sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Aachener Domchor - Coro da Catedral de Aachen em Blumenau - Pomerode - Florianópolis

Acabamos de receber a relevante notícia de que durante o período da grande festa de Blumenau - Oktoberfest - também teremos outro grande evento cultural com a apresentação internacional do milenar coro de meninos da catedral da cidade de Aachen - Alemanha - Aacher Domchor.

Vídeo

Coroação de Carlos Magno
Aachen, 28 de janeiro de 814
Para quem desconhece, a catedral da cidade de Aachen - está localizada no estado alemão da Renânia - Norte Vestfália - e é a mais antiga catedral do Norte da Alemanha. A cidade de Aachen foi a capital do Império Carolíngio. A catedral foi construída sob as ordens de Carlos Magno, por volta no ano de 790 e é onde está sepultado o Imperador. Até o Século XVI, foi o local de coroamento de todos os Imperadores do Sacro Império Romano
O Aachener Domchor - o Coro da Catedral de Aachen, o qual teremos a oportunidade de assistir e ouvir em Blumenau - em  mais de um local - e Pomerode, é o coro nascido, a partir de uma escola da canto coral, nesta histórica catedral. Este coro também é conhecido por cantar em latim. Sua origem remonta uma história de mais de 1200 anos. Foi fundado pelo Imperador Carlos Magno, como uma escola de canto coral - cantorum scuola. Carlos Magno fundou ao lado de São Alcuíno de York e no seu tempo era conhecida como Sculoa Palatina ou Palatinate Choir. Quando houve sucessões do Kapellmeister (Diretores do Coro- Mestre da Capela) - o coro ganhou reputação internacional, quando começou a receber apoio de pessoas influentes e houve um avanço musical do coro.

Catedral de Aachen
Catedral de Aachen
O Coro da Catedral de Aache se apresentou na Itália, Coréia do Sul, Espanha, no Balcãs, África do Sul e Malta. E neste ano de 2016, o longevo coro estará em excursão pelo Brasil entre os dias 8 ao dia 17 de outubro. Visitarão as cidades de Blumenau, Pomerode e Florianópolis.

O Programa

O nome: Cantos da Europa .
As músicas são do tipo sacra, clássia e popular cantada. A duração da apresentação é de 90 minutos.
As canções do Programa do Coro da Catedral de Aachen "passeia" por durante 8 séculos - poderia-se afirmar que é um período de tempo menor que o da sua história. Ele inicia com a primeira polifonia da idade média até as composições contemporâneas. Efetuam variações entre músicas e hinos sacros de diversos tipos. Na segunda parte serão apresentados cantos de música folclórica alemã e para encerrar, a clássica valsa do Danúbio Azul de Johann Strauss.



 Apresentações

Blumenau
Dia 9 de outubro de 2016 - 19:00h - Teatro Carlos Gomes
Ingressos: R$20,00

Pomerode
Dia 10 de outubro de 2016 - 19:00h - Teatro Municipal
Gratuito

Florianópolis
Dia 11 de outubro de 2016 - Final das missas - Catedral de Florianópolis
Gratuito

Blumenau
Dia 12 de outubro de 2016 - Final das missas - Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Gratuito

Blumenau
Dia 15 de outubro de 2016 - Final das missas - Paróquia  Cristo Rei.
Gratuito

Blumenau
Dia 16 de outubro de 2016 - Final das missa - Catedral São Paulo Apóstolo.
Gratuito


Soubemos que o Aachener Domchor gostaria de interagir com o Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau - No palco do Oktoberfest Blumenau.
Não há nada  concreto e oficial sobre esta intensão.





Sr. Blumenschein
Estes momentos de cultura na região foram possíveis pela sensibilidade e coincidências entre dois amigos alemães. Um deles trabalha em Blumenau e outro, tem um filho no Aachener Domchor. Conversando entre si, ambos concluíram que seria interessante a excursão e a efetivação de um intercâmbio, este existente entre Blumenau e Alemanha desde a fundação da cidade catarinense. O coro renomado se apresenta gratuitamente. Está sendo cobrado no Teatro Carlos Gomes, porque este não recebe subsídio do poder público para manter seu espaço cultural. Nos demais locais, a apresentação do Aachener Domchor não é cobrado ingresso
Teatro Carlos Gomes

Também cumprimentamos o Sr. Markus Blumenschein, um dos dois amigos que viabilizou este momento cultural na região. Muito bom "construir pontes"!
Guardemos as datas em nossas agendas, mediante uma real oportunidade de assistir um coro de meninos -  com uma história  de mais 1200 anos.










2 comentários:

  1. Parabéns pela divulgação. Assisti o Aachener Domchor na Catedral de Florianópolis. Inesquecível foi cantar o Salmo na missa e ser elogiado pelo regente alemão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns e que legal a tua oportunidade. Fizemos o registro de sua participação no Teatro Carlos Gomes. Basta clicar sobre:
      https://angelinawittmann.blogspot.com.br/2016/10/momentos-cantos-da-europa-aachener.html

      Abraços cordiais...

      Excluir