quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Fazer cerveja - Uma tradição na História da Colônia Blumenau - Cerveja Blumenau

Por  tentar compreender e apreender a cidade a partir de sua história, nos chamou a atenção, o fato de uma das atuais novas cervejarias artesanais da região - batizar seus rótulos de maneira muito criativa e peculiar, relacionando-os  à história, flora e fauna locais - o que nos faz lembrar da identidade local.
Capivaras às margens do Rio Itajaí Açu


Essa prática, a arte de fazer cerveja  e a história dos cervejeiros na cidade de Blumenau e região, são muito antigas. Quase tão antigas quanto a história da cidade, a partir de seu primeiro núcleo urbano
No tempo da Schützenverein, da Frohsinn, da Gemütlichkelt, dos Encontros de Corais, do Stammtisch e dos Torneios de Skat que aconteciam regados com uma boa cerveja artesanal. A bebida faz parte da cultura destes imigrantes alemães e acompanhava os muito momentos das atividades sociais da Colônia Blumenau.
Stammtisch na frente do Schützenverein (Clube de Caça e Tiro)  Blumenau - Atual Tabajara - Cerveja sobre a mesa
Despertou nossa curiosidade e resolvemos contar um pouco dessa história contemporânea da "Colônia Blumenau" a partir da história da Cervejaria Blumenau - a arte de fazer cerveja no tempo presente.
Lembramos, entre outras coisas, que a atual "Colônia Blumenau" é conhecida pela arte artesanal dos cervejeiros – consolidada no grande evento - Festival Brasileiro da Cerveja, no qual se reúnem os maiores cervejeiros do país e fora dele. 

Vídeo
Já escrevemos sobre a primeira Cervejaria artesanal  de  Blumenau - Cervejaria Hosang, que foi inaugurada na comunidade de Altona - Atual bairro blumenauense de Itoupava Seca, no anos de 1860 pelo conterrâneo e contemporâneo do fundador Hermann Blumenau - Heinrich Hosang.
Para ler  mais sobre essa história - Clicar sobre: Heinrich Hosang – Primeiro Cervejeiro de Blumenau
É muito natural, que entre tantas práticas culturais, na região do Vale do Itajaí - antiga Colônia Blumenau, os primeiros imigrantes alemães trouxessem em suas bagagens, a arte de preparar a cerveja. Na Alemanha, muito mais que uma tradição – é quase um culto natural - até o tempo presente e que está sendo resgatado paulatinamente, na região da antiga colônia alemã, no Brasil.

Antigas garrafas de cerveja alemãs - Em muitas família das primeiras décadas da colônia eram encontradas este tipo de garrafas, as quais eram abastecidas pelo cervejeiro





Quanto ao Festival da Cerveja, na cidade de Blumenau, lembramos novamente, que ao contrário de tocar Blasmusik ou a música daqueles que trouxeram a prática de cerveja para a cidade, tocam samba - música das duas primeiras capitais do Brasil.  
Ao visitarmos a centenária cervejaria alemã Hofbräuhaus pela última vez,  gravamos a música que sintoniza muito bem a esse cenário cultural, tal como o sabor de cada rótulo à determinados pratos da gastronomia. Somente um comentário.
No último Festival da Cerveja em Blumenau, com tantos músicos afiados na região, nós tivemos que ouvir a melodia das duas primeiras capitais do Brasil - o Samba. Destoante. 
Seria muito bom registrar uma apresentação da Banda Treml de São Bento do Sul nesse evento, com sua Blassmusik, como também, de outras tantas bandas da região.
O visitante vem à região para observar a cultura local, tal como tantas pessoas vão à cidade de München visitar a Hofbräuhaus e ouvir a música da sua região, ou ao Rio de Janeiro para ouvir o samba.
Somente um comentário.


Vamos conhecer um pouco sobre a história da cerveja que produz os rótulos que contam história:
Atualmente são 16 rótulos produzidos pela Cervejaria Blumenau que lembram a história, fauna e flora da região.
Fomos até o endereço  onde é produzida a Cervejaria Blumenau - na Rua Arno Delling N° 388 - Bairro Itoupazinha - Blumenau, no dia 30 de janeiro de 2018.
Com Valmir Zanetti
Fomos recebido por Valmir Zanetti, um dos sócios e fundadores da cervejaria artesanal de Blumenau.
A marca foi lançada em agosto de 2015. É uma história muito recente. E seus dois primeiros rótulos apresentados foram Capivara e Ipê Amarelo, dois símbolos visuais da região representando a flora e a fauna.
De acordo com Valmir Zanetti, a proposta da equipe foi apresentar uma cerveja, que tivesse algo positivo que pudesse "linkar" à cidade e região e alinhavar sua própria identidade ao local onde é produzida.
Exatamente essa questão despertou a nosso interesse em conhecer mais sobre essa história.

Esclarecemos que esse trabalho, não tem vínculo comercial e publicitário, somente de informação. 

