segunda-feira, 1 de maio de 2017

Comunidade Horto Florestal - Blumenau - Pesquisa Ano 1993/1994 - Curso de Arquitetura e Urbanismo FURB


Investigações e levantamentos de dados e patológico dentro da Comunidade do Horto Florestal que surgiu a partir de assentamento irregular de famílias de migrantes que viviam em Blumenau também em áreas de riscos e impróprias e que sofreram com a grande enchente de Blumenau de 1984. Após o assentamento, houve uma invasão sem controle e sem medidas - iniciativa do poder público, para evitar conflitos maiores e também a geração de mais problemas sociais, não somente para as pessoas que residiam na comunidade – questão de saúde pública – como também para a cidade de Blumenau
Quem assentou as primeiras famílias, a partir de uma medida política, foi o ex Presidente da Câmara Municipal - vereador Hasso Müller, iniciando um processo  de ocupação do espaço irreversível.
O problema criado gerou debates na comunidade de Blumenau e cobrança de medidas por parte da população das imediações do poder público. A questão em pauta era "como conter o aumento do adensamento na comunidade" a partir da invasão em uma propriedade pública – Horto Florestal em um lote colonial, sem qualquer infraestrutura. Nessa época da existência do Horto-Florestal Municipal, esse munia praças e parques de Blumenau de mudas de flores e árvores criadas em seus viveiros e também, a quem desejasse da população - gratuitamente. Nós chegamos a visitá-los e saímos de lá com mudas de quaresmeiras - uma rosa e outra roxa.
Quaresmeira cuja muda foi adquirida gratuitamente no Horto florestal Municipal.

Decidiu-se, a partir da Câmara de Vereadores de Blumenau - na época - contatar com o líder comunitário da Comunidade Horto Florestal e com o apoio desse e sua intervenção junto à comunidade, de que não fosse mais permitido o acesso de mais famílias no local. Aconteceu a relocação de algumas famílias  dessa comunidade para outro local preparado para recebe-los – nas imediações. Este local foi mais ou menos munido de infra estrutura básica - recebeu urbanização do poder público em forma de mutirão. Em troca, o poder público providenciou a humanização e a instalação de infra estrutura mínima no novo bairro do Horto Florestal.
Nessa época cursávamos o curso de Arquitetura e Urbanismo na FURB, que acompanhavam os debates, optamos em efetuar um trabalho in loco colhendo dados entre as pessoas e apresentando todo o processo para turma, na forma de pesquisa e reflexões. Felizmente, também colhemos imagens, feitas no dia 3 de agosto de 1993. No trabalho, foram destacados no trabalho, como aconteceu o processo social da formação da comunidade do Horto Florestal, localizado entre os bairros do Salto e de Salto Weissbach. Também foram mostrados os materiais usados nas autoconstruções, as tipologias e como viviam as famílias no local nesse período de tempo.

O Documento - em vídeo - 1993 - Comunidade Horto Florestal

Leituras Complementares...


















2 comentários:

  1. Olá, Dona Angelina. Seria possível disponibilizar a original da segunda foto deste post (Horto Florestal antes)? Para que eu possa anexar ao projeto dos trens? Meu email é horacio@herbraun.net. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Horácio. Quando a encontrar, envio-te. Tenho um universo de imagens. Agora no momento não saberia onde encontrar esta....Assim que lembrar, ou encontrar, me comprometo- encaminhar-te. Abraços.

    ResponderExcluir