quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Música - Ludwig van Beethoven e Karajan

Ludwig van Beethoven - 1803

Vamos conhecer um pouco do compositor clássico romântico, nascido na Renania do Norte  (Bonn) - Alemanha e um dos maiores gênios da música universal - Ludwig van Beethoven.
Beethoven era de origem flamenga, motivo do van, em vez de von, neto e filho de músicos, passou a ter uma formação musical sistemática, com o melhor mestre de cravo da cidade, Christian Gottlob Neefe (1781). Substituíu Neefe como organista da corte (1783-1787) e a seguir foi enviado a Viena para estudar com Mozart (1787).
Seu talento fez com que angariasse vários amigos e admiradores que se tornaram seus protetores, como os Breunings, o violinista Franz Anton Ries, o conde Ferdinand von Waldstein, a família Brunswick, o conde Rasumovski e o arquiduque Rodolfo.
Estudou com Haydn (1792) com quem logo se desentendeu com o contrapontista Johann Georg Albrechtsberger e com Antonio Salieri. Adorado como pianista e como improvisador, foi acometido de um problema progressivo de surdez (1798) e aos 50 anos já estava praticamente surdo. Inicialmente o problema o fez entrar em desespero e, diante da ineficácia dos recursos médicos, chegou a cogitar do suicídio. Porém aos poucos se conformou com a situação e como não nascera surdo, tinha memória auditiva suficiente para compor em sua mente.
"Devo viver como um exilado. Se me acerco de um grupo, sinto-me preso de uma pungente angústia, pelo receio que descubram meu triste estado. E assim vivi este meio ano em que passei no campo. Mas que humilhação quando ao meu lado alguém percebia o som longínquo de uma flauta e eu nada ouvia! Ou escutava o canto de um pastor e eu nada escutava! Esses incidentes levaram-me quase ao desespero e pouco faltou para que, por minhas próprias mãos, eu pusesse fim à minha existência. Só a arte me amparou!" Beethoven - 6 de outubro de 1802

 Embora incapaz de captar novos sons, tinha conhecimento suficiente para formar composições em seu cérebro e transformá-las em partituras. A partir daí, viveu sua mais intensa fase criadora, compondo obras primas como a sonata Kreutzer, a sinfonia Heróica (1803), a sétima sinfonia e o trio Arquiduque (1811). Com a sua surdez agravada foi convidado a ir morar em Kassel, na Vestfália (1815), onde os nobres de Viena lhe proporcionaram uma pensão vitalícia para que não saísse da cidade. A imortal Nona sinfonia, criada pouco antes de sua morte, foi declarada patrimônio da humanidade pela UNESCO.
A crítica diz que Beethoven, Karajan e a Orquestra Filarmônica de Berlim é uma das combinações mais perfeitas que que surgiu na música clássica. Vamos assitir a apresentação aconteceu em 1977, durante as comemorações de 100 anos de nascimento do compositor, em Nova York.

Karajan

Herbert von Karajan, nasceu em  Saltzburgo - Áustria, em 5 de abril de 1908. Foi um dos músicos mais respeitados do século passado. Influenciou músicos e tornou acessível a música clássica através de seus concertos ao vivo. Foi por mais de 30 anos, o  regente da Orquestra Filarmônica de Berlim

Saltzburg
Nona Sinfonia é sintetização do otimismo e da beleza, escrita quando o compositor estava completamente surdo e é considerada a sua maior glória. A música externa o maior desejo de Beethoven - paz e fraternidade no mundo.






O Filme - Minha Amada Imortal 
Biografia romanceada - Ludwig van Beethoven



Bis Morgen!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário