quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Famílias de Blumenau - Família Hinsching na Colônia Blumenau


Este trabalho surgiu naturalmente após recebermos correspondência eletrônica do genealogista Fernando Geovane Hinsching, que ao ler matérias publicadas nesse Blog, encontrou informações sobre a família  Hinsching - uma das famílias pioneiras na Colônia Blumenau do século XIX.
De acordo com Fernando, que escreve um livro sobre a família, os pioneiros - Johann Wilhelm Theodor Hinsching e sua esposa Christiane Keller chegaram no Brasil, na capital da Província de Santa Catarina - Nossa Senhora do Desterro no dia 15 de julho de 1857. Nesse mesmo navio, viajou o primeiro Pastor Luterano da Colônia Blumenau - Pastor Rudolph Oswald Hesse e com o Pastor, a família de Johann Wilhelm Theodor Hinsching viajaram até o Vale do Itajaí - Colônia Blumenau. A viagem foi feita de navio até Itajaí e de Itajaí, através de embarcações fluviais, até o porto localizado no Stadtplatz da Colônia Blumenau.

Porto de Itajaí início do Século XX

"Muitas de minhas pesquisas, pude me basear em seu blog que tem informações ricas e relatórios históricos de suma importância. Gratidão ao seu trabalho e esforço também."  Fernando G. Hinsching

Após ler a correspondência eletrônica de Fernando Hinsching, e pela importância dos dados, resolvemos melhor organizar  parte dessa história dentro do cenário da Colônia Blumenau, do final do Século XIX.
Observando o livro escrito pelo Professor Max Humpl no ano de 1918, encontramos algumas menções à família pioneira que viajou junto com o Pastor Hesse, ou de uma família de outro Theodor Hinsching. 
De  acordo com o primeiro professor da localidade de Altona, atual bairro da cidade de Blumenau, a família de Theodor Hinsching foi uma das primeiras, a chegar na localidade.
Segundo o Professor Max Humpl, Theodor Hinsching, que chegou ao local no ano de 1857. A casa que estava sobre a propriedade quando essa foi vendida, foi construída por Hinsching no ano de 1877,  foi primeiro proprietário. Posteriormente, foi adquirida  por Wilhelm Holstein e depois, por Jacob Gräser e por último, por Peter Christian Feddersen  - o Coronel Feddersen - no ano de 1898. A localização, marcada no mapa do Google, está nas proximidades da atual Igreja Luterana de Itoupava Seca - bairro de Blumenau.

Localização da propriedade da Família Hinsching Desenha pelo Professor Max Humpl em 1918,propriedade adquirida posteriormente pelo Coronel Feddersen - localizada atualmente, na Rua coronel Feddersen, mais ou menos ao lado da Igreja Luterana de Itoupava Seca











Essa propriedade, quando ainda era sua, sofreu avarias, durante a enchente de 1880. Também na publicação de Max Hupl, há uma lista ligada a comunidade de Altona, que apresenta os óbitos da povoação até o ano de 1918, onde está o registro do falecimento prematuro de Theodor Hinsching - ocasionado por afogamento.
Também encontramos a história dos Hinsching no distrito de Vila Itoupava quando estudamos duas tipologias construídas com a estrutura enxaimel, cujo texto foi publicado na (clicar sobre para ler) Revista História Catarina
Curiosamente também viveu na comunidade de Itoupava Central e Vila Itoupava uma pessoa com o nome Theodor Hinsching, com o registro de outras datas, diferentes daquelas apresentadas pelo Professor Max Humpl no ano de 1918, ano de nascimento e falecimento.
Encontramos dados históricos da família Hinsching junto a edificação histórica e no cemitério de Itoupava Alta.
A edificação histórica construída pelos Hinsching data da década de 10 do Século XX. Mais precisamente no ano de 1916. Está localizada na Rua Henrique Conrad - distrito de Vila Itoupava. É uma construção de grande porte e foi construída para uso misto - residência e comércio da família Hinsching. Foi colocado no local - um hotel e restaurante
Atualmente faz parte do patrimônio da empresa Haco Etiquetas - Casa Haco.



 


 


Dados, também no Cemitério da comunidade Itoupava Alta - Rodovia Pedro Zimmermann. 
Thodor Hinsching nasceu no dia 18 de outubro de 1856 e faleceu no dia 20 de dezembro de 1936.


Conhecemos atualmente Vilmo Hinsching - cantor do Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau.

Vilmo Hinsching trabalha na cidade de Blumenau com restauro e manutenção de edificações históricas e construção civil.



Esta postagem ficará aberta, para receber mais dados de pesquisa, a qual prosseguirá.

Abraços cordiais a um dos membros dessa família Fernando Geovane Hinsching.




Nenhum comentário:

Postar um comentário