segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Exemplo - Manutenção do Patrimônio Histórico Arquitetônico de Blumenau - Casa Husadel


Um bom exemplo no que refere a manutenção e preservação do patrimônio histórico arquitetônico na cidade de Blumenau. Não há quem passe na frente da centenária Casa Husadel – seja blumenauense ou visitante, e não levante os olhos para admirar a beleza da arquitetura histórica, ou mesmo não fotografe, para levar sua imagem - agora um importante ponto focal na paisagem da Rua XV de Novembro - antiga Wurststraße.
Vilmo Hisching
No dia 1° de outubro de 2017, passamos na frente da tipologia pertencente ao patrimônio histórico arquitetônico de Blumenau e catarinense e nos deparamos com obras de manutenção. Aproximamos da obra e conversamos com os responsáveis. Quem está a frente dos trabalhos é Vilmo Hinsching. Vilmo comentou que faz esse trabalho desde o ano de 1996, na época como auxiliar de seu pai, com o qual aprendeu o ofício. De acordo com Vilmo, sempre existiu uma preocupação com a manutenção - por parte dos proprietários. Essa feita em um período aproximado, de 4 em 4 anos.
Nesse momento de nossa visita, Vilmo trocava madeiras comprometidas, pela ação da água que fica retida e não “respira” por conta da pintura que a impermeabiliza totalmente, fazendo com que essa se deteriore. Vimos caso semelhante apresentado pelo Arquiteto Holger Göttler da Prefeitura de Dinkelsbühl- Alemanha, que nos contou existir muitas tipologias em enxaimel naquela cidade milenar que são rebocados para conservar a estrutura de madeira, uma vez que a pintura cria essa situação patológica.
O arquiteto alemão mostra e comenta que determinadas tintas usadas para pintar a estrutura de madeira, impermeabiliza e não permite a água evaporar, ou "respirar", prejudicando o material. O exemplo mostrado na cidade alemã, por coincidência tem a mesma cor da Casa Husadel de Blumenau.
O arquiteto  Holger Göttler falando sobre o material que reveste a
 estrutura de madeira e seus danos
O arquiteto  Holger Göttler falando sobre o material que reveste a  estrutura de madeira e seus danos


Na obra de manutenção da Casa Husadel, subimos pela sacada que dava acesso ao sótão e ao andaime e sacada. Foi impossível não observar os detalhes construtivos da edificação histórica.
Escada da Casa Husadel que acessa
o sótão ou mansarda
Por exemplo, percebemos que tipologia histórica possui a estrutura enxaimel, rebocada, como aconteceu com inúmeras edificações comerciais construídas no Wurststraße - Rua XV de Novembro no início do Século XX. 
Paredes da Casa Husadel - Estrutra enxaimel com fechamento de tijolos maciços rebocados
Em Blumenau do início do Século XX, estava sendo adotado o novo modelo vigente internacional - por aqueles que faziam parte das lideranças econômicas locais, que não adotavam mais a maneira de construir local e do pioneiro, mas buscavam a linguagem internacional – também usada nas capitais -  Art decó  e o eclético. Muitos rebocaram sua tipologia enxaimel e adotaram os primeiros “fachadismos” na região, para conseguir visualmente a apresentação da "nova arquitetura". Observem essa fotografia da Rua XV de novembro no ano de 1915 – a presença de grande número de edificações com estrutura enxaimel ainda presente na paisagem, contrariando a teoria de que essa tipologia e sua técnica construtiva era usual somente nas propriedades rurais. 
Blumenau  - Rua XV de Novembro - 1915

Também a edificação da Casa Husadel era uma tipologia enxaimel – rebocada.
 A Casa Husadel completou 120 anos no ano de 2015. A edificação histórica está localizada na Rua XV de Novembro, N° 801 - Centro de Blumenau.

Foi construída  no ano de 1895 e pertencia a Paul Husadel, que inaugurou no local, um espaço comercial da família. Nele, funcionava uma ótica e joalheria, inaugurada no ano de 1904. Na virada do Século XIX para o Século XX, a Casa Husadel, junto com o Hotel Holetz, era considerada ícone da modernidade e desenvolvimento na cidade.
A edificação é uma construção com estrutura enxaimel (descobrimos durante essa visita) rebocada com ambientes distribuídos em dois pavimentos e a mansarda - sótão com ambiente munido de aberturas e próprio para o uso. Destaque em sua fachada é a presença de uma sacada feita totalmente com madeira entalhada e ricamente trabalhada. Também a marquise sobre a calçada feito a partir de ferraria artística.
Enchente de 1911
O imóvel foi tombado, a nível federal, no ano de 2007 - sob o processo número 1548-T-07. Inventariada no Projeto Roteiros Nacionais de Imigração: Código BLU168.
 Com a presença do toldo com estrutura de ferraria artística - Década de 30
O entorno modificando - Nova Igreja Católica - antiga igreja no estilo neogótico demolida para dar espaço ao novo projeto - Anos 60

 Localização atual - Fonte: Google

 Imagens de setembro de 2017









Vilmo Hisching trabalhando - trabalho artístico



 

Vilmo  Hinsching
Madeira comprometida

 















 



 

Moldes originais


Estrutura enxaimel







Porão - em alemão - Keller - uma característica da arquitetura na Alemanha- até os dias atuais.




Fundos



Um bom exemplo e é uma prática correta que deveria ser um hábito rotineiro dentro da sociedade - se existisse mais consciência sobre a afirmativa de que as cidades possuem identidade e uma, é diferente da outra, a partir de sua cultura, história, folclore, gastronomia, música e dança. A diversidade é salutar e faz parte da educação e da saúde pública.O espaço da cidade é fundamental! Belo exemplo e o registramos com muito apreço para a sequência histórica desse exemplar da história do Vale do Itajaí e de Santa Catarina.


Leitura complementar - Clicar sobre:
Casa Husadel - 120 anos



Nenhum comentário:

Postar um comentário