domingo, 9 de março de 2014

Um passeio pelo Bairro Victor Konder - no Espaço e na História - Blumenau

Estivemos visitando o Bairro Victor Konder - Bairro de Blumenau. Em função da presença da FURB - Universidade Regional de Blumenau, legislação vigente e de sua proximidade com a área central da cidade, é um dos  bairros que mais vem sofrendo transformações na paisagem, quanto ao tipo de ocupação do espaço. As edificações residencias unifamiliar, vem deixando seus espaços físicos para edifícios residenciais multifamiliares. Algo que vem ocorrendo de maneira célere e coordenado pela batuta da construção civil, grande interessada nos negócios imobiliários.
Acervo Família Haas 

Victor Konder


Vamos conhecer um pouco sobre o bairro Victor Konder, o qual foi criado através da Lei Nº. 717 de 28 de abril de 1956 e seu nome foi uma homenagem a Victor Konder - ex presidente da Câmara Municipal de Blumenau, ex Secretário da Fazenda do Estado de Santa Catarina e ex Ministro de Estado dos Negócios de Viação e Obras Públicas do Brasil. Victor Konder tinha sua residencia no bairro, cujo acesso dava-se pelo beco Rabe, atual Rua Timbó. Foi aberta uma rua, próxima à sua residência - que nos primeiros tempos era uma chácara - no dia 8 de abril de 1939. Esta, recebeu o nome de  Rua Victor Konder.




Washington L. P. de Souza
Logo após sua eleição e de se tornar o Presidente do Brasil - Washington Luiz Pereira de Souza visitou Blumenau no dia 29 de maio de 1926. Neste momento convidou Victor Konder, para ocupar a pasta da Viação. A residência do Victor Konder existia na paisagem de Blumenau até bem pouco tempo - no Bairro Victor Konder quando foi encampada pela construção de um edifício que a usou para espaço de salão de festas do Condomínio.
Localização da Residência de Victor Konder - situação atual - Salão de festas de um condomínio. Foram construídos mais dois novos conjuntos, não respeitando a distância recomendada no caso do entorno do patrimônio. Distância que foi respeitada, no momento da construção do primeiro conjunto construído (Voltado para Rua São Paulo) e que usou a casa como salão de festas. Foto retirada do Google Earth.
Casa e Victor Konder, em estado muito ruim de conservação. 
Escada de madeira torneada, canela. Agosto de 1997. 
Um pouco antes da construção das duas torres no terreno.

Casa de Victor Konder em estado muito ruim de conservação, invadida pelo mato. Foto - Agosto de 1997. Um pouco antes do início da construção das duas torres no terreno.


Casa de Victor Konder em estado muito ruim de conservação, invadida pelo mato. Foto - Agosto de 1997. Atualmente encontra-se longe do alcance visual público, dentro de um condomínio, no bairro





































Situação atual do Casarão

No período da II Guerra Mundial, através do Decreto Lei n°. 68, de 18 de agosto de 1942, foram alterados os nomes alemães dos becos para nomes brasileiros - existentes no bairro, como:
- Beco Otto Stutzer - Rua Indaial;
- Beco Rabe - Rua Timbó;
- Beco Machado  - Rua Gaspar;
- Beco Meyer - Rua Camboriú.

A Rua São Paulo foi aberta em 1860 e oficializada em  16 de abril de 1919. Seu primeiro calçamento foi concluído em 1950.
A Empresa da família Haas iniciou sua atividade em 1918 e beneficiou o arenito de Nova Bremem (atual município de Presidente Getúlio). Na década de 1930, beneficiava mármores e granitos, passando nos anos 1960 a montar túmulos. Em 1967, direcionou seus serviços para o setor funerário.
Haas, em 1939, junto a linha férrea. Aos fundos - a Rua São Paulo e
sua empresa - mesmo local onde está atualmente e é administrada pela 4° Geração da família.
Em 1923, foi fundada a Fábrica de Chapéus Nelsa S/A, também na Rua São Paulo - no prédio do antigo Jornal de Santa Catarina. Jornal fundado por Luís de Freitas Melro. Sua distribuição diária iniciou no dia 22 de setembro de 1971, no ano que foi desativada a EFSC - ferrovia, cujo leito ferroviário passava pelo bairro, como ilustra a fotografia acima. 

