quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Últimos momentos de 2017 na cidade de Blumenau SC e a Festa da Virada


A centralidade da uma cidade é tradicionalmente o local onde acontecem as movimentações sociais, políticas, lazer e interações do homem no espaço comum, no espaço urbano - herança do ágora das cidades clássicas gregas
Deslocamo-nos do bairro blumenauense de Salto Weissbach, para o centro da cidade de Blumenau, onde escolhemos passar as últimas horas do ano de 2017 com a cidade e as pessoas que a escolheram para celebrar o início de um novo ciclo - ano de 2018. Montamos o QG em nosso escritório profissional localizado no alto da Rua XV de Novembro, permanecemos no centro da cidade até a metade da manhã do primeiro dia do ano de 2018.
Chegamos no local no meio da tarde e "olhamos" a cidade através das lentes de nossa máquina fotográfica, durante as últimas horas do ano de 2017.
Blumenau SC - um das vistas da área central no última dia de 2017
Próximo do horário das 21:30h iniciou a grande festa pública da virada no centro da cidade de Blumenau, semelhante ao que aconteceu em muitas cidades em volta do mundo, em diferentes fusos horários. A Festa da Virada de Blumenau foi organizada pela Prefeitura Municipal de Blumenau. Decidimos registrar, pela primeira vez, o evento e compartilhar os momentos nesse espaço, para a história,  com algumas reflexões. 

Os espaços públicos e monumentos históricos -  como por exemplo a locomotiva à vapor - Macuca, e seu visível estado de deterioração, exposta às ações de intempéries por estar ao ar livre - em frente a Prefeitura Municipal de Blumenau. Temos informações seguras, que essa pequena máquina à vapor poderia estar rodando e apresentando, de maneira prática, um pouco da história ferroviária regional, pois participou de maneira efetiva, da construção da Estrada de Ferro Santa Catarina no início do século XX. A EFSC foi a única ferrovia, em solo brasileiro, construída com tecnologia e capital alemães.
Locomotiva "Macuca" - ajudou na construção - transportando material - da EFSC
Outra questão que chamou nossa atenção foi o local do palco dos show´s da Festa da Virada. É impossível não perguntar: Porque não foi feito na concha acústica da Prainha? - Praça Jucelino Kubitschek de Oliveira. Cenário de grandes festas populares de outros tempos e que hoje se encontra em estado de semi abandono, sem comentar, que o local tem uma maravilhosa vista da centralidade de cidade e da visão das pessoas que ocupariam seus espaços bem como, a antiga praça do porto fluvial, na outra margem do Rio Itajaí Açu. 
Local com vocação para a Festa Popular cujo espaço tem a vocação para
Prainha - somente local para colocar os fogos

Sem dúvidas, também teríamos um aumento de área da festa, ocupando as duas margens do Rio Itajaí Açu e simultaneamente valorizando o espaço da (Clicar sobre) Prainha e lhe devolvendo o status de espaço de encontro de pessoas dentro da cidade de Blumenau, resgatado por um dia, no (Clicar sobre) Projeto Blumenau Festival a Bordo.
Local dos Show´s da Festa da Virada 2017/2018 - no jardim da Prefeitura Municipal de Blumenau


Trânsito na Rua /XV de Novembro nas primeiras horas de 2018

Trânsito na área central - O local usado para o palco da Festa da Virada, também "estrangulou" e usou uma das passagens do binário que não atende a demanda do trânsito na área central de Blumenau em dias normais no horários de pico e de festas. Sendo usado da maneira que foi, de maneira improvisada e sem outra opção para os que por ali transitavam,  criou conflitos e confusão no ir e vir - nas primeiras horas do ano de 2018, na cidade - sem necessidade e sem planejamento, mesmo que temporário.


A organização apresentou duas atrações em seu programa da Festa da Virada. A primeira, o show da dupla sertaneja regional que vem fazendo sucesso - Dany e Rafa. Foi essa dupla, que abriu o show dos Titãs, em dezembro - na cidade de Timbó e fizeram bonito em Blumenau. As pessoas curtiram muito. Não