segunda-feira, 23 de abril de 2018

27° Stammtisch Blumenau - Ano Abril 2018

Aconteceu no feriado do dia 21 de abril de 2018, o 27° Stammtisch da cidade de Blumenau. O Stammtisch acontece periodicamente, na cidade de Blumenau e nas cidades vizinhas da região. Antes de chegarmos na cidade de Blumenau neste dia de abril de 2018 - visitamos o Stammtisch de Rio do Sul - imagens no final dessa postagem - em breve (Que comunicam).
O evento, que movimenta muitos grupos de amigos, é uma prática social e cultural que tem origem na Alemanha, país do fundador da cidade de Blumenau - Hermann Blumenau e de muitos integrantes das primeiras famílias - que na época era a Colônia Blumenau, cujo território era, mais ou menos, o mesmo território da região do Vale do Itajaí. Ou seja, a cidade de Rio do Sul era parte de Blumenau. Naquela época, primeiras décadas de história, Stammtisch foi uma prática cultural dos muitos imigrantes que vieram para a região, a partir da segunda metade do século XIX. 
Em frente do 1° Schützenverein da Colônia Blumenau. Na mesa do
 Stammtisch da imagem, dentre muitos estão presentes: Sr. Hermann Hering,
Sr. Bruno Hering, Sr. Heinrich Brandes, Sr. Wilhelm Scheefer, 
Sr. Emil Odebrecht, Sr. Bernhard Scheidemantel, Sr. Franz Lungerhausen, 
Sr. Friderich Blohm, Sr. Paulo Schwartzer Lehrer, Sr. G. Arthur Koehler, 
Sr. Gustav Salinger e dois convidados.
Os primeiros residentes do primeiro núcleo urbano da Colônia Blumenau, reuniam-se no primeiro Clube de Caça e Tiro da colônia - o Schützenverein Blumenau (Atual Tabajara Tênis Clube - que recebeu este nome durante a 2° Grande Guerra - condição para continuar em funcionamento) - Clube onde se reuniam os primeiros alemães que se fixaram no Statdplatz. Estes, trouxeram consigo o hábito de, em alguns dias da semana, se encontrarem no clube, no final do dia de trabalho, beber Bier e conversar sobre assuntos relacionados à comunidade e outros. Geralmente, como acontece na Alemanha ainda hoje, a mesa era colocada na rua. 

Para ler mais sobre a origem do Stammtisch - Clicar sobre: Stammtisch - Origem e Tradição

A prática foi resgatada em moldes atuais, onde muitos grupos de amigos podem participar e acontece há 18 anos na cidade de Blumenau, dua vezes ao ano, sendo que nesse mês de abril, aconteceu a 27° edição.

Dos 17 grupos da primeira edição, atualmente são aproximadamente 250, com média de 40 a 50 participantes, que ocupam o espaço na Rua XV de Novembro e algumas ruas adjacentes - área central de Blumenau. 

As imagens Comunicam

Caminhamos ao longo da Rua XV de Novembro descendo e subindo novamente e fizemos estes registros do 27° Stammtisch Blumenau - para a história.

Vídeo da chega à Rua XV de Novembro


































































































Gentilmente, fomos convidados para almoçar entre este grupo de amigos - Choppmotorrad e e estava saboroso - Vielen Dank. Chegamos direto da cidade de Rio do Sul para registrar as imagens do evento de Blumenau - como também fizemos imagens do Stammtisch de Rio do Sul. Abaixo aguardávamos o almoço com todo o esmero do Cheff









































































































































Vídeos





Ein Prosit!!
Em Construção...



















































Nenhum comentário:

Postar um comentário