quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Contato da Família do Arquiteto Hans Broos da Alemanha - a partir de um publicação nossa no You Tube

Germaid Broos e Hans-Peter Broos
No dia 19 de janeiro de 2018, uma brasileira que reside em Berlin - capital da Alemanha, entrou em contato conosco, via nossa página profissional do Facebook, dizendo que seu marido - Waldemar Botte, também arquiteto, tinha um colega de trabalho que solicitou a ela, Marcella - por intermédio do marido -  que traduzisse o dialogo de um vídeo do You Tube, que nós publicamos em nosso Canal, pois segundo o colega de Waldemar, o entrevistado era seu tio que residia no Brasil - o Arquiteto Hans Broos. 
Abaixo, parte do vídeo feito com o Arquiteto Hans Broos, no qual contava com a idade de 89 anos - no ano de 2010, onde citava seus familiares que ficaram na Europa, através de uma conversa informal conosco.
A brasileira Marcella, que reside em Berlin, enviou a seguinte mensagem:
"Olá Angelina, 
 Tudo bem? Eu encontrei você pelo YouTube (na verdade um colega) e queria perguntar se você tem mais informações sobre o arquiteto Hans Broos. Eu moro na Alemanha, em Berlin, e um colega de trabalho do meu marido é sobrinho do senhor Broos. O pai dele era irmão do senhor Hans Broos e já faleceu. Quando meu marido comentou com o colega dele que eu era brasileira ele ficou muito feliz porque achou seu vídeo entrevistando o senhor Broos no YouTube, mas não entendia nada. Ele se emocionou muito com o vídeo e pediu para eu traduzir. Ele nunca foi ao Brasil, mas conhece a história do tio. 
Você tem mais informações sobre o senhor Broos? Com quem ele morava? Com quem passou seus últimos dias? O que fazia na sua velhice? O sobrinho dele ia ficar muito feliz com qualquer informação. Se tiver outras fotos ou vídeos dele, ele também ia se emocionar muito. 
Desde já muito obrigada, 
Marcella"
Marcella e Waldemar Botte
Em um primeiro momento, foi difícil acreditar no que estava acontecendo. Nós nos emocionamos. Procuramos ver todas as questões sob ângulos diferentes, para encontrar um sentido sobre o ocorrido. Nesse momento lembramos de Hans Broos e de como, esteve sozinho em seus últimos momentos de vida. A memória avivou ainda mais, pois nesse mesmo período, um pouco depois entrávamos em contato com sua obra construída na cidade de Rio do Sul SC.
Projeto de Hans Broos - Rio do Sul - Fotografamos no dia 7 de fevereiro.
Respondemos a Marcella e adiantamos algumas informações sobre o arquiteto. Passamos os link´s de nossas postagens (listados no final dessa) sobre o arquiteto e o casal repassou  as informações para o sobrinho de Hans Broos - na cidade de Berlin.
Ainda não  tínhamos certeza de que se tratava realmente do sobrinho do Arquiteto Hans Broos, que de acordo com Marcella, conta com 62 anos incompleto e se chama Peter Broos. 
Pedimos para Marcella, que contactasse com Peter, através de seu marido - Waldemar e lhe solicitasse seu endereço eletrônico, para que pudéssemos nos comunicar diretamente.
Simultaneamente, sentimos que deveríamos entrar em contato com a equipe da Eslováquia que está produzindo o documentário sobre a vida e obra do arquiteto Hans Broos. Contactamos com Darina Smrzova - Editora da equipe de filmagens e que reside em Bratislava. Entramos em contato com a editora no mesmo dia 19 de janeiro, à noite.
Equipe eslovaca do documentário da vida e obra de Hans Broos - em Blumenau.

