sábado, 14 de fevereiro de 2015

Aquarela - com Rosely Terezinha Tank Siebert

Trem da EFSC Passando por Rio do Sul
A arte é a expressão, a partir de nossa liberdade dos sentidos, em alguns casos, reproduzida a partir de uma técnica. Comunica uma "mensagem", as características de uma época, um sentimento, uma percepção do tempo que vivemos. Desperta emoções. A "leitura" e a percepção de um observador da arte, varia de observador para observador.
Sra. Rosely  Siebert - Foto de Xico Stocker
A região do Vale do Itajaí é muito bem servida de vocações artísticas, desde os primeiros anos de fundação da Colônia Blumenau.
Ficamos felizes, porque recebemos um presente, na semana que passou. Recebemos uma amostra - fotografias -  de uma parte do último trabalho da Sra. Rosely Terezinha Tank Siebert, artista da cidade de Rio do Sul ,  feito com a técnica da aquarela - técnica que poucos artistas ousam, pelo grau de dificuldade e necessidade de familiaridade com a mesma.
Conhecemos a artista rio-sulense durante uma noite cultural na Fundação Cultural de Rio do Sul em 22 de setembro de 2010, quando lançávamos o segundo livro e ela apresentava a coletiva - Universo Corporal.
Neste momento, observamos sua vocação artística - Possui uma identidade própria.

Sra. Rosely durante sua exposição Universo Corporal
em setembro de 2010
Antes de prosseguir, vamos conhecer um pouco sobre a técnica...

Aquarela é uma técnica, entre as muitas atividades das artes plásticas, na qual os pigmentos se encontram dissolvidos em água. Os suportes são variados. O mais comum é o papel "poroso". São também usados o papiro, casca de árvores, entre outros. A técnica é muito antiga, do mesmo período que surgiram o papel e os pincéis feitos de pelo de coelho, na China.
Alguns nomes se destacaram usando a técnica nHistória da Arte ocidental. Na idade média, lembramos o nome de Tadeo Gaddi, discípulo de Giotto. Também, Albert Dürer usou a técnica em parte de sua obra. Produziu um acervo de mais de 120 obras usando a técnica.
Dürer
Como já comentamos, é uma técnica muito difícil de pintura. Geralmente, a maior dificuldade é delinear a perspectiva, criar sombras e de não deixar a água escorrer sobre o suporte escolhido. 
A técnica se resume em burilar a água com o pigmento sobre o papel. O artista debe ser hábil o suficiente, para que o papel "absorva" a "água colorida" no momento certo, com a cor certa e no local certo. 
O papel deve ser bem escolhido. Além de uma certa espessura e porosidade deve ser de boa qualidade para que não permaneça "enrugado".

Imaginemos esta complexa técnica retratando exemplares do Patrimônio Histórico Arquitetônico da cidade de Rio do Sul e momentos da Estrada de Ferro Santa Catarina - EFSC.
Sra. Rosely, sabendo de nosso carinho e interesse pelo assunto, encaminhou-nos algumas imagens de parte de sua coletânea,  as quais são maravilhosas por vários razões. Desde o uso da técnica da aquarela, até os motivos reproduzidos.
Junto com as fotografias enviadas, a artista esclarece que são aquarelas da Série: Memórias de Rio do Sul Antigamente - Releitura de fotos antigas conhecidas . Diz ainda, que trabalha neste projeto desde março de 2011. Já tem uma bom número de obras desta série, mas que ainda restam, aproximadamente 50 fotografias, que pretende reproduzir em aquarela.

Com emoção, apresentamos a sensibilidade e captação de um pouco da história do Vale do Itajaí a partir de mãos habilidosas e mais rápidas que o movimento da água em cores, sobre o papel...

Ponte Ferroviária - Rio Do Sul - Ponte dos Arcos
Rio Hercílio - Travessia a canoas - Rio do Sul
Estação Ferroviária de Rio Sul - Aos fundos a Igreja

Travessia do rio com Balsas - Rio do Sul

Madeiras descendo o rio - Período da Extração de madeira - Rio do Sul

Ponte Ferroviária da EFSC - Ponte dos Arcos - Rio do Sul

Trem da EFSC 











Resumida biografia e formação

Sra. Rosely Terezinha Tank Siebert é natural de Rio do Sul-SC, cidade que reside atualmente. 
Desde 1990...
Participou de oficinas de desenho e pintura com a Professora Sra. Lygia Neves e Sra. M.SaletteWerling. 
Também, de oficinas de texturas do Professor Sr. Rubens Ostroen, Sra. Eliane Roussenq e do Sr. Érico da Silva
Participou de oficinas do Sr. Carlos R. da Silva e Mariza H. Cardoso
Participou  no Workshop “Aquilo que forma o meu Mundo” , coordenada pela Sra. Sílvia Teske e da Semana Integrada de Arte Educação - FURB – Blumenau – SC.
Esteve presente no projeto Pretexto (2006,2007 e 2008), com Sr. Fernando Lindote, Sr. Roberto Freitas, Sra. Fabiana Wielewicki e Sra. Letícia Cardoso.
Participou de exposições coletivas, individuais, salões e leilões no Estado de SC, Gramado - RS e Buenos Ayres.
Participou dos painéis: 
  • Homenagem dos Artistas à cidade; 
  • Grafitagem no Prédio da Fundação Cultural de Rio do Sul; 
  • Projeto Renascer: Pintura em Orelhões; 
  • Programa Desperta Cidadão: Tela Coletiva; 
  • Painéis de Rio do Sul: Terminal Rodoviário; 
  • Mural do Artista:Homenagem da Fundação Cultural; 
  • Guia Cultural e Turístico 2000 e 2001 de Rio do Sul; 
  • Painel em Mosaico:História de Rio do Sul no Elevado José Thomé.


Seher Schön!








Agradecemos e parabenizamos a Sra Rosely, pela beleza e sensibilidade compartilhadas e,  oportunidade de aprendizado e momento de emoção. 


A história reproduzidas em suas aquarelas tem luz!



5 comentários:

  1. Angelina, fiquei lisonjeada com a publicação. Agradeço de coração.

    ResponderExcluir
  2. Linda obra, Rosely. O mundo anda carente de arte e sorrisos. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. São lindas as obras em aquarela da artista plástica Rosely. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. São lindas as obras em aquarela da artista plástica Rosely. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma artista com grande vocação e sensibilidade, com certeza. Abraços, Leonice.

      Excluir