sábado, 5 de maio de 2018

A Instalação do 3° Maibaum - Guabiruba SC - Momentos



De 5 em  5 anos  acontece a instalação de um novo Maibaum (traduzindo - árvore de maio) - a árvore da vida, na cidade de Guabiruba, Santa Catarina - Brasil.
Comentam que, originalmente, a cidade de Guabiruba SC foi fundada por imigrantes oriundos da região alemã de Baden. A cidade está localizada no antigo, primeiro e histórico caminho - aberto no ano de 1867, para ligar a Colônia Blumenau e a Colônia de Brusque, da qual se emancipou no dia 10 de junho de 1962. 
Primeiro e histórico caminho entre as colônias Blumenau e Brusque
Quanto a história da origem dos primeiros imigrantes que chegaram à cidade de Guabiruba, nós temos nossas ressalvas, uma vez que, antes de chega à cidade, nós passamos pela comunidade de Pomerânia, localidade do município. Também, observamos a tipologia étnica da maioria do guabirudenses (loiros com olhos claros) reporta à região norte da Alemanha, como também seu comportamento e práticas sócio/culturais - o mesmo que nos levou a escrever sobre a cidade de Pomerode na postagem (Clicar sobre) - O alemão de Pomerode. É assunto para se estudar futuramente. 
Também, em Guabiruba há o grupo de danças  folclóricas, cujo traje é da região da Floresta Negra, localizada em Baden Würtemberger, Alle Tanzen Zusammen, talvez para justificar a primeira história.
Alle Tanzen Zusammen
10 anos a comunidade de Guabiruba vem resgatando esta outra tradição muito conhecida no meio e no sul da Alemanha que é a instalação do Maibaum na melhor, maior e mais importante praça da cidade. Originalmente foi criado como uma forma de gratidão e comemoração pela chegada do período que se inicia, que é  a primavera - no continente europeu.
No velho continente, o mês de maio, apresenta uma época na qual, se inicia o novo ciclo da natureza e começa a exibir as suas cores mais exuberantes, época das primeiras colheitas e do amor. E assim sempre foi, desde os primórdios e da época dos germanos descrito no (Para ler - clicar sobre) Livro Germânia - Tácito. Os germanos viviam na mata e seus rituais eram voltados para os seres que viviam na natureza.
Existiam inúmeros rituais e neste período também, rituais da fertilidade e carregado de simbolismos entre eles, o Maibaum (Árvore de Maio), com o qual se dá boas vindas ao mês da fertilidade, colheita e da vida. Eckehart Spengler, perito nos ritos de maio, explica que, dentro de religião primitiva dos romanos, antes do cristianismo chegar ao local, as manifestações entre os romanos eram dirigidas à Maia, deusa romana da fertilidade. Também deveria existir uma prática semelhante entre os antigos germanos e na sua mitologia, pois cultuavam as árvores, uma vez que manifestações da natureza ocorriam nesta região.
Alex e Norbert Gälle
O resultado, de maneira resumida, foi que entre a Páscoa e Pentecostes - do cristianismo - era hábito saudar a primavera com música e instalar na praça central, o Maibaum, representando a Árvore da Vida. Uma prática que perdura, por séculos e é tradição em muitas regiões, até os dias atuais. Nao em todas as regiões da Alemanha.
A Alex Gälle - Frau Norbert Gälle, acabou de nos informar, que nesse período - também nessa região da Alemanha, os homens apaixonados fixam um pequeno mastro na frente da porta de sua amanda, que simboliza o amor e lembra a primavera e o despertar da natureza.
Foto enviada por Frau Gälle e o presente que sua
 filha recebeu de seu genro, no dia 1° de maio último.
Repetimos - Maibaum que não significa somente a "árvore de maio", foi importante para a religião das pessoas que residiam no território meio e sul da Alemanha em tempos anterior à chegada do cristianismo à região e tem relação com maio, sim. Mas porque maio é o mês que inicia a Primavera no continente europeu e tem relação com a boa colheita, fertilidade, períodos de sol, despertar da natureza e início de um novo ciclo. As estações do ano são muito observadas e importantes nas tradições e antiga religião dos germânicos e celtas. Há outras práticas, que também tiveram esta origem e sobre as quais jé escrevemos neste Blog, como por exemplo: Páscoa, Perchta, Pelznickel, Festa de São João , Feuerfest, Natal (Que também tem árvore), etc...
Alemão entrevistado pela TV local que participou
do levantamento do Maibaum de Guabiruba.
A árvore é um elemento sagrado nesta religião antiga e tem relação com a árvore da vida. Não é em todo o território alemão que se pratica e nem essa tradição, foi trazida por todos os antepassados que chegaram aqui na região. Como também, não é em toda a região do Brasil que se curte, toca e dança o samba.
Há sim, um resgate de algo que não necessariamente acontece em todo o território da Alemanha - a qual surgiu somente no ano de 1871. 
Tanto é assim, que neste evento de Guabiruba 2018 vimos a televisão local entrevistando um alemão de passagem na cidade e que participava da instalação do Maibaum pela primeira vez em sua vida. A repórter teve que ouvir, em alemão, do rapaz que este não sabia o real significado do Maibaum, pois não era prática em sua cidade na Alemanha. 
Ao norte da Alemanha, a cultura é outra e foi de onde mais vieram imigrantes para essa região do Vale do Itajaí e imediações e sua tipologia geralmente é loira de olhos claros  - que não é a mesma em toda a Alemanha. 
É preciso tomar cuidado, quando se fala nas tradições. 

