segunda-feira, 9 de junho de 2014

Usina do Salto - Ponte de Ferro e Rio Itajaí Açú

Rio Itajaí Açú
Quando as águas do grande rio Itajaí Açu sobe e inunda a região - sempre surge um hífen para reflexão. E não foi diferente nos dias 7 e 8 de junho de 2014, quando mais uma vez o nível das águas do grande rio Itajaí Açu, bem como, dos demais rios da Bacia do Itajaí, subiram, na cidade de Blumenau e região. 
O fenômeno está acontecendo com mais frequência, porque a ocupação do solo e o crescimento da cidade vem acontecendo de maneira desordenada, sem critério, respeito e também, vem acontecendo a ausência da manutenção e preservação dos monumentos arquitetônicos históricos e naturais na paisagem da cidade. 
Neste dia, a cota do nível do rio atingiu aproximadamente 10 metros, o suficiente para inundar dezenas de ruas e mudar a rotina da cidade.

Para ler mais sobre - Clicar sobreEnchente em Blumenau
Mapa - Localização
Usina do Salto em uma época que o rio estava com o nível de águas baixo
Em um dia de junho de 2014, saímos para observar a velocidade das águas a partir da primeira Usina Hidrelétrica do Salto - primeira hidrelétrica de Blumenau, de Santa Catarina e também a partir da Ponte de Ferro - Lauro Müller - a 2° ponte construída sobre o rio Itajaí Açu, em toda a região. A mesma usina que nos inspirou na década de 1990 para efetuar o Projeto de TCC do Curso de Arquitetura e Urbanismo. 
A usina hidrelétrica completou 100 anos no final do ano de 2014 e a ponte de ferro, completou 100 anos no ano de 2013. O conjunto está localizado no bairro do Salto e até a década de 70 do século XX, estava integrado com a Estrada de Ferro de Santa Catarina. O trem trafegava sob a ponte de ferro Lauro Müller como ilustra a foto antiga, abaixo - no dia de sua inauguração (ainda sem cobertura).
Estrada de Ferro Santa Catarina passava sob a ponte Lauro Müller - Presença da passagem de um trem no momento da fotografia no dia da inauguração. - Primeiro trecho da EFSC foi inaugurado em 1909.





Casarão da Família Scardueli, construído próximo a cabeceira da Ponte Lauro Müller, inaugurado no de 1912 e a ponte em 1913. Estado de preservação ruim, e recebe o impacto de todo trânsito que passa praticamente encostado patrimônio histórico arquitetônico. Bairro do Salto - Blumenau.
Foto (Celular) do dia 14 de Outubro de 2014 - A Edificação Histórica está sendo restaurada! Postado no dia 15 de outubro de 2014.
28 de maio de 2018. 
Fotos feitas no dia 28 de maio de 2018 - Casarão Família Scardueli restaurado. Construção do ano de 1912, quando os "novos ricos" da cidade "negavam" as edificações em estrutura enxaimel e adotavam a tendência internacional - neoclássico, construções autoportantes a partir de tijolos maciços rebocados com linhas do período clássico, priorizando a simetria nas fachadas.
Visitamos esta edificação no ano de 2014 e a vimos em estado de conservação muito ruim. Esta semana a fotografamos em outras condições. Lamentável somente, que passem o fluxo de veículos de grande porte, bem próximo do patrimônio histórico arquitetônico, em um local que naturalmente tem vocação especial para contemplação e turismo, uma vez que fica nas proximidades das corredeiras do rio Itajaí Açu, bem como, da histórica Ponte do Salto - a segunda a ser construída sobre o grande Itajaí Açu, em toda sua extensão.
Bons exemplos de respeito à história da cidade de Blumenau e dos pioneiros que a construíram - postado no dia 28 de maio de 2018.


