terça-feira, 8 de agosto de 2017

Abertura da Exposição "Doze Coleções de Beatriz Bona" - Exposição Personalidade - Indaial SC


Marli Alves Bomtempo Peixe - Diretora Artístico Cultural FIC
No dia 4 de  agosto de 2017 a Fundação Indaialense de Cultura - FIC abriu a Exposição Personalidade - Beatriz Bona, na sede da  Fundação de Cultura da cidade de Indaial SC, cuja Diretora Artístico Cultural é Marli Alves Bomtempo Peixe. 
A Exposição Personalidade - 2017 é uma série composta por duas edições com o objetivo de homenagear os trabalhos relacionados à produção artística daquela cidade.
Beatriz Bona, que reside em Blumenau, dispensa apresentações cuja biografia resumida publicamos nesse Blog.

Para ler sobre a sua história - Clicar sobre o título: Artes plásticas - Beatriz Bona

Beatriz Bona, nascida em Indaial SC - tem obras colocadas em galerias de arte de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e também nos Estados Unidos da América e Argentina. Possui obras e coleções particulares, também, em países da Europa e Ásia, como: Alemanha, Espanha, Portugal, Inglaterra e China. Em toda sua carreira, fez e participou de mais de 120 coletivas e 42 Mostras. 
Beatriz Bona nasceu em Indaial SC - no dia 21 de outubro de 1942
Beatriz Bona foi a personalidade escolhida pela Fundação Indailense de Cultura para receber a homenagem e expor uma amostra de sua obra - batizada de: "As dose Coleções de Beatriz Bona". Diríamos que a FIC, pela primeira vez, teve a honra em poder expor uma amostra da obra da ilustre indaialense.
Ouvindo o coro
Estiveram presentes na noite de abertura da Exposição Personalidade com Beatriz Bona, familiares,  autoridade municipais, alunos de arte, amigos e pessoas da comunidade de Indaial.
Após a apresentação, que muito emocionou a artista - do Coro da FIC, esse regido pelo Maestro Paulo Lira, houve manifestações e falas comentando a obra e a trajetória da artista, que preparou um texto cuidadosamente escrito, agora documento histórico, e não foi apresentado durante o evento. Esse foi lido por sua autora, nos últimos instantes da noite - de maneira informal - aos poucos que permaneceram no recinto. Entre esses, nós que registramos o seu teor e a imagem da artista manifestando-se e comentando sobre a arte.
Suas palavras, lidas para poucos - Não sentiu a oportunidade de expressá-las antes.
As palavras de Beatriz Bona - na noite - Arte/Artista.
A função social da arte não é refletir instantâneos de uma época, mas tornar-se acessível a toda a sociedade. E mais, perpetuar-se atual para todos os homens. É sempre indivisível e livre. Não existe arte coletiva e nem dirigida. 
Num aprendizado de 20 anos tornei-me pintora, mas levou 50 anos para sentir-me uma artista. Mesmo depois de tantos anos, eu ainda continuo procurando, pesquisando e aprendendo, deslumbrada pela infinita gama de possibilidades que há nos materiais cores e formas. 
Em arte, somos todos aprendizes a vida inteira, mesmo os que se julgam "mestres". 
Conservar a capacidade de maravilhar-se em cada descoberta, é básico. 
O resto, é com cada um, dentro do que pode fazer. O mais difícil é saber exatamente o que se é. 
O objetivo do artista é criar e comunicar-se com seus semelhantes, através dessa criação. E paradoxalmente, para fazer isso é preciso que pertença a uma espécie mais sensível e consciente e, ao mesmo tempo, se isole dos outros homens para viver em conformidade com seu mundo interior. Beatriz Bona - 04 de agosto de 2017.
Original escrito com próprio punho - Beatriz Bona






















Entre as manifestações na noite - alguns que fizeram uso do microfone, lembraram sua trajetória e o início de sua carreira em sua própria cidade natal, não muito positivamente. Fato posteriormente confirmado pela própria Beatriz. Houve um testemunho em especial, de que a artista não foi devidamente "assimilada" e compreendida por seus conterrâneos - está registrado em vídeo. Como mulher, foi descriminada porque vivia à frente de sua época e convivia perfeitamente com a arte desde tenra idade. A jovem Beatriz não aceitava e não seguia muito bem o papel limitado pelo qual a mulher de seu tempo de juventude era subjugada - na sociedade. Foi vanguarda e sofreu retaliações e consequências por isso, mas nunca deixou de prosseguir, dentro da produção e aprendizado artísticos. Nesse momento - no dia 4 de agosto de 2017 - foi lembrada como um ícone e mulher, na mesma sociedade daquela época, que hoje lhe rende homenagens e reconhecimento. 
Diretora Artístico Cultural FIC - Marli Alves Bomtempo Peixe 
Após as manifestações e falas de alguns presentes, Beatriz Bona autografou um pequenino livro infantil que apresenta sua trajetória artística desde que saiu de Indaial. A obra poderia ser adquirida no local pelos interessados.

Vídeo
As imagens comunicam...

Conhecemos Beatriz Bona no ano de 2000 e de imediato percebemos a pessoa vibrante, intensa e apaixonada pelas cores e pelo mar. Uma pessoa que vive intensamente e respira a arte. Naquela época, quando não a encontrávamos no ateliê produzindo arte, estava pescando em alto mar. É uma pessoa livre, como uma pescadora. Seu texto apresentado na noite de Indaial -  veio confirmar isso.
Longe do assédio de propostas e conceitos contemporâneos, criou uma linguagem própria, a partir do uso de diversas técnicas e materiais, dentro da linguagem contemporânea, segundo os críticos. Nós pessoalmente somos da opinião que Beatriz criou uma técnica própria quando burila com as diversas cores e materiais. As cores são feitas a partir da tinta acrílica. Sua obra ainda será objeto de análise dentro de um recorte de tempo e importantes conclusões serão extraídas dessa análise. Para isto, é preciso que o futuro torne-se presente.




 
Com alunos do curso de arte









Elaine Theilacker - Diretora Executiva da FIC, Beatriz Bona, Marli Alves Bomtempo Peixe - Diretora Executiva FIC e Angelina Wittmann.

Beatriz e filha












Maestro Coro da FIP - Paulo Lira







Beatriz Bona com o Coro FIP
Beatriz Bona com o Coro FIP












Beatriz com filha e neto















Beatriz Bona e filhos






































Beatriz e sua irmã







Recitando suas palavras que preparou para a noite e apresentadas anteriormente...







A Exposição "Doze Coleções de Beatriz Bona" estará aberta à visitação pública até o dia 30 de agosto, diariamente - das 8:00h às 12:00h e das 13:30h às 21:00h

Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido 

  1. Fundação indaialense de Cultura - Indaial SC - FIC
  2. Passando por Warnow/Ascurra - Comunidade Centenária - Ilse - Indaial SC
  3. Artes plásticas - Beatriz Bona








Nenhum comentário:

Postar um comentário