terça-feira, 1 de agosto de 2017

Homenagem ao Imigrante - Dia 25 de julho de 2013 - Resgate Histórico

Resgatamos o registros feitos por essa equipe referente a Homenagem ao Imigrante efetuada no dia 25 de julho de 2013 - na Fundação Cultural de Blumenau e junto ao Monumento do Imigrante.
Representantes da Diretoria, do Coro Masculino Liederkranz, do Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe e os autores do livro Centro Cultural  25 de Julho de Blumenau - Sua História - 1954 a 2009  - Wilfried Volkmann e Renate Rossmark estiveram com a equipe da Fundação Cultural de Blumenau e demais presentes, homenageando os imigrantes alemães e o Colonos junto ao Monumento do Imigrante e nos espaços da Fundação Cultural de Blumenau. Locais situados junto à Praça Hercílio Luz, no Stadtplaz - antigo centro cívico da cidade de Blumenau.
 Markus Blumenaschein, Ricardo Pimenta e  Otfrief









Imigrantes atuais que participam das atividades do centro cultural


A cerimônia teve início no átrio central da Fundação Cultural de Blumenau com as falas das seguintes autoridades: Markus Blumenschein - Representante Comitê Brasil-Alemanha, Napoleão Bernardes - Prefeito de Blumenau; Hans Prayon - representante do Consulado Alemão em Blumenau e Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau; Sylvio Zimmermann Neto - Presidente da Fundação Cultural de Blumenau; Jens Mantau - Câmara de Vereadores e o Breno Carlos Willrich - Pastor Luterano. 
Pastor Breno Carlos Willrich, Vereador Jans Mantau, Comandante do 23° BI, Markus Blumenschein, Hans Prayon - Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau, Sylvio Zimmemmann Neto e Napoelão Bernardes - Prefeito de Blumenau
 Markus Blumenschein 



Hans Prayon

 
Pastor Breno  Carlos Willrich


Todas as falas, tiveram em comum - o valor do trabalho do imigrante em tempos difíceis, sua superação e perseverança, ao construir sua casa, sua cidade. Com foco no presente, mencionaram a possibilidade de novas relações estreitadas através do Programa Alemanha+Brasil, que está acontecendo durante os anos de 2013 e 2014. Também presentes no momento solene: os amigos da Associação de Caça e Tiro de Blumenau, representados por Raquel da Silva Lindner e o Moacyr Flor e demais representantes - alguns com suas conquistas em medalhas; representantes do 23° BI.

Dando sequência - autoridades, grupos culturais e demais presentes, seguiram até a Praça Hercílio Luz, para  solenemente depositar corbeilles aos pés do Monumento do Imigrante como é praticado há muito tempo, dentro de uma tradição local.

Presidente do C.C. 25 de Julho hans Prayon, Wilson  Schaade e Anita Schaabe

Parte dos representantes do C.C. 25 de Julho, Prefeito de Blumenau, Presidente da Fundação Cultural e o representante do Programa Alemanha+Brasil no Estado de Santa Catarina -  Markus Blumenschein
Representantes do Coro Masculino Liederkranz
O grupo retornou ao espaço da Fundação Cultural de Blumenau para dar sequência ao Programa. 
Os presentes assistiram a apresentação do Coro Masculino Liederkranz, representando por 1/3 de seus coralistas (Não puderam se ausentar de seu trabalho) e do Grupo Folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe, representados por 1/4 de seus dançarinos, pelo mesmo motivo - o trabalho não os permitiu estar com o grupo maior. O Coro Masculino Liederkranz apresentou três canções, sendo que uma das três foi cantada pelo solista Rolf Haas. 
1/3 dos cantores do Coro Masculino Liederkranz









Enquanto tudo isto acontecia, os autores do livro da História do C.C. 25 de Julho de Blumenau  - Wilfried Volkmann e Renate Rossmark permaneceram em uma sala ao lado do local do evento, onde estavam expostas um conjunto obras de pinturas, autografando seu livro.
 Sylvio Zimmemmann Neto  e os autores do livro da História do centro cultural
A Fundação Cultural de Blumenau e o Senac Bistrô Johannstift ofereceram aos presentes, duas opções de cardápio ao custo unitário de R$10,00. Os pratos servidos foram: Goulasch e Erbseneintopf mit Bockwurst.


Para encerrar, a Associação dos Clubes  de Caça e Tiro montou um estande de Pássaro, onde todos os presentes puderam participar e concorrer a  medalhas. Não faltou candidatos. Vamos aguardar os resultados gerais e conhecer o Rei e a Rainha do dia 25 de Julho - durante a Homenagem ao Imigrante. Futuramente será anunciado aqui neste espaço.





Após o término do cerimonial de Homenagens aos imigrantes alemães -  por volta das 13:00h - nossa equipe atravessou a Rua XV e foi prestar sua homenagem silenciosa aos antepassados junto ao Monumento do Imigrante. Aproximamo-nos do local percebemos, que tinha um ônibus de turismo parado na rua. Passamos pelas pessoas em torno do ônibus e vozes e seguimos até o Monumento - neste momento, florido. Silenciamo-nos em oração.
No silêncio de nossa "conversa entre almas", lembramos de um outro momento semelhante - Homenagem do dia 25 de Julho de 2011, no qual estivera presente Udo Teske, agora, também homenageado. Silêncio.
Passado algum tempo de nossa introspecção, a melodia de uma antiga canção no idioma alemão chamou nossa atenção. Sentimos a presença de um residente da rua, com olhos claros, cabelos loiros e um olhar que transmitia grande sofrimento. Pediu um real. Nós estávamos somente com a máquina fotográfica e dissemos de nossa impossibilidade de doar um real. Ele insistiu e disse que poderia ser um centavo. Lamentamos e dissemos que não poderíamos ajudar. Então, ele, perguntou: Posso cantar uma canção? Respondemos-lhe que sim e que isto nos deixaria felizes. Ele começou a cantar a mesma cancão que tínhamos ouvido anteriormente e na medida que cantava, olhando-nos, seus olhos se enchiam de lágrimas. Transmitia grande sofrimento de espírito e físico. Cantou até o fim e depois, disse: "Que Deus os acompanhe!". Respondemos que também, desejávamos que "Deus o acompanhasse."
Estes foram os últimos momentos desta equipe junto ao Monumento do Imigrante no dia - Para refletir... 
As dificuldades nos dias atuais são outras.

"Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia." William Shakespeare









Nenhum comentário:

Postar um comentário