Prosseguindo...
Rio Itajaí Açú a partir de uma janela da Usina do Salto
Local do leito ferroviário da extinta  ferrovia EFSC sob a ponte Lauro Müller
Os monumentos históricos presentes no bairro do Salto - Blumenau - são importantes exemplares do patrimônio histórico arquitetônico de Blumenau. Fazem parte da formação da história local que ainda estão presentes na paisagem, desde o início do século XX. Destacamos, igualmente, a pouca interferência e, consequentemente, mudanças na paisagem composta, a partir, das corredeiras do rio Itajaí Açu e a paisagem edificada e natural, que  remete às ações sociais no espaço da cidade, em outro recorte de tempo. São referencias históricos e formadores da paisagem urbana local. 
Fomos ao local, oportunizando a presença do rio Itajaí Açu cheio, para levantarmos registros históricos a partir de imagens.
A ponte de ferro Lauro Müller está situada um pouco abaixo das corredeiras do Salto. A primeira estrutura de ferro chegou em Blumenau em setembro de 1912, trazida pelo vapor "Gudrun", que ancorou em Itajaí em 1912. Sua inauguração aconteceu   em 1913.

Para ler mais sobre a centenária Ponte - Clicar sobre: Ponte Lauro Müller

Imagens do Sítio em torno do Salto - Rio Itajaí Açu
Ponte de Ferro Lauro Müller
Foto a partir do leito ferroviário da EFSC - Ponte de Ferro Lauro Müller
Local do antigo leito ferroviário da EFSC





Pilar de granito recebendo toda a força das águas do Rio Itajaí Acu.
Casarão da Família Scardueli, construído próximo a cabeceira 
da Ponte Lauro Müller, inaugurado no de 1912.


Ponte de ferro Lauro Müller.






Propaganda do ramo imobiliário encostada na Edificação Histórica




Foto de 1914

A Usina do Salto foi construída em 1912 e entrou em operação dois dias antes do natal de 1914. O prédio da usina, ainda mantém preservados os relógios e o painel de controle, em mármore italiano, e ainda hoje, funciona com os equipamentos originais. A Usina do Salto faz parte da História estadual, por ter sido a primeira hidrelétrica do Estado de Santa Catarina. 
Sua concepção arquitetônica é ímpar e marcante dentro do entorno da qual está inserida. É uma obra de engenharia espetacular, pois uma parte, foi construída sobre as corredeiras do rio. Seus porões são místicos e envolventes, e sua estrutura foi construída com pedras aparentes e tijolos maciços banhados pelo som e pelas corredeiras
Imagens deste pedaço da cidade a partir da paisagem natural e construída - Patrimônio histórico - rio Itajaí Açu com o nível da águas próximo a 10 metros acima do normal.
Imagens feitas no dia 9 de junho de 2014.
Rio Itajaí Açu na janela da Usina - Cota: 10 metros.
Usina Hidrelétrica - primeira do Estado de Santa Catarina - Local Salto
Em 1985, quando estivemos no local pela última vez - estava em melhores condições  - observando arquitetonicamente
 .



Painel de controle original - mármore italiano.
Vista de uma das janelas para o rio.


Outra janela - barulho ensurdecedor.
Há 20 anos atrás
Data correta da inauguração da Usina do Salto - no interior
 do edifício histórico.


Escultura na Água, próxima à Usina
Grande rio Itajaí Açu.
Grande rio Itajaí Açú.
Grande rio Itajaí Açu.

Grande rio Itajaí Açu.



Grande rio Itajaí Açu
Grande rio Itajaí Açu.


Grande rio Itajaí Açu.


Porões da antiga edificação - Com intervenções inadequadas à manutenção de um Patrimônio histórico arquitetônico deste valor e importância.
Grande rio Itajaí Açu.
 
Grande rio Itajaí Acu.




Vídeo...


Ícone Histórico - o qual sempre chama atenção

Este ponto focal histórico, natural e edificado da cidade de Blumenau já foi inspiração para nosso Trabalho de Graduação  - dentro da 1° turma de Arquitetura e Urbanismo da FURB - na década de 1990 - conforme ilustra a matéria.
Projeto do TCC - envolvendo a Usina do Salto e as ilhas fluviais do Rio Itajaí Açu - Projeto de 1996
Atualmente as margens do Rio foi quase totalmente tomada.

Fotos de Pranchas








Quem gosta de História, deve procurar construir e
...preserva a História!
História para o futuro.



2 comentários:

  1. obrigado por manter estas informações da história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer compartilhar. Temos grande responsabilidade em manter a história no tempo presente, para as futuras gerações. Abraços.

      Excluir