Nós e Darina revisamos as informações da família do arquiteto juntas via web e ficamos um pouco confusas, pois os dados não eram exatamente os mesmos. Por exemplo, a equipe tentava, sem sucesso encontrar o sobrinho do Arquiteto Hans Broos em Berlin, com o nome que tinham conseguido encontrar em suas pesquisas - em Blumenau - o nome? Klaus-Peter Brosz, nascido em 12.12.1956. O nome não era o mesmo do colega de Waldemar Botte.
Recebemos o endereço eletrônico de Hans-Peter Broos e escrevemos para ele, com algumas perguntas e também, enviamos fotografias e falamos sobre o documentário que estava sendo feito sobre a vida e obra de seu tio - pedimos-lhe permissão para repassar seu contato à equipe eslovaca. 
Enviamos essa imagens entre muitas outras informações a Hans-Peter Broos
Concluímos, após análise de alguns dados trocados, de que as informações que tínhamos sobre o arquiteto e sua família não estavam totalmente corretas. A equipe do documentário buscava o paradeiro e contato com o sobrinho de Hans Broos de Berlin há algum tempo, mas sem sucesso. Muitas dúvidas sobre o laço familiar de Hans-Peter Broos e Hans Broos.
Recebemos a primeira correspondência eletrônica de Hans-Peter Broos no dia 23 de janeiro. Em seguida, enviamos algumas informações do arquiteto, via correspondência eletrônica. Também, quando recebemos algumas fotografias do arquiteto Hans Broos e familiares, se esvaiu toda e qualquer dúvida sobre Hans-Peter Broos ser sobrinho do arquiteto. De fato era seu sobrinho.
Hans Broos com os irmãos Mathias (Pai de Hans-Peter) e Adalbert - o irmão mais novo.
Recebemos uma correspondência eletrônica de Hans-Peter no dia 7 de fevereiro, e foi muito esclarecedora. Nessa, também autorizou o repasse de seu contato à Darina Smrzova - editora da equipe eslovaca do documentário. Aqui no Brasil, nesse mesmo dia, fotografávamos  casas de projetos do Arquiteto Hans Broos na cidade de Rio do Sul SC.
Obra do Arquiteto na cidade de Rio do Sul SC
Nessa oportunidade, Hans-Peter escreveu muitos detalhes sobre a família e sobre seu tio. Sabíamos que seu nome - Hans-Peter - era uma homenagem ao seu tio Hans Broos. 
Irmãos Broos - Foto enviada por Hans-Peter Broos
"(...)Ich freue mich darauf, von Ihnen zu hören. Ich hatte die Woche zuvor schon geschrieben, aber etwas hat nicht funktioniert.
Also werde ich es nochmal versuchen. Ich wollte dir ein paar Dinge über meine Familie und meine Beziehung zu meinem Onkel erzählen.
Ich weiß nicht, ob Onkel uns etwas über uns erzählt hat. Ich wurde 1956 geboren, also bin ich alt, ich bin verheiratet, ich habe zwei Kinder und zwei Enkelkinder. Leider kannte ich meinen Großvater Johann und Hans Vater nicht, weil er vor meiner Geburt starb. Meine Großmutter Elisabeth ist alt genug dafür. Ich glaube sie starb 1983, sie war eine Urgroßmutter für mich und ich verbrachte viel Zeit in meiner Jugend. Sie war immer sehr traurig, als ein Brief aus dem fernen Brasilien kam, weil ihr Sohn so weit weg war. Für mich war er immer ein großartiges Vorbild und meine Eltern haben immer gesagt, lass mich ein Beispiel von meinem Onkel nehmen. Das hat leider nicht funktioniert, denn bei mir reichte es für ein handwerkliches Training. Leider ist ein Teil meiner Familie, nach der Vertreibung der Tatra, in dem Teil Deutschlands gelandet, der die Welt geschlossen hat, was mit dem Kontakt schwierig war. Meine Großmutter und mein Vater haben viel nach der alten Heimat gefragt. Mein Vater Mathias mit starb sehr früh vor 40 Jahren, als er erst 53 Jahre alt war. Mein Bruder Wolfgang, der starb, wurde ebenfalls 56 Jahre alt. Er war verheiratet, hatte aber keine Kinder. Der Kontakt mit Hans war tatsächlich durch meine Mutter, sowohl per Brief als auch per Telefon. Das letzte Mal über einen Pastor glaube ich an Blumenau, aber leider ist meine Mutter schon seit vier Jahren tot. Hans jüngster Bruder, Adalbert, ist bereits vor ein paar Jahren gestorben. Er war auch verheiratet und hatte keine Kinder. Du siehst, ich bin der Letzte. (...)" - Hans-Peter Broos
Hans-Peter Broos e Germaid Broos
Entre outras coisas, Hans-Peter contou um pouco sobre sua família. Disse que ele nasceu no ano de 1956, é casado e tem 2 filhos - Katharina e Tobias - e 2 netos - Till e Mia (Filhos de Tobias). Contou que não conheceu o pai de Hans Broos e de seu pai - o Opa Johann Broos - mesmo nome que o arquiteto mencionou no vídeo. Conheceu sua Oma - Elisabeth, que ele imagina, ter partido no ano de 1983. Conta que a mãe de Hans Broos sempre ficava muito triste quando chegavam notícias de seu filho, de tão longe
Hans Broos com sua mãe Elisabeth - Foto enviada por Hans-Peter Broos
Para toda a família - Hans Broos era um exemplo e sempre era citado por seu pais, para o tomarem como exemplo de vida. Hans-Peter não completou sua formação como seu tio. Fez o curso técnico.
Parte da família de Hans Broos foi expulsa pelo regime político do local onde viviam (atual Eslováquia), por conta da 2° Guerra Mundial. Mudaram-se para a Alemanha, onde o arquiteto terminou seus estudos de Arquitetura. Parte da família permaneceu na região onde hoje é a  Eslováquia e perderam contato. Disse que seu pai - Mathias - irmão do arquiteto Hans Broos e seu avô Johann Broos, sempre perguntavam sobre a antiga pátria. Seu pai Mathias morreu há muito tempo, há mais de 40 anos e partiu com a idade de 53 anos. O Irmão de Hans-Peter, que se chamava Wolfgang, morreu com 56 anos. Era casado e não tinha filhos. A mãe de Hans-Peter, esposa de Mathias, sempre manteve contato com o arquiteto Arquiteto Hans Broos - no Brasil, via telefone. Ela faleceu há 4 anos. O irmão mais novo de Hans Broos, Adalbert, também é  falecido e também não deixou filhos. Hans-Peter disse que ele é o último que pode falar sobre a história da família.





