sexta-feira, 5 de maio de 2017

As cores de outono na paisagem central de Blumenau SC - Brasil

No sul do Brasil o outono é uma estação muito bem definida com características que a difere das outras 3 estações. Seu início ocorre após o verão e seu término, antes do inverno - as demais estações também com características bem definidas no sul do Brasil - o que não ocorre em outras regiões localizadas mais ao norte do país.
Em 2017 a estação do outono iniciou no dia 20 de março no Brasil. Mais precisamente às 7:29h, no momento que ocorreu o equinócio no hemisfério sul do planeta, fenômeno muito observado e respeitado nas religiões antigas, importante s para a pescaria e agricultura. Os germanos e sua mitologia, levavam em conta e respeitavam muito esses períodos.

O outono de 2017, no hemisfério sul do planeta, também tem horário para terminar - dia 21 de junho. Geralmente seu período varia entre os dias 20 e 21 de março com término entre os dias 20 e 21 de junho. Já no Hemisfério Norte, o seu início acontece entre os dias 22 e 23 de setembro e o seu encerramento entre os dias 21 e 22 de dezembro - percebido na Alemanha. 

Lembramos que o outono não apresenta as mesmas características em todos os lugares do planeta. Mas tem algumas semelhanças que podem identificá-lo:
  • Períodos da Noites aumentam de maneira gradativa à medida que a estação avança - transição entre o equinócio e o solstício de inverno - é um espetáculo;
  • Aumento da incidência de ventos;
  • Redução gradativa das temperaturas;
  • Maior incidência de nevoeiros pela manhã;
  • Diminuição da umidade do ar - dias muito bons para a fotografia - aumento de visibilidade;
Nesse período, ocorre a queda das folhas em alguns tipos de vegetação para adaptação à mudança de clima e também em razão da diminuição da fotossíntese diante da menor incidência de iluminação solar. no paisagismo são as conhecidas árvores "caducas".
Sua principal característica é a gradativa redução da luz solar diária ao longo de sua duração. Isso acontece porque o seu início se faz, justamente, no ápice do equinócio, período em que a Terra encontra-se igualmente iluminada, entre o Hemisfério Norte e Sul, pelo sol, por isso há dias e noites com a mesma duração. Nessa época, o fenômeno também é chamado de equinócio de outono, o que também é útil para diferenciar o outro equinócio que marca o início da primavera. A incidência da luz do sol sobre a natureza e paisagens tem uma tonalidade especialmente diferenciada e foi o que nos motivou a fazer algumas imagens da paisagem central de Blumenau e compartilhar aqui no Blog. 




A paisagem da cidade de Blumenau em franca modificação. um
 precedente  irreversível que poderá trazer sérios problemas locais em
um   futuro bem próximo. Características da ausência de  planejamento
urbano.


A Prainha - Praça Jucelino Kubitschek de Oliveira - Sem revitalização e humanização - com novas vizinhanças
Para ler sobre a Prainha - Clicar sobre: 
A Prainha...Praça Juscelino Kubitschek de Oliveira

A porta de entrada da Colônia Blumenau  Segunda metade do século XIX e parte da primeira metade do Século XX - por muito anos - Porto Fluvial - localizado no Stadtplatz da Colônia Blumenau.
Porto Fluvial - localizado no Stadtplatz da Colônia Blumenau.




Para ler sobre o Stadtplatz - Clicar sobre: 
Centro histórico de Blumenau - Stadtplatz - Ontem e Hoje
A paisagem no entorno histórico modificando de maneira abrupta. Prainha e ...
Que permitiu isso? - Blumenau século XXI
Para ler sobre o Verticalização - Clicar sobre: 
Cidade - Edifícios novos no centro de Blumenau - Verticalização







Foz do Ribeirão Garcia em cores












Catedral de São Paulo Apóstolo - Projeto dos Arquitetos alemães Gottfried e Dominikus Böhm
Para ler sobre a arquitetura da Catedral S.Paulo  - Clicar sobre: 
Arquitetura - Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau - Arquitetos alemães Gottfried e Dominikus Böhm
Teatro Carlos Gomes


Para ler sobre o Teatro Carlos Gomes  - Clicar sobre: 
Heinz Heinrich Geyer e o Teatro Carlos Gomes
A cidade é espaço - cenário de uma história contínua e da prática social das pessoas e outros animais (que passam por ela e deixam sua história e marcas - com ou sem responsabilidade). A cidade tem a respiração de um organismo vivo que pode estar doente e precisando de cuidados.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário