sexta-feira, 16 de março de 2018

Vídeo oficial comemorativo aos 200 anos de Caldas da Imperatriz

Aconteceu na noite do dia 15 de março de 2018, o lançamento do Vídeo Oficial 200 anos de Caldas da Imperatriz - na cidade de Santo Amaro da Imperatriz SC.
Caldas da Imperatriz é um refúgio histórico/natural localizado na grande Região Metropolitana de Florianópolis - capital do estado de Santa Catarina. No último senso do IBGE, somou uma população de 19.823 habitantes.

Um pouco sobre a história de Caldas da Imperatriz

De acordo com os dados do IBGE, foi no ano de 1795, que chegaram as primeiras famílias pioneiras no local onde atualmente está a cidade de Santo Amaro da Imperatriz - conhecida na época pelo nome de Nossa Senhora de Santana - localidade onde está localizada Caldas da Imperatriz.
Na virando para o Século XIX, houve pouco desenvolvimento na região, até ser descoberto as águas termais de Caldas nas terra onde viviam tribos indígenas. 
A partir dessa descoberta e estudos das águas termais na fonte, foram trazidos tropas de milícia para afugentar os índios do local. 
Contribuição do pesquisador Toni Jochen

18 de março de 2018 - 200 anos de história
Íntegra do Decreto assinado por Dom João VI, em 18 de março de 1818, que "Aprova a Criação de um Hospital no Sítio do Cubatão, em Santa Catarina". Hoje, o mencionado "Sítio do Cubatão" é a famosa estância termal de Caldas da Imperatriz. 
Fonte: Coleção das Leis do Brasil. 1818. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1889, pp. 24-25.
Este Decreto, em síntese, trata da:

1 – Aprovação do projeto da construção de um Hospital com as “convenientes acomodações” que teria sido oferecido pelo então Governador da Ilha de Santa Catarina, João Vieira Tovar de Albuquerque;

2 – Concede licença para subscrição de donativos em todo o Reino para viabilizar a construção do mencionado Hospital;

3 – Determina que o Hospital a ser construído, “no que for aplicável”, seria regido pelos Estatutos do Hospital Termal de Caldas da Rainha, em Portugal, fundado em 1484;

4 – Concede para “fundo e patrimônio” do hospital a ser fundado “uma légua em quadro de terreno” para “aforar em pequenas porções e por pequenos foros, com os laudêmios da lei”. Surge aí o Patrimônio de Caldas do Cubatão, cujas terras são demarcadas em 1820, na localidade de Caldas do Norte, hoje Águas Mornas-SC. Importante observar que Caldas do Cubatão era integrada por duas localidades: Caldas do Sul e Caldas do Norte; neste caso, o “sul” e o “norte” são referências ao Rio Cubatão, que as separa. Hoje, as Caldas do Sul chamam-se Caldas da Imperatriz e, por sua vez, as Caldas do Norte, denominam-se de Águas Mornas;

5 – Cassa a concessão de sesmaria de Manoel de Miranda Bittencourt em cujas terras posteriormente foi implantando o Patrimônio de Caldas do Cubatão.
O primeiro hospital de
águas termais do Brasil.
As pessoas viajavam do Rio de Janeiro para a região, pelo mar - via Nossa Senhora do Desterro (Capital da Província de Santa Catarina - e São José. Em outubro de 1845, o Imperador e a Imperatriz - D. Pedro II e Dona Maria Cristina, seguindo conselho médico, chegaram à região das termas. Antes de chegar ao local, passaram alguns dias na povoação de São José, mais precisamente entre os dias 29 e 31 de outubro de 1845. Conta a história local que foram necessários 16 homens para conduzirem a barcaça que fez a travessia do Rio Cubatão, rio que corta a cidade de Santo Amaro da Imperatriz e que tinha mais correnteza do que hoje. O povoado - atual Santo Amaro da Imperatriz festejou a presença da família imperial brasileira na região. 
Santo Amaro da Imperatriz durante a visita da Família Imperial à região.
















Foi construído o primeiro hospital com águas termais do Brasil. O edifício original do hospital não existe mais. Ainda existe a edificação onde onde D. Pedro II e a Imperatriz se hospedaram. 
O local, atualmente, é um hotel e no qual, também funciona um restaurante, às margens do ribeirão onde se banharam.
Hotel Imperador Caldas da Imperatriz
Corredor dos quartos
Águas termais



Vídeo oficial comemorativo aos 200 anos de Caldas da Imperatriz

O Vídeo oficial comemorativo é resultado do trabalho realizado pela equipe:

Projeto: Hélio João Machado
Direção e imagens: Ruy Luiz Machado
Pesquisa e apresentação: Juliano Souza da Silva
Arte e edição: Gabriel Thaler

O lançamento aconteceu durante seção solene da Câmara de Vereadores de Santo Amaro da Imperatriz.
Foto: Ruy Luiz Machado



História contada - história perpetuada...
e identidade preservada!



Leitura complementar - Clicar sobre o título:















Nenhum comentário:

Postar um comentário