollstein, no centro de Blumenau. 
Estacionamento aos fundos do Butiquin Wollstein - março de 2014
Posteriormente começou a ocupar as ruas Marechal Floriano Peixoto e Curt Hering. Com o aumento das pessoas que buscavam para expor, esse pedaço da cidade foi transformado. No lugar de circulação de automóveis passou a ter a circulação de pessoas. No ano de 2016 aconteceram 10 edições da Feirinha da Servidão Wollstein - que geralmente acontecem no segundo domingo de cada mês, como o foi agora, em junho de 2017.

Algumas imagens e momentos...




































































































Leituras complementares - para ler Clicar sobre o título escolhido
Em uma barraca expositora encontramos trajes do sul da Bavaria, confeccionados por uma jovem estilista de Blumenau formada na FURB no curso de Moda. Pela importância das trocas, apresentaremos a conversa informal que tivemos com Olívia Pereira do Atelier Bretzelna próxima postagem - direto da Feirinha Servidão Wollstein.












Nenhum comentário:

Postar um comentário