segunda-feira, 7 de maio de 2018

Arquitetura e Urbanismo FURB - Arquitetura Açoriana - Ilhas de Anhatomirim e de Ratones - Florianópolis 1995


Mais um dos registros em vídeo (Fita VHS filmada por uma filmadora Panasonic) feito por nós, da série de atividades extraclasse da 1° Turma de Arquitetura e Urbanismo da FURB -  2° curso do interior do Estado de Santa Catarina - idealizado pelo Professor Vilmar Vidor - Década de 1990.




A 1° turma de Arquitetura e Urbanismo  da FURB, sob orientação dos professores do curso: Rosália Wal, Yone Pereira e João Noll visitou as Ilhas de Anhatomirim, Ratones Grande e Ratones Pequeno nos dias 18 e 19 de março de 1995, no 4° ano de curso.















Carioca (Fonte de água doce) da fortaleza de Ratones Grande - lembra construções micênicas. Originalmente toda estas construções eram rebocadas com argamassa de barro.
Acesso principal  da praia à fortaleza de Ratones Grande
Professor Dalmo Viera - março de 1995.
No dia 18 de março de 1995 aconteceu uma aula in loco na Ilha de Anhatomirim ministrada pelo Professor da UFSC - Dalmo Vieira, que explanou  sobre aspectos  históricos e da arquitetura, ao ar livre, apontando questões históricas, no cenário real.
À noite, o grupo acampou junto ao muro onde foram fuzilados centenas de chefes de famílias sob ordens de um dos personagens do Golpe Militar historicamente conhecido como Proclamação da República - o nome? Floriano Peixoto. Estes nativos da cidade de Nossa Senhora do Desterro (Atual Florianópolis) foram condenados à morte porque simpatizavam com a Monarquia que fora deposta através de um golpe militar, no qual o Imperador D. Pedro II foi traído por militares próximos e com cargos de confiança, dentro de seu próprio governo.
Acampamento dos acadêmicos da 1° Turma de Arquitetura e Urbanismo FURB 1995 - Em frente ao muro de fuzilamento.
Vista aérea da Ilha de Anhatomirim
A ilha de Anhatomirim - que em Tupi significa  Pequena ilha do diabo - está localizada na Baía Norte da ilha de Santa Catarina, pertencente ao município de Governador Celso Ramos SC.
Sobre a Ilha de Anhatomirim, em pleno século XVIII foi construída a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim com edificações da arquitetura luso renascentista. 

Localização da Ilha de Anhatomirim
Vista aérea da Ilha de Anhatomirim
A fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim foi construída entre os anos  de 1739 a 1744, juntamente com outras 3 fortalezas na Baía Norte, na Ilha de Santa Catarina. A seguir foram construídas mais 2 fortalezas para proteção contra ocupação - principalmente dos espanhóis, a mando do governo português: São João da Ponta Grossa em 1740 e Santo Antônio, na ilha de Ratones Grande, no anos de 1740 também.
Costa do estado brasileiro - Santa Catarina
Isto porque, a partir do século XVII, a coroa Portuguesa se  preocupou com a possibilidade de perder o poder sobre o local que apresentava importância estratégica, como apoio ao trânsito para a rotas de navegação em direção a região do Rio do Prata.
Na época, a ilha de Anhatomirim possuía ancoradouro seguro para uma esquadra de navios de guerra, e o porto que a protege, permitia a entrada de navios com 300 toneladas, sem deslocar muita água. Antes de prosseguirem viagem na travessia do canal, os navios enviavam um bote à terra, a Santa Cruz. Sua fortificação foi conquistada e ocupada durante a invasão espanhola da ilha de Santa Paz de Veronia de Laguna. O governo de Nossa Senhora do Desterro e a Presidência da Província, também, historicamente foi instalado na Ilha. O acesso às ilhas eram feitos por embarcações marítimas, tanto na ilha Santa Catarina - Nossa Senhora do Desterro, como nas ilhas de Anhatomirim e Ratones. As povoações tinham estreita ligação, também com a comunidade de São Miguel de onde abasteciam as embarcações de água potável.

Na época da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), a ilha de Anhatomirim serviu como Hospital e, no final do século, como posto de controle e de isolamento de doentes atingidos pela febre amarela. A ilha também foi utilizada como ponto de sinalização marítima, tendo recebido um pequeno farol de 8 metros de altura e sua lâmpada, elevada 37,5 metros acima do nível do mar, inaugurado no ano de 1883.

Vídeo da Aula extraclasse da 1° Turma de Arquitetura e Urbanismo 
Ilhas de Anhatomirim e Ratones - 18/19 de março de 1995 - FURB.

História da FURB - História do curso de Arquitetura e Urbanismo...








Leituras Complementares - Clicar sobre o Título escolhido.











Nenhum comentário:

Postar um comentário