sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Um passeio pelo Bairro de Itoupava Seca e um pouco de sua História


O Bairro de Itoupava Seca -  antigo Bairro Altona - sempre foi muito importante dentro na municipalidade e Colônia Blumenau a partir de sua história e localização. Historicamente, Itoupava Seca  teve um período áureo, com a presença de grandes casas comerciais e industrias, como: Comercial Paul, Comercial Salinger, Fábrica de Gaitas Hering, Eletro Aço Altona, Chocolate Sander, Bebidas Thonsen  entre outros. 
Também tinha um porto de cargas interligado com a Ferrovia EFSC, cujas oficinas, também estavam no bairro.  

Até a segunda Guerra Mundial existia a Escola Alemã Altona, que a partir de então passou a se chamar Escola Municipal Machado de Assis. Também foi entre o Stadtplatz e o Bairro de Itoupava Seca que circulou o primeiro ônibus público em Blumenau e em Santa Catarina. A principal rua do Bairro foi aberta em 1860, e batizada somente em 1916 com o nome de Rua São Paulo. Sua pavimentação de paralelepípedo foi concluída em 1960. Esta rua, em toda sua extensão tinha continuidade para leste e oeste efetuava o escoamento para o Alto Vale e para o litoral.
Escola Alemã Altona














Inicialmente o bairro era conhecido como o Bairro Altona - originário do dialeto da região da cidade Hamburgo na Alemanha - All-zu-nah - Que significa Bairro perto de Hamburgo. Em Blumenau, no caso, fazendo uma alusão ao Bairro perto do Stadtplatz. Após as grandes guerras o bairro recebeu o nome de Itoupava Seca. Desde os primeiros momentos de colônia Blumenau, a região era conhecida, por estar na rota e caminhos que seguiam para o interior do Vale do Itajaí. Oficialmente, o bairro foi criado no dia 28 de abril de 1956, através da Lei N° 717. Seu desenvolvimento iniciou foram fundadas dua fundições no Bairro. A primeira, fundada pelos Sr. Luiz Altenburg e pelo Sr. Gotthilf Grall em 1866 e 10 anos após foi fundada a segunda fundição pelo Sr. K. Ernest Auerbach. Em 1923, estas duas fundições se unem à oficina elétrica do Sr. Paul Werner, quando é batizada em 1933 de Eletro Aço Altona - Empresa que existe até os dias atuais., no mesmo local e na qual trabalhou o Sr. Rodolpho Wittmann - nosso sogro.
Eletro Aço Altona no Momento de sua fundação - 1923
Eletro Aço Altona


Comercial Salinger
Comercial Salinger


Comercial Sallinger - Propriedade da FURB que também é proprietária
de outros casarões na vizinhança
Fotografia no acervo da família que gentilmente nos ofertou esta cópia - Bisneta do Sr. Paul - Sra. Hela.
Neste comercial - comercializava-se de bananas a automóvel. Durante a Segunda Guerra mundial - os antigos contam que "homens da lei" que fiscalizavam para não falar o idioma alemão, encostavam os caminhões na porta do comercial e mandavam encher sob pena de prisão a quem negasse fazer o ordenado.
Arquitetura original descaracterizava a partir do novo uso. Retirada dos beirais do telhado e a anexação de mais aberturas na mansarda, ou no sótão.





















Notícia da Fábrica dos Brinquedos Hering - antigas gaitas Hering
 JSC de novembro de 1997

Observar a construção de um telhado sobre a sacada
Parte do Bairro
Palavras do fotografo: Foto feita em 25/10/2003. Ruínas de prédio da empresa Gaitas Hering, que chegou a ser a maior fábrica de instrumentos musicais do Brasil, e que acabou falindo em 1990. Este prédio, bem como a pequena Praça Coronel Feddersen que ficava à sua frente, com o monumento ao coronel, que abrigava em sua base a RN 1400 C do IBGE, foram todos demolidos no ano de 2008 para a construção da Praça dos Músicos Alfredo Hering, inaugurada em 20/09/2008.

O local citado pelo Sr. Deeke e construído em homenagem ao Sr. Feddersen  foi um ponto focal dentro do bairro Itupava Seca, totalmente descaracterizado no momento presente.

Como já foi mencionado, casas comerciais importantes foram construídas no bairro, como também fábricas. Historicamente, em 1885 foi fundada a primeira funilaria em Itoupava Seca. Também a primeira cervejaria da Colônia Blumenau e pertencia ao Sr. Henrich Hosang, o qual imigrou para a região no ano de 1858. Em 1880, surgiu a primeira tipografia fundada pelo Sr. Hermann Baumgarten quando, em 1859, passou a imprimir o primeiro jornal da Colônia Blumenau e de Santa Catarina - conhecido Blumenauer Zeitung
Em 1914, foi inaugurada a primeira linha de ônibus até o Stadtplatz da Colônia Blumenau, a partir do bairro Altona
Primeiro ônibus circular de Santa Catarina e da Colônia Blumenau






1932

A Companhia Lorenz, foi fundada pelos Senhores: Hanz e Fritz Lorenz e fabricavam fécula, a primeira do continente da América do Sul. Também, como anteriormente mencionado, estava no bairro - o Comercial Salinger - próximo ao Porto de Cargas de Blumenau. 
O bairro também era provido de uma estação ferroviária da EFSC e ficava próximo às Oficinas da Estrada de Ferro, atualmente pertencente a FURB, onde está localizado o Campus II desta instituição universitária.
Porto  Fluvial de Cargas 
Em 1922 foi fundada a Fábrica de Acolchoados Altenburg.




Oficinas da EFSC
Oficinas da EFSC
Estação de Itoupava Seca
Igreja Luterana de Itoupava Seca e início da Rua Coronel Feddersen


Igreja Luterana de Itoupava Seca
Obra do arquiteto
 Hans Broos








































Em 1953, foi construída uma ponte sobre o Rio Itajaí Açu que fazia a ligação das margens esquerda e direita do grande rio, cuja travessia até então era efetuada através de balsa. A nova ponte, que ligava os bairros de Itoupava Seca e Itoupava Norte, se chamou Ponte Governador Irineu Bornhausen. Também no Bairro está a Comunidade Luterana - Igreja Martin Luther, cuja igreja é uma das muitas obras do arquiteto Hans Broos no Bairro.
Interior da Igreja de Itoupava Seca
No decorrer dos anos, transformaram o bairro de Itoupava Seca em corredor passagem (de fluxo rápido) de automóveis somente. No local da antiga "Firma" - Indústria de Gaitas Hering construiriam uma "Praça" que não atende a demanda de um bairro do porte de Itoupava Seca

Diuturnamente um exemplares da história de tempos recentes, se comparado à história milenar da terra dos antepassados daqueles que construíram e contribuíram para o desenvolvimento de Itoupava Seca - são demolidos. 
Fundos do Comercial Salinger



Demolida à noite - para criar vagas de automóveis

Início da Coronel Feddersen


Demolida para criar lugar para automóveis e fazia parte da
Escola Machado de Assis - Antiga Escola Alemã Altona
Demolidas
Outro dia, ainda neste mês de novembro de 2014, coletamos, algumas imagens, para que em um futuro próximo, possamos ter, ao menos as imagens. Algumas pérolas ainda presente na paisagem.


As imagens Comunicam....Itoupava Seca 2014
 












 







Resultado de trabalho profissional nosso de arquitetura - Complemento de um anexo com respeito a História
Fazia parte do Patrimônio da Cremer - Atualmente Cia do Vinho - Família Grando




 








 













Residência do Sr. Wolfang Werner 
Clube Ipiranga - Rua São Paulo




Tipologia da foto anterior foi demolida para locação de Out Door (Poluição visual)
Poluição visual, onde antes tinha locado Patrimônio histórico - foto anterior








Local da Estação da EFSC - Itoupava Seca

Leitura complementar - Clicar sobre: 
Coronel Christiano Pedro Feddersen
Livro sobre Altona - Momentos do Lançamento

Em construção...


6 comentários:

  1. Que fim levou o busto do Coronel Federsen?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho!
    Uma forma de termos registros, de tantas coisas que já fizeram parte da nossa história, e estão sendo esquecidas e 'apagadas' aos poucos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada vez mais célere. ausência do poder público no espaço da cidade, em todas as questões inerente a ela - além do espaço para automóveis. Abraços.

      Excluir