Mudando o foco...

Esta tradição e cultura e outras resgatadas na região, não deveria se limitar somente à práticas folclóricas e religiosas de regiões alemãs, mas também, resgatar e cuidar da paisagem da cidade e de seu casario histórico e jardins (existentes até os dias atuais nas cidades dos pioneiros). Esta questão também reporta a identidade da cidade e anda esquecida. Ao contrário, muitas vezes a cidade é usada como "out door" publicitário nestas ocasiões.
O ritual do levantamento do 3° Maibaum de Guabiruba estava muito original. Presentes representantes de grupos culturais de cidades da região prestigiaram e até participaram, os homens, do levantamento do Maibaum, juntamente com os homens da comunidade, que  levantaram um mastro de eucalipto de 20 metros. Em um dado momento,  tememos que não conseguiriam, mas com unidade, determinação e foco conseguiram o que foi saudado com música e palmas dos presentes. O ritual teve início às 9:00h sob leve chuva e terminou após 11:30h. Após, o mastro receberia demais adornos, que representam questões ligadas à comunidade, tradição e história. Não tivemos tempo suficiente para registrar a árvore pronta. Assim que tivermos - atualizaremos esta postagem - que não deveria ser um novo "aut door"
Ao lado do local do Maibaum de Guabiruba, foi montado uma lona, onde foi servido chope artesanal livre e comida, "regados" com música. Foi encantador. Saímos do local, próximo das 16:00h.
Agradecemos a acolhida e o convite da família Zimmermann, que também nos recebeu em sua casa, com uma linda mesa de café.


Vídeo

As imagens comunicam...































































































Casa da Família Zimmermann




































































































Adicionar legenda





























































































































Eusébio Kohler  - filho da terra e maestro do Coro da FURB - Blumenau

David Zimmermann - com práticas bem característica da cultura alemã e o manuseio com a madeira - que também reporta ao seu nome de família - Esta invenção é a tranca de sua garagem, projetada e desenvolvida pela guabirudense.


Muito obrigada Família Zimmermann - pela acolhida.




















Brasil multicultural, onde cada cidade tem sua própria história e identidade a partir de suas práticas.


















Em construção - postado de Rio do Sul!

























Nenhum comentário:

Postar um comentário