domingo, 13 de dezembro de 2015

Natal no espaços de Blumenau - Cidade e Vila



Ontem, dia 12 de dezembro, lembrando os blumenauenses que se encontram longe da cidade, aqueles que se encontram na Alemanha e, sabemos nos acompanham. Também lembramos dos muitos amigos que navegem nestas páginas - fomos dar uma volta na cidade para captar um  pouco do espírito de natal que permea a Blumenau 2015. 
Este registro, também é um registro histórico. Quem aprecia história, "constrói" história, para que gerações futuras tenham acesso aos registros de imagens e documentos feitas no momento presente. Fomos até a Vila Germânica, conhecida internacionalmente por ser o palco do Oktoberfest Blumenau. Neste período torna-se palco do "Magia de Natal" em Blumenau e recebe uma decoração especial e característica para a alegria das crianças de todas as idades.
































"Magia do Natal" - Programação de Natal organizado pela Prefeitura  de Blumenau que envolve também os bairros da cidade e a comunidade blumenauense. O ápice destes momentos da Programação de natal acontece durante os Concertos e Desfiles - estes ocorrem na Rua Alberto Stein - em frente à Vila Germânica.
Desfile de Natal na rua Albert Stein - Frente da Vila Germânica

Desfile de Natal na rua Albert Stein - Frente da Vila Germânica
Grande participação das pessoas - crianças de todas as idades











Jantar fechado com espetáculo de natal - R$ 60,00/pessoa - No espaço privado da cervejaria - inaugurado no último mês de outubro no Complexo da Vila Germânica



















Exposição de arte natalina - Parque Vila Germânica
Exposição de arte natalina dentro do Parque Vila Germânica












Kit Adquirido ao preço de R$ 5,00 para decoração in loco, na oficina
Fora dito que é uma oficina era para as pessoas observarem uma tradição feita pelos Opa e Omas. É uma tradição viva, onde há muitas famílias que pratica, É positivo, para aqueles que chegam e desconhecem interagirem e aprenderam uma prática cultural de natal regional.








































































Vamos dar um pulinho no centro da cidade real?


Saindo da Vila Germânica rumo área central






Tradicional "Beira Rio" - Quase à escuras - Singela decoração - muito aquém de tempos passados




Um dos pontos focais da cidade real, sem a tradicional
decoração de Natal de outros anos - No escuro
Campanário da Catedral de Blumenau - 2015




Anos anteriores

Anos anteriores


















É  bom alimentar o sonho e o clima de natal sem torná-lo produto, cenário e comércio. A cidade é o espaço real e testemunha a continuidade dos períodos históricos estampados em suas paisagens e nas quais passam as gerações. 
Enquanto o homem conhecer e interagir nos seus espaços - da cidade, ele terá amor e laços estreitos com a mesma. Sintonia com sua identidade cultural
As pessoas devem ocupar, também os espaços da cidade real, pelo anseio de interagir e viver o espírito de natal dentro do espírito da cidade, efetuando trocas. Estas trocas são salutares para a cidade e, principalmente para a sociedade que vive nela, que são as pessoas, sem descrimações e segregações. 
Espaço público de e para todas as classes que a ocupam.



Para refletir!
Feliz Natal!
Frohe Weihnachten!














Nenhum comentário:

Postar um comentário