sexta-feira, 9 de março de 2018

10° Festival Brasileiro da Cerveja - Blumenau SC


Iniciou no dia 7 de março de 2018, a 10° edição do Festival Brasileiro de Cerveja - na cidade de Blumenau SC.
O festival é um evento que atingiu proporções muito grandes, em apenas 10 anos de existência, que além do aspecto comercial, reporta a muitas outras questões relacionadas à cidade, região e parte das práticas históricas/sociais/econômicas, não somente daqueles que chegaram à região, mas também, das práticas e hobbyes de muitas pessoas que vivem atualmente em muitas regiões do país. São muitas as pessoas que fazem cerveja artesanal 
Já escrevemos sobre a importância da presença de uma banda blasmusik no evento, lembrando que muitas das cervejarias - na Alemanha atual - sonoriza seus ambientes com a melodia de pequenos grupos musicais de sopro. 
O perfil cultural da região onde acontece o Festival Brasileiro da Cerveja difere do oeste americano e das duas primeiras capitais do Brasil - Rio de Janeiro e Salvador, onde apresentam quase sempre, a canção de seu perfil cultural - o samba. Mencionamos o oeste americano, porque uma banda musical de Curitiba que apresenta interpretações da música country, está fazendo sucesso no 10° edição do evento de 2018. A banda Country de Curitiba - Mary Lee, encantou os presentes - e é formada por uma família - assim apresentada no palco.

Para quem não sabe, o oeste norte americano tem muito da mesma cultura alemã da região do sul do Brasil - sua  migração predominante naquela região do Estados Unidos da América foi oriunda de regiões que atualmente, fazem parte da Alemanha. No futuro pretendemos publicar alguma pesquisa sobre esse assunto.
Insistimos no assunto - Nada impede, que nos futuras edições do Festival brasileiro da Cerveja, tenhamos a apresentação de uma banda blasmusik, como a Banda Treml de São Bento do Sul, por exemplo. 
Seria interessante aos visitantes de outras regiões do Brasil, que chegam à cidade de Blumenau, ouvir música alemã durante o Festival Brasileiro da Cerveja - cuja cultura não é somente aquela apresentada no Okotoberfest Blumenau - antes de existir o Oktoberfest, já existia música alemã sendo tocada em Blumenau e região. Aliás, há depoimentos, além do nosso, de que pessoas presentes no festival perguntaram pela música alemã, comprovando naturalmente que há uma lacuna cultural e de identidade muito sério a ser preenchida, no que tange esse aspecto.

Estivemos fazendo registros no primeiro no segundo dias do  Festival Brasileira da Cerveja - dias 7 e 8 - que contou com um grande público. 

De acordo com Felipe Rodrigues - Gerente de comunicação de Secretaria de Turismo de Blumenau -  a Feira Brasileira da Cerveja, que faz parte do Festival Brasileiro da Cerveja, cresceu 60%.
De acordo com Rodrigo Pizzato - coordenador de Marketing da Agrária - um dos patrocinadores do festival Brasileiro da Cerveja - " A Feira Brasileira da Cerveja é considerada, por muitos, o maior evento do Brasil no segmento Craft. A cidade de Blumenau está empenhada em se consolidar como referência nacional e vem conseguindo esse reconhecimento com muito sucesso".

Muitos expositores aguardam a chegada da feira para lançar novos produtos, como nós mesmos constatamos, em entrevistas com representantes dos expositores, muitos dos quais receberem medalhas na edição de 2018 com lançamentos. Estes  aproveitando que toda a cadeia produtiva da cerveja está com os olhos voltados para a Blumenau. A Memo, patrocinadora do Festival Brasileiro da Cerveja, por exemplo, está lançando uma nova cervejeira durante o evento. Geralmente o lançamento da Cervejeira acontece depois de muita pesquisa de mercado, comenta o diretor da Memo -  Ederson Cavalin.
A Feira funcionará do dia 7 até o dia 9, das 14:00h às 21:00h, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. 

Para registro - Visitantes da Feira Brasileira da Cerveja tem perguntado e se manifestado, inquirido o por que não haver música alemã nos palcos do evento. Geralmente são visitantes de outras regiões do país - que acompanham nosso trabalho e a partir dele, as práticas culturais da cidade. 
Nesse sentido, a organização do evento - está em falta.

Imagens do Primeiro dia do Festival Brasileiro da Cerveja
Abertura dos portões - primeiro dia.



Filas de pessoas aguardando a entrada.





















Backer de Minas Gerais - 5 medalhas de ouro, uma de prata e uma bronze no festival 2018.



Família de músicos e cantores da Mary Lee - atração do Festival Brasileiro da Cereja 2018 - são de Curitiba.































































































Dia 8 de março - dia internacional da mulher

Nesse dia 8 de março, todas as mulheres que foram conferir o Festival Brasileira da Cerveja - receberam rosas. Os sorrisos eram muitos.




























 
























Um comentário

Estão fazendo uma pequena confusão quanto as músicas no palco do evento. Erroneamente algumas pessoas com as quais conversamos afirmam que esse evento não é o Oktoberfest para ter música alemã nos seus ambientes. Estão confundindo a curta história do Oktoberfest Blumenau - tempo - com todo o lastro cultural da cidade - identidade.
Lembrem-se que antes de existir o Oktoberfest em Blumenau - já se tocava música alemã em toda a região da Colônia Blumenau e se praticava a cultura inerente a identidade da região e daqueles que aqui chegaram e fundaram inúmeras cidades. Tal qual, no  Rio de Janeiro, que antes de existir Desfiles de Escola de Samba - já se tocavam samba. 
Citamos a Banda de Blasmusik - Banda Treml - Tem mais de 100 anos de história - isso é tradição e cultura local e regional.
Muitos visitantes de outras cidades do país, tem perguntado pela música local. Onde está?

Grupos musicais regionais e do sul do país que tocavam, entre muitos outros, antes de acontecer a primeira edição do Oktoberfest Blumenau.







Caso o Festival Brasileiro da Cerveja  fosse "rodante" e acontecesse em cidades de diferentes regiões  do território brasileiro - e acontecesse em Salvador BA - exemplo de identidade - temos certeza que a música local estaria nos palcos do evento.   Como deveria ser.
Vídeo



Em breve!!
Em construção!


Leituras complementares - Clicar sobre:








Nenhum comentário:

Postar um comentário