segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Trachten in Bayern - Trajes usados na Baviera

domingo, 17 de fevereiro de 2013


Mapa da Alemanha e seus Estados
Na cidade de Blumenau e região, ou mesmo em entidades ligadas à cultura, procuram definir o que é um  traje típico alemão.
Em várias oportunidades, já comentamos que é difícil definir um traje para a Alemanha, por conta de sua diversidade cultural dentro das várias regiões
1- O traje histórico: 

Devidamente documentando, realmente utilizado pelas pessoas de uma determinada região, sendo que foi baseado nos materiais disponíveis no local a época, necessidades, clima, relevo e outros. Este traje é normalmente utilizado nos dias atuais por Tanzgruppen (Grupos de danças Folclóricas) e TrachtenVereine (entidades que preservam trajes, usos e costumes).
2- O Trachtenmode: 

O traje típico comum, baseado no histórico mas voltado para o mundo fashion. É o traje de consumo. É mais leve, mais barato e não segue critérios rigorosos, apenas o estilo Landmode.

Vamos postar algumas imagens de tipos de trajes usados na Baviera, região da descendência de muitas das famílias que fundaram, e cuja descendência ainda frequenta o centro cultural. Região, com a qual o C. C. 25 de Julho de Blumenau tem grande proximidade através da integração cultural a partir de seus grupos. 
Lembramos que há regiões na Alemanha que não adotam trajes típicos, por influência do regime político após a 2° Grande Guerra Mundial.
Baviera é um estado muito tradicional e  possui um leque de tipos de trajes. O Debate sobre o que é considerado traje ou não, ocorre lá como aqui na região. Pode-se afirmar que também existe polêmica e debates sobre o que é ou não correto usar ou adotar como traje, dentro da história e  tradição do local e de seus descendentes.
Ao longo dos anos foram criadas releituras de trajes históricos com adaptações a partir da moda atual. 

Um pouco do que usam no Estado da Baviera:


























































Na  Baviera, como em Blumenau - Existem debates e polêmicas sobre o que é, ou não, correto usar como traje 
O importante é manter a tradição e não permitir mudar a identidade cultural a partir dos trajes que, definitivamente, não são fantasias ou alegorias.
Alguns imagens históricas de trajes da Baviera
Tradição - História






















Tradição!


Nenhum comentário:

Postar um comentário