domingo, 14 de maio de 2017

Godofrido Wagner - neto de Pedro Wagner - e seu bandoneon


Em agosto de 2016 escrevemos sobre uma História que iniciou muito antes da chegada de Hermann Blumenau à região e a fundação de "sua colônia". Escrevemos sobre a história de Johann Peter Wagner / Pedro Wagner - O pioneiro, que estava instalado em território da Colônia Blumenau, antes de sua fundação - próximo ao Stadtplatz.

Sugerimos a leitura de toda essa história - rica em detalhes. Para isso - basta clicar sobre:  Johann Peter Wagner / Pedro Wagner - O pioneiro

Os Wagner mudaram-se para o Vale do Itajaí - 8 anos após chegarem no Brasil em pleno Século XIX. Foram muitos os dissabores e desencontros a partir da chegada dessa primeira leva de imigrantes alemães em Santa Catarina, responsáveis pela fundação da Colônia São Pedro de Alcântara - primeira colônia alemã do estado.
Quando parte da Família Wagner chegou à região do Vale do Itajaí tomaram certos cuidados oficiais, como oficializar a posse de terras a partir da concessão oficial. Em São Pedro de Alcântara, muitos ficaram desamparados, mediante o surgimento do verdadeiro proprietário, após terem assumido instalações e feito plantações em propriedades destinadas ao imigrante. As terras não era devolutas. 
Quando resolveram encontrar outras terras - os homens da família seguiram na frente para o seu preparo e reconhecimento do local. Viajaram em uma pequena embarcação marítima de dois mastros conhecida como sumaça, contornando a costa litorânea catarinense da época - em direção ao norte. Foi uma viagem marítima de 12 horas até a Foz do Rio Itajaí Açu, na época chamado de Rio Tahahi. Em alguns mapas, o rio Itajaí Açu, sequer existe.
Caminho até a Foz do Rio Itahahi - percorrido pelos Wagner pelo mar
Mapa de 1828 -  S. Sidney - Fonte: Pelos caminhos-antigos



Os Wagner residiriam no distrito da Freguesia do Santíssimo Sacramento do Itajaí - Gaspar - mas sua localização atual está no território de Blumenau. Na época receberam instruções que deveriam ultrapassar  a casa do último morador para então, estar em suas próprias terras. Tiveram muita sorte, os Wagner, pois suas terras ficaram localizadas, após a fundação da Colônia Blumenau, muito próximas do Stadtplatz desta, para onde poderia ir - deslocando-se via fluvial - via Rio Itajaí Açu.



Praça Johann Peter Wagner - Bairro Vorstadt - Blumenau

Os Wagner partiram, definitivamente para a nova propriedade no Vale do Itajaí em novembro de 1847, quando os homens da família já tinham plantado as roças. Johann Peter Wagner / Pedro Wagner e os homens permanecerem "arrumando" o local, antes de ir buscar a família, por aproximadamente um ano. 

A família Wagner fez parte dos primeiros "momentos históricos" do local onde foi "levantada" a Colônia Blumenau. Os filhos e netos de Pedro Wagner, que foram muitos, participaram de maneira direta da construção da Colônia fundada por Hermann Blumenau.
Para se ter uma vaga noção do tamanho de sua família, abaixo apresentamos novamente seu testamento.