A ponte da Rua Paraíba, sobre o ribeirão da Velha, foi construída em 1925. 


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foi fundado, por uma iniciativa dos industriais da cidade e região, no dia 14 de novembro de 1945, aproveitando as instalações das indústrias. No ano de 1955 se concluiu a construção da Escola na Rua São Paulo.

Nos últimos 85 anos, o bairro sofreu grandes transformações, com relação ao adensamento em seu território. Também é importante frisar, que a adequação de infraestrutura básica não acompanhou estas transformações, como creches, escola, áreas de lazer e esporte. Seria muito interessante para a sociedade de Blumenau, que este crescimento fosse acompanhado com critério e planejamento dos espaços públicos e infra estrutura. Também o acompanhamento, por parte dos órgãos responsáveis, do que se vem tirando da paisagem, no que tange patrimônio histórico arquitetônico.  Tipologias importantes, se encontram atualmente sem o contexto urbano, enquanto conjunto, este com características e  identidade própria em sua paisagem. Há uma total desconexão, sem contar, a ausência das tipologias, já retiradas da paisagem, para dar lugar à construção dos edifícios, como estampam as imagens na postagem.


Observamos que as tipologias, que estão sendo sistematicamente trocadas são semelhantes às tipologias das  cidades que apreciamos visitar, na Europa.

"Aprecie esta vista" - Um ou dois - em detrimento da paisagem e da não adequação do desenho da cidade ao que representa esse adensamento..."Barco sem timoneiro"!
Quantos apreciarão essa vista? Em detrimento de toda a cidade - Seria um mirante público?
Quem "faz" o plano (o desenho - o projeto) da cidade hoje, são meia dúzia de construtoras. Uma ou duas constroem torres, há mais de 20 anos na região. Blumenau perde a identidade e a qualidade do espaço citadino paulatinamente. É um processo irreversível.
Atualmente, o bairro está verticalizando. Resta saber, até quando, será possível este processo, sem investimento em outras infraestruturas, que não estão acompanhando estas modificações. Sem contar, a perda dos tipos pertencentes ao patrimônio histórico arquitetônico. É a cidade de Blumenau.

As imagens comunicam...



Grande potencial paisagístico e de lazer na paisagem
Ponte construída em 1925 - sobre o Ribeirão da Velha - Bucólico


No terreno onde foi construído este edifício tinha um exemplar autêntico de
enxaimel, até o ano  de 2011 





Primeira residência da Família Haas











Demolida no ano de 2017 - para dar lugar a um edifício


As duas torres aos fundos foram construídas do terreno, onde estava  a casa de
Victor Konder  - o exemplar do patrimônio histórico transformada em salão de festas
do condomínio e saiu da paisagem da cidade.


Rua São Paulo

Empresa da Família Haas desde 1918
Empresa da Família Haas desde 1918

 






Foi demolida no ano de 2016




















 

Foi demolida








 Como dever ser a cidade que queremos deixar para nossos netos?
---------------
Demolição - posterior a postagem...
2015

Demolida 2016








Outro exemplo...


Dia 2 de fevereiro de 2016 - Registro para a História












Em construção...




4 comentários:

  1. Parabéns pelo seu registro. Material de muita qualidade sobre o bairro onde moro. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Paulo. Muito obrigada. O seu retorno é motivador.

      Excluir
  2. Emocionante, passar por todos os seus cuidadosos registros, Angelina! Muito obrigada!!! Infelizmente é o curso dos tempos e um lutar contra moinhos de vento. O seu trabalho de conscientização é magnífico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que conforta, ao menos, que podemos deixar um registro, para o futuro. Mas confesso, é dolorido acompanhar....
      Muito obrigada por seu retorno. Abraço grande.

      Excluir