De acordo com Valmir, o nome do rótulo é escolhido baseado em um fato histórico ou a algo relacionado a história, flora ou fauna da cidade. O nome escolhido também, de alguma maneira tem relação com o sabor da cerveja a qual batizará. Citou o exemplo da Macuca, lançada em maio de 2017, uma cerveja forte como uma máquina à Vapor.
A origem da Cerveja Blumenau aconteceu no Empório Vila Germânica. A cerveja tinha a marca, receitas, os cervejeiros mas não possuía a fábrica. São as conhecidas Cervejarias Ciganas - produzia seus produtos em cervejarias com estrutura produtiva existente na região.
De acordo com Valmir Zanetti, há dois grandes momentos importantes para o resgate da cerveja artesanal na região, que são:
  • A entrada das cervejas artesanais no Oktoberfest;
  • Festival da Cerveja de Blumenau;
Questões que também contribuíram para a conquista do título conquistado pela cidade de Blumenau  - Capital Nacional da Cerveja.
Valmir também explicou que a cervejaria artesanal ainda não é muito conhecida e consumida de maneira popular, como ocorre na Alemanha, onde cada cidade possui inúmeras marcas e consequentemente, um número maior de rótulos, porque o mercado brasileiro cervejeiro é dividido entre três grandes empresas, sobrando uma fatia de 2% para as artesanais, na qual está a Cervejaria Blumenau. Lembramos que uma das ex grandes cervejarias artesanais da região, a Eisenbahn, foi adquirida pelo grupo da Cervejaria Heiniken.
Valmir Zanetti
Observamos e tocamos no assunto durante nossa visita na Cervejaria Blumenau, de que a principal diretriz  que move a equipe é a qualidade da bebida ofertada. Valmir Zannetti comentou de que não se preocupam em melhorar o preço (com objetivos comerciais), mas sim, de elevar a qualidade do mesmo, desde a produção no parque fabril, seu transporte e sua distribuição. Para isso, a Cervejaria Blumenau mantém constantes cursos, reuniões junto a todos que trabalham e manuseiam a cerveja, de maneira direta e indiretamente. Também o fazem junto ao consumidor final, a partir da degustação em sua loja.

Mesmo sendo produzida desde o ano de 2015, a fábrica da Cervejaria Blumenau só foi inaugurada no dia 20 de setembro de 2016. Sua capacidade de produção de cerveja é de  200 mil litros/mês. 
Em 2017, participou pela primeira vez do Oktoberfest Blumenau, entre os dias 5 a 21 de outubro.
A fábrica foi inaugurada para produzir a cerveja dos rótulos da Cerveja Blumenau e também, para outras empresas tradicionais fundadas pelos pioneiros. Tornou-se também uma opção para as Cervejaria Ciganas.Um exemplo: no dia da inauguração de sua fábrica, em 2016, foi assinado o contrato com a empresa Hemmer Alimentos, empresa centenária de Blumenau, sobre a qual já escrevemos no Blog.
A Hemmer lançou sua marca própria de cerveja e sua fabricação é feita na Cerveja Blumenau. Como Cerveja Blumenau utilizou uma outra estrutura para produzir sua cerveja no início de sua história, nesse momento, também oferece e produz outras cervejas para cervejarias e não possuem indústria. Produz mais de 50 receitas ou rótulos.

Alguns dos 16 rótulos da Cervejaria Blumenau:
Material distribuído pela Cervejaria Blumenau.
Após conversarmos e conhecermos um pouco dessa história com e através de Valmir Zanotti, visitamos a fábrica e conversamos com dois cervejeiros da casa. Um deles está na linha de produção desde a início da história da Cervejaria Blumenau e o segundo, conquistou a chance de poder ser um cervejeiro, trabalhando e aprendendo o ofício dentro da linha de produção da cervejaria. 
Também tivemos a oportunidade de acompanhar um grupo de funcionários de um local onde é comercializada a Cerveja Blumenau. O grupo foi convidado pela linha comercial da Cerveja Blumenau e estava conhecendo os processos da linha de produção e também recebendo instruções de como pode ser servida, e cuidados na hora de servir, a cerveja ao cliente final. Bem como, recebendo instruções sobre a sequencia correta, dos muitos rótulos durante a degustação. Esse trabalho e degustação acontecem no Bar da Cervejaria Blumenau, quando também recebemos explicações e também degustamos quatro sabores dos 16 rótulos produzidos atualmente - degustados nessa ordem: 1 - Alles Pilsen, 2 - Frida Blod ale, 3 - Ipê Amarelo Hop Lager e 4 - Capivara Ipa Little.
Fizemos um pequeno vídeo dessa visita e da degustação, bem como, gravamos uma parte de nossa conversa com Valmir Zanetti - a seguir:

Vídeos
Apresentação de Valmir Zanotti
O atuais sócios da Cervejaria Blumenau são: Ullisses Kreutzfeld, Rafael Tarnowisky e Valmir Zanetti, que nos recebeu no dia 30 de janeiro de 2018.
Atualmente a Cervejaria Blumenau conta com 38 funcionários e produz 16 rótulos próprios e mais de 50 rótulos ou receitas para suprir também, as Cervejarias Ciganas. Atendem 25 estado brasileiros e possuem 1700 pontos de vendas no país. Dentro de seu planejamento, também está o planejamento de logística, que tem muita importância em todo o processo.

As imagens comunicam - Visita dia 30 de janeiro de 2018:



Valmir Zanetti












































































Bar da cervejaria Blumenau


História contemporânea da "Colônia Blumenau", parte da identidade dessa região há mais de 150 anos.

















Endereço  Cerveja Blumenau
Endereço: Rua Arno Delling, N° 388.
Bairro: Itoupavazinha
Blumenau – SC
CEP: 89066-350
Telefone: (47) 3338-5000











Nenhum comentário:

Postar um comentário