Testamento de  Johann Peter Wagner / Pedro Wagner 
" Registro do testamento de Peter Wagner na forma que segue: Mil novecentos e um - Juiz de Direito da Comarca de Blumenau. Testamento do falecido Pedro Wagner. Jesus, Maria, José - Em nome da Santíssima Trindade, Padre, Filho, Espírito Santo, em que eu, Peter Wagner, firmemente creio e em cuja fé protesto viver e morrer. Este o meu testamento e última vontade. Declaro que sou natural da Alemanha e atualmente naturalizado brasileiro, filho de Georg Wagner e Maria Wagner, já falecidos. Falecendo neste município, quero ser sepultado no cemitério católico. Declaro que fui casado com  Agnes Händschen, já falecida e de cujo matrimônio existem os seguintes filhos: Reynold, Gertrudes, Catarina, Luiza, Maria, Dorothea. Declaro mais que tive uma filha deste primeiro matrimônio, casada com Júlio Baumgarten, a qual já faleceu, deixando os seguintes filhos: Júlio Baumgarten e Agnes. Declaro mais que sou casado em segundas núpcias com Frederika Metzner, de cujo matrimônio existem os seguintes filhos: Selma, Tecla, Roza, Alvino, Carlos, Leopoldo, Teothoro, Clara, Georg, Ana, Arnold e Agnes. Declaro que deixo à minha mulher a terça parte de meus bens. Rogo ao meu genro Renaux queira fazer a obra pia de ser meu testamenteiro. Esta a minha última vontade e disposição para depois da minha morte e por este testamento revogo qualquer outro. Blumenau, vinte e quatro de julho de mil oitocentos e oitenta e cinco. Pedro Wagner (Segue o termo de Aprovação assinado pelo escrivão Elesbão Pinto da Luz (Clicar sobre) e as testemunhas: Frederico Germer, Heinrich Koch, Carl Knoch, João Morbach, Gottlieb Metzner).

Por que essa introdução?
Godofrido Wagner

Porque ao burilar nosso material guardado de imagens em vídeos, encontramos um vídeo do neto de Pedro Wagner tocando seu bandoneon na sala de uma residência de filhos de imigrantes alemães, cujo casal lembrava seus 50 anos de matrimônio. O vídeo foi feito porque Godofrito Wagner - o músico - foi o mesmo que tocou, na mesma sala, 5 décadas antes, após as bodas do casal jubilar. Quando fazíamos esse filme, não tínhamos noção da personalidade histórica que fazia a música.
Godofrido Wagner foi filho de Georg Wagner, que por sua vez, foi filho de Pedro Wagner.
O neto de Pedro Wagner nasceu no dia 12 de setembro de 1918 em Cananeia - na época era parte do território da Colônia Blumenau. Quando tocara no casamento mencionado e já casado com Asta - solteira Reinert, residia no bairro Vila Nova - Blumenau. O casal teve 3 filhos e 4 netos.
Tocava bandoneon desde muito jovem e abrilhantava festas de casamentos e bailes, principalmente em Badenfurt.
Para explicar, quase sempre os casamentos, nessa época na Colônia Blumenau, eram feitos na igreja, como no caso o casamento desses noivos, que foram para a igreja de ônibus e retornaram para casa, igualmente de ônibus, para o jantar, geralmente feito em casa pelos familiares próximos. As fotos do casamento eram feitas em outro momento - no estúdio - também localizado no centro da cidade de Blumenau.
Noivos - Rodolpho Wittmann  e Johanna Wittmann 
(Solteira Goll), cujo casamento foi sonorizado pelo 
 bandoneon do neto de Pedro Wagner - Godofrido Wagner.

Após 50 anos...
Vídeo
O vídeo foi filmado em fita VHS no ano de 1993 e digitalizado no mês de maio de 2017.

Filho de Godofrido Wagner - setembro de 2015

Histórias de Blumenau!



Leituras complementares - clicar sobre o título escolhido






Um comentário:

  1. Johann Peter Wagner 1818-1901 era irmao de Frederico Jorge Wagner 1832-1903 (que faz parte de minha arvore). Bela materia. Deixo aqui minha arvore. Abraço. Email:cacildalimas@hotmail.com
    https://gw.geneanet.org/cacilda?lang=pt&iz=0&p=georg+jakob&n=wagner
    https://gw.geneanet.org/cacilda_w?lang=pt&p=frederico+jorge&n=wagner&iz=0&type=tree

    ResponderExcluir