sexta-feira, 16 de junho de 2017

Conversando sobre trajes com Olivia Pereira da Bretzel Trajes Típicos - Blumenau

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé e atividades ao ar livre
Conversamos - de maneira informal e ocasionalmente - sem marcarmos local e data e também, sem nos conhecermos anteriormente, com Olívia Pereira do Atelier Bretzel Trajes. Encontramos nossa entrevistada, ou seria, interlocutora, pois na verdade, trocamos idéias sobre o que realmente poderia ser um traje - tema polêmico e debatido na região, multicultural a partir de sua imigração oriunda de várias regiões da Alemanha, também um país jovem e multicultural. Apesar de sua história milenar, surgiu como país, somente no ano de 1871.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e texto
Durante nossa visita a 31° Feirinha da Servidão Wollstein, que acontece  sempre durante todo segundo domingo do mês em duas ruas centrais da cidade de Blumenau, conhecemos Olívia e seu trabalho com trajes. Ao percorrer e colher registros na feirinha nos deparamos com a modista/estilista Olivia Pereira, com a qual, trocamos algumas idéias sobre o traje das festas locais e como os usam no sul da Alemanha. A 31° Feirinha da Servidão Wollstein aconteceu no dia 11 de junho de 2017.
Esclarecemos que ao divulgarmos essa troca de idéias não há interesse comercial, mas sim, cultural.

Para assistir a troca de idéias - clicar sobre a imagem:

Nenhum texto alternativo automático disponível.
Ficamos satisfeitos, que existam profissionais, pautados em pesquisas, que estejam preenchendo essa lacuna de trajar as pessoas que optam em seguir as tradições e estar trajados adequadamente nas festas locais e que para isso, não precisem ir buscar na Alemanha ou participar de um Grupo de danças folclóricas alemãs. Sabemos que esses profissionais terão dificuldades em adequar, trajes para o clima tropical do Brasil e também poderão encontrar dificuldades em encontrar tecidos adequados. Mas é uma tentativa de apresentar o traje, e não, a "fantasia" ou, roupas para vestir o "festeiro" de "Frida" ou "Fritz". 

Ein Prosit!
Leitura Complementar - Clicar sobre o título escolhido:








Nenhum comentário:

Postar um comentário