sábado, 19 de outubro de 2013

História - O Natal 2/2

 Natal na Alemanha


Natal começa a ser “preparado”, na Alemanha, no período do Advento, no final do mês de novembro, correspondente ao quarto domingo antes da data – Este período em alemão é conhecido como: Weihnachtszeit.
Durante o período de advento acontece os “Weihnachtsmarkt”- as tradicionais feiras de Natal mencionadas na reportagem da DW, postada anteriormente. A maioria destas feiras atende ao público até os dias 23 e 24 de dezembro e quase sempre é ponto de encontro entre familiares e amigos.



  













Advento

O advento é o tempo para a preparação. A coroa de advento, geralmente é feita de ramos de pinheiro e fitas vermelhas e tem importante significado na tradição de Natal na Alemanha, entre outros países. Este conjunto de ramos, conhecida por guirlanda recebe 4 velas, que são acesas a cada domingo que antecede o Natal.

A Origem do Advento

Aguirlanda é oriunda da tradição pagã,  sendo adotada e modificada pelo cristianismo. Os povos da região, antes da vinda dos cristãos, na escuridão do inverno, em volta das folhas acendiam velas, que representavam a luz e o fogo do deus Sol, desejando que a luz e fogo do sol retornassem em breve.
Para cristianizar as pessoas que habitavam a região, os primeiros missionários, adotaram a tradição, dando um outro significado a este costume antigo. Seu significado atual representa a união, o amor de Deus e as velas lembram que Jesus é a luz do mundo.

Adventskalender
O Calendário de Advento - Adventskalender - é um dos principais símbolos do advento alemão. O calendário é formado por janelinhas com números de 1 a 24, sendo que o 1 representa o primeiro dia do mês de dezembro e o dia 24 é a véspera de Natal. OAdventskalender surgiu na Alemanha e é um tipo de “contagem regressiva” para as crianças, que aguardavam, com grande expectativa, o dia de Natal.



São Nicolau

Na Alemanha é comemorado o dia de São Nicolau no dia 6 de dezembro. Rege a tradição que neste dia, as crianças bem comportadas recebem doces, luvas, cachecóis e ao contrário, as mal comportadas recebem carvão em seus sapatos. Para as religiões cristãs, este personagem bondoso é considerado o verdadeiro Papai Noel. Ele não tinha barriga, não usava roupas vermelhas e nem calçava botas pretas. Ele era alto, esbelto, vestia uma batina branca e usava mitra. A roupa vermelha era sua vestimenta de Bispo, conhecido Bispo de Mira.
Em todo o mundo, este dia, 6 de dezembro é usado para montar a árvore de natal, que permanece assim até o dia da Epifania, no dia 6 de janeiro.

Bispo de Mira

São Nicolau, após ser padre, se tornou bispo. São Nicolau Taumaturgo era da cidade Mira. Foi muito conhecido pelos ortodoxos, principalmente pelos russos.
Nicolau nasceu na Ásia Menor, no final do Séc. III. Sempre teve desejos de entrar na vida religiosa, desde tenra idade. Foi ordenado padre muito jovem. Ainda jovem, Nicolau herdou grande fortuna e a distribuiu entre os pobres. Ajudava aos mais necessitados anonimamente para que ninguém pudesse lhe agradecer.


Um exemplo de suas ações na época:

Um comerciante rico da cidade de Patara tinha 3 filhas. Quando as suas filhas chegaram à maturidade, o comerciante faliu e, então, teve uma idéia pouco ética. Usar a beleza das filhas para conseguir meios de sobrevivência. São Nicolau ficou sabendo de seu plano e decidiu intervir junto a ele e as filhas e salvá-los de tal pecado e vergonha. Aproximando-se, durante a noite, da casa do comerciante falido, ele jogou pela janela aberta, um saquinho com moedas de ouro. O comerciante, achando o ouro, com grande alegriapreparou o enxoval da filha mais velha e arranjou-lhe um bom casamento. Passado um pouco de tempo, São Nicolau, novamente, jogou pela janela, um saquinho com ouro suficiente para o enxoval e o casamento da segunda filha. Quando o São Nicolau jogou o terceiro saquinho com ouro para a filha mais nova, o comerciante estava à espera dele. Prostrando-se diante de Nicolau, o comerciante agradeceu emocionado a salvação da sua família, da vergonha. Após o casamento das três filhas, o comerciante conseguiu recuperar os seus negócios e começou a ajudar aos próximos a exemplo de seu benfeitor.

Um pouco do que se coloca na mesa no dia de Natal alemão

Plätzchens de natal

O Plätzchen é um dos mais tradicionais doces da época natalina. São bolachinhas dos mais variados tipos e formas enfeitadas de vários jeitos. Seu preparo exige das famílias muito tempo disponível e geralmente a família toda. Quando há crianças, são as mais empolgadas na confecção da iguaria.


Stollen

Originalmente, este tipo de bolo era cozido sem manteiga ou leite, pois estava em vigor na época, a proibição destes ingredientes, pelo Papa. Lord Ernst da Saxony e seu irmão Albrecht apelaram ao Papa para anular esta proibição, conhecida como "Butter-Verbot"("Proibição da Manteiga"). O Papa, pouco tempo depois, declarou (conhecido como o Bufferbrief) que o leite e a manteiga podiam ser, finalmente, utilizados na confecção do Stollen.


Ganso de Natal

Na noite de natal, é tradição ter na mesa da ceia -  o Weihnachtsgans – ganso assado que é servido com bola da batata – kartoffelklösse, e repolho roxo- Rotkohl.

É importante conhecer!

Postado por Angelina Wittmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário