quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O Diário de uma Reforma - O Palco do C.C. 25 de Julho

Mutirão da construção da atual sede - Final
 de semana - sócios
Desde as primeiras décadas de Colônia Blumenau, os imigrantes se organizaram para construir o templo religioso, a escola e o local de esporte e lazer, onde se encontravam nos momentos que não estudavam, trabalhavam e oravam. Todas estas movimentações eram feitas de maneira organizada, a partir de mutirão e as associações, sobre as quais já mencionamos. No âmbito cultural, o trabalho de mutirão já era e  é parte dos momentos de lazer. Nos finais de semana e nas suas horas de folga, reuniam os amigos e construíam o Clube de Caça e Tiro, o salão, ou mesmo efetuavam a manutenção a partir de uma diretoria que coordenava, por menor que fosse o grupo. Em 2011, história muito recente, participamos de um trabalho semelhante, durante a reforma do palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Trabalhos coordenados diretamente por Sr. Rolf Haas
É a memória de práticas que fizeram parte do início de muitas cidades na região do Vale do Itajaí e ainda permanecem vivas através de inúmeros grupos culturais, que são responsáveis por manterem vivas a tradição e também seus espaços.

Participamos da equipe que reformou o Palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau, ao longo do ano de 2011.  Fizemos registros com imagens e descrição e publicamos no Blog do centro cultural. Também deixamos aqui, em nosso Blog, esta parte da História do 25 e já da cidade de Blumenau.

Foi publicado em 9 de outubro de 2011

 Na manhã da inauguração
Hoje, após um ano da percepção sobre a necessidade concreta de se efetuar a manutenção no palco do C.C. 25 de Julho, o mesmo será apresentado aos sócios e amigos do C.C. 25 de Julho que estarão prestigiando o Oktoberkaffe, dentro de uma linha versátil e funcional, seguindo a tendências de palcos usados em sociedades culturais do sul da Alemanha e Áustria. 
Tudo começou com a realização do Baile Cultural, em março deste ano, que além de abrir os trabalhos culturais no centro cultural, também tinha como objetivo, arrecadar fundos para efetivar a reforma do palco.
Contamos, também, muito efetivamente, com doação de material e mão de obra da empresa Rossmark, cujos proprietários são descendentes diretos de um dos fundadores e um dos maiores mecenas do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Também foi de importância vital, a atuação do Sr. Rolf Haas que fez muito além do que cabe ao Diretor de Patrimônio, cargo que ocupa na Diretoria do C.C. 25 de Julho. Além de destinar material e veículos para o transporte de materiais, sempre esteve envolvido pessoalmente nas várias etapas da obra...
Trabalhando junto, na execução da obra, à exemplo dos primeiros sócios fundadores que construíram este patrimônio físico, sede do C.C. 25 de Julho, nas suas horas de folga, através de mutirões e frentes de trabalho.
Também outras pessoas, sensibilizadas pela importância dos trabalhos no palco, formaram esta boa equipe.

Diretoria do C.C. 25 de Julho - Diretoria de Patrimônio
Sr. Rolf Haas e Equipe
Sr. AntônioGetnerski
Sr. Luiz Getnerski

Empresa Rossmark  e sua Equipe
Srta. Aneliese Schwertl
Sr. Dieter Schwertl
Sr. Arthur Klan
Sr. Roberto Kubas

Empresa Womatel e Equipe
Eletricista Sr. Edgar Tiezke

Cortinas - Catherin Maison
Sra. Sônia S. Silva

Artista Plástica - Pomerode
Sra. Margareth Soethe

K Soluções Criativas
Sr. Jorge Wittmann
Srta. Luciele Kessler

Pintarte
Sr. Valdir Hammes

Gabinete Vice-Prefeito de Blumenau
Sr. Rufinus Seibt 
Destinou Banda para Baile cultural março 2011 - objetivo - o concerto do palco

Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau
Sra. Angelina Wittmann

Na sequência, sem palavras, somente através de fotografias, a Reforma através de um diário de imagens, que aconteceu, a partir de ações concretas de uma boa equipe de trabalho.



Projeto executado


































Sr. Schwertl - neto de um dos fundadores e Sr. Haas

Irmãos Schwertl - netos de um dos fundadores e Sr. Haas





Sr. Rof Haas - acreditou sempre e coordenou os trabalhos











Imagem usada para simular a paisagem de fundo em teste - Foto a seguir - Simulação. 
Estudo para a escolha da  paisagem de fundo - Simulação virtual - Foto anterior





Paisagem

Sr.  Rolf  Haas






Fotografias do final da tarde do dia 9 de outubro



Inauguração durante o Oktoberkaffee - dia 09 de outubro
Srta. Aneliese Schwertl e Sr. Rolf Haas, soltaram a fita e abriram  as cortinas 
para a Banda alemã Trachtenkapelle D' Rauschberger–Zell tocar

Vídeo - Inauguração

Banda alemã Trachtenkapelle D' Rauschberger–Zell no palco
Vídeo





Meta e partir de um projeto e um trabalho em equipe
Trabalho terminado de uma equipe


O resultado do trabalho de uma equipe.


Leitura Complementar - Clicar sobre: 



2 comentários:

  1. Boas lembranças do 25 de Julho. Minha tia Alida Schmidt trabalhava no clube, na cozinha senão me engano. Pena não ter fotos dela para compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos compartilharam e compartilham de lembranças comuns neste espaço. Lembranças de trabalho, amizade, lazer, cultura, música, dança, esporte, ....gerações tem este espaço em suas lembranças. Abraços, Luki.

      Excluir