domingo, 20 de outubro de 2013

Pessoas e a Ferrovia na região...

quinta-feira, 29 de setembro de 2011


Fotografia dos idealizadores da EFSC publicada no Jornal de Santa Catarina JSC do dia 27 de setembro, terça feira. A EFSC foi a única ferrovia construída no Brasil com tecnologia alemã...
"Idealizadores e construtores da Estrada de Ferro de Santa Catarina, no início do século 20.
Sentados da esquerda para direita: Dr. Castilho, o engenheiro Musika, o alemão Werner, inspetor e auxiliar técnico Roepcke.
De pé, os técnicos Ludwig Muzika, Pfau, Gelbert, os engenheiro Hanz Meyer e Schwingt, Mike, Goldner, Schroeder, Otto Rohkohl, Wehlert e Otto Baumeier.
Sentados da esquerda para direita: Dr. Castilho, o engenheiro Musika, o alemão Werner, inspetor e auxiliar técnico Roepcke.
De pé, os técnicos Ludwig Muzika, Pfau, Gelbert, os engenheiro Hanz Meyer e Schwingt, Mike, Goldner, Schroeder, Otto Rohkohl, Wehlert e Otto Baumeier."
Manifestações e lembranças nas famílias diante de tão rica história. Depoimento do Sr. José Pfau ao ler o jornal JSC.

...Meu pai foi mecânico de trem na Estrada de Ferro, inclusive contava que fazia a manutenção do vapor Blumenau. Razão pela paixão por esta história do nosso trem. Meu vô Guilherme era funcionário da Rede, em São Francisco do Sul e foi transferido, com nove filhos, para Mafra. Meu pai era também atleta e jogava futebol pelo "Peri" de Mafra, que era o time dos ferroviários. O Dr. Antônio Vitorino Avila Filho, depois superintendente da EFSC, foi o padrinho de futebol e trouxe seu Osmênio Pfau para Blumenau, para jogar no Brasil e depois, no Palmeiras. De título ele tem, como "beque central", a medalha de campeão do Centenário. 
Sobre este técnico Pfau, acreditamos que seja irmão do vô Guilherme. (Veja o blog da familia Pfau) Um deles era Reynaldo Pfau - farmacêutico na Rua São Paulo, em Blumenau, próximo a fábrica de gaitas. Por outro lado, num site de localização de ruas, em São Paulo, temos um nome de rua dada a um cidadão de SC, de nome Pfau, que foi de profissão agrimensor. Pode ser ele. 

Zé Pfau

Muito bom receber os "ecos" diante de fatos e movimentações históricas de nossa região. Afinal, prosseguimos escrevendo seus capítulos no tempo presente a partir destes elos. Nosso agradecimento, pela manifestação Zé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário