sexta-feira, 26 de maio de 2017

Hospital Santa Catarina - Inauguração - Blumenau - 1920

Início do hospital da Comunidade de Blumenau Centro - Fonte: Divulgação
Um dos maiores hospitais da cidade de Blumenau - Hospital Santa Catarina foi inaugurado em 27 de junho de 1920 - 70 anos após a fundação da Colônia Blumenau e será vendido em 2021, após completar 100 anos de funcionamento. (Alterado em 16 de abril de 2020)

Como isso aconteceu?

Em 1914 a Comunidade Evangélica de Blumenau comprou um terreno para construir um asilo, que não foi construído. Os planos mudaram porque em 1915  houve a interferência de uma ideia de Mildred Mummelthey, esposa do pastor luterano Walter Mummelthey. Quando aconteceu a assembléia do Sínodo Evangélico de Santa Catarina e Paraná, a ex enfermeira da Cruz Vermelha - Frau Mummelthey sugeriu na assembléia que fosse construído um hospital no lugar do asilo. Não só isso. Sugeriu também que houvessem moradias para as diaconisas, que trabalhassem no hospital e também na Assistência Social da comunidade. 
A ideia foi aceita e a Comunidade Evangélica transferiu o terreno adquirido em Blumenau para a responsabilidade de uma Comissão de construção. A obra do hospital iniciou em fevereiro de 1916 e a Comissão formada com membros da comunidade - Comissão da Construção do Hospital acompanhou os trabalhos. 
Os membros da comissão foram figuras da comunidade de Blumenau da época. 
Foram eles: Alwin Schrader, Max Hering, José Deeke, Otto Rohkohl, Arthur Koehler e o Pastor Mummelthey. 



A comissão assumiu a incumbência de arrecadar fundos e fiscalizar a construção do hospital.
Em função da 1° Guerra Mundial - a obra foi interrompida e teve os trabalhos atrasados. Não se tinha mais certeza se o espaço seria usado realmente para um hospital. A Comissão de construção foi atuante e mesmo com a morosidade em algum momento - o hospital ficou pronto em junho de 1920.
Quando foi inaugurado possuía  23 leitos - com alas masculina e feminina com quartos de primeira e segunda classe, sala de cirurgia, ambulatório, sala de raio-X. 
Hospital Santa Catarina inaugurado em 1920
"Primeira parte - enfermaria masculina. Segunda parte - cozinha e para a frente, a parte mais alta, era a portaria e um consultório médico; encostado no barranco, o refeitório de Irmãs, enfermeiras e estagiárias de Economia Doméstica. Na frente, em cima da portaria, era o dormitório das estagiárias. No prédio novo, de quatro andares, eram dois andares de quartos para os doentes, um andar onde moravam as Irmãs e na mansarda, os dormitórios das enfermeiras." Renata S. Odebrecht

Hospital Santa Catarina no ano de sua inauguração - 1920.

Schwester Anita Gunther
A Comissão de Construção do Hospital foi dissolvida e criado o 1° Conselho do Hospital Santa Catarina - composto pelo presidente Max Hering, tesoureiro Alwin Schrader, vogais: Pastor Neumann, José Deeke e Victor Gärtner. Ocupando o cargo de gerente de enfermagem e administração interna, a diaconisa Gertrud Voigt. chefiava um grupo de seis diaconisas - as conhecida "Schwester" - das quais já escrevemos sobre a Schwester Anita Gunther. Todas eram oriundas da Casa Matriz  Kaiserswerth de Württemberg - Alemanha.
Unidades de Internação entre 1920 e 1950.


Sala de Descanso.

Médicos e Schwester's - Hospital Santa Catarina
O seu primeiro médico-chefe foi o cirurgião Christian Johnsen - que trabalhou nos campos de batalhas da 1° Guerra Mundial. Permaneceu no cargo até o ano de 1923, quando foi substituído por Döntz.
Mesmo local do hospital inaugurado no ano de 1920 - Hospital Santa Catarina atual - já vinha sendo somente um hospital particular


Histórias de Blumenau!

Em 15 de Abril de 2021 

Após completar 100 anos de História em 2020, o hospital fundado por um grupo de pessoas interessado em oferecer tratamento de saúde às pessoas residentes na cidade de Blumenau do início do século XX, o Hospital Santa Catarina, pode ser vendido, de acordo com o Site de O Município. Há algum tempo o mesmo já tinha características de um instituição de saúde privada.
Segue a nota - para registro e para a História.

União Paroquial Luterana aprova venda do Hospital Santa Catarina, de Blumenau

Foi realizada na noite desta quinta-feira, 15, a assembleia para deliberar sobre a venda do Hospital Santa Catarina de Blumenau. Durante a reunião, os membros da União Paroquial Luterana, mantedora da Instituição, avaliaram as propostas apresentadas pelos interessados. A análise levou em conta não somente o valor financeiro, mas, em especial, os projetos que cada um dos interessados tem para o Hospital e para a saúde de Blumenau.
Nesse contexto, foram avaliados temas como a manutenção da qualidade assistencial e dos projetos sociais, o respeito aos colaboradores, médicos e clínicas parceiras, assim como o considerável nível de investimento financeiro que pretendem fazer na instituição e na saúde da cidade. Ao final, a decisão é para que sejam dados todos os encaminhamentos necessários para a viabilização da venda do HSC Blumenau, nos termos aprovados pela assembleia.
Em função do sigilo e do termo de confidencialidade firmado entre as partes, não será possível informar, neste momento, os detalhes envolvidos na negociação, por questões de quebra de contrato.
Os presidentes da Comunidade Evangélica Luterana (CEB/UPL), Sra. Heidi Gielow, e do HSC Blumenau, Sr. Hans Meyer, reforçam a informação de que desde o início, o Hospital nunca esteve a venda, mas sim, que durante os últimos dois anos, foi procurado para compra por diversos interessados.
“Esse interesse é resultado de um excelente trabalho de gestão, de qualidade e segurança na assistência prestada aos pacientes e de humanização e valorização das pessoas que vem sendo realizado pela instituição nos últimos anos, o que chamou a atenção das grandes redes de saúde do Brasil. Essas abordagens levaram a CEB/UPL a avaliar a possibilidade de venda.
O HSC Blumenau tem certeza de que a decisão tomada na noite de hoje trará ainda mais referência de saúde para a cidade de Blumenau, o que sempre foi determinante na longa história das Comunidades Luteranas, assim como o engajamento de muitas pessoas com o HSC Blumenau durante os 100 anos de história”, reforçam os administradores em nota.
---------------------------------







2 comentários:

  1. Muito bom.....parabéns pelos resgates da nossa história...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer. Eleonésio. Memória da cidade que moramos.
      a hora que quiser...podemos fazer um autógrafo naquele livro...:) Abraços.

      Excluir