Hans-Peter Broos autorizou o repasse de seu contato à equipe eslovaca do documentário da vida e obra de Hans Broos, como já mencionamos. A equipe procurava o sobrinho de Hans Broos em Berlin e não conseguiam retorno positivo às suas comunicações de buscas. Avisamos Hans-Peter que Darina Smrzova  entraria em contato com ele, e assim aconteceu.
Hans-Peter Broos e Germaid Broos
A equipe do documentário da vida e obra de Hans Broos esteve em Berlin no dia 23 de fevereiro, momento no qual, entrou em contato com a História de Hans Broos na Alemanha, a partir de seu único familiar vivo, seu sobrinho Hans-Peter Broos, que olhou um vídeo que publicamos e contactou indiretamente com uma brasileira - a Marcella, que entrou em contato conosco e que, na sequencia, entramos em contato com a equipe do documentário, que o procuraram. Sinapses!
Hans-Peter Broos sendo entrevistado e filmado pelo Diretor eslovaco Ladislav Kaboš.

Darina Smrzova com Hans-Peter Broos -  Berlin - Alemanha.

































Equipe Eslovaca do Documentário - em Blumenau 2017
Ampliação do Parque Fabril Cia Hering  - Projeto do arquiteto Hans Broos

Enquanto isso no Brasil...

No dia 23 de março de 2018 - recebemos correspondência eletrônica de Orlando Maretti de São Paulo que acompanha o processo de tombamento de três obras do arquiteto Hans Broos, com o seguinte teor.
"Segue abaixo parte da ata das duas reuniões  do Conpresp nos dias 12 e 19 de março último, publicada no Diário Oficial do Município.  
Como poderão observar, pelas partes marcadas em amarelo pelo arquiteto Walter Pires, a decisão daquele órgão é definitiva, em relação às três obras de Broos, objetos da análise dos técnicos do DPH. 
E ressalte-se que a decisão foi tomada por unanimidade dos votos dos conselheiros do Conpresp. Esperamos dez anos para que isso acontecesse. 
Reitero meus agradecimentos a Walter Pires por acompanhar passo a passo a decisão do Conpresp.  
O.Maretti
------------------

Leituras Complementares - Clicar sobre Título escolhido:

Vídeos












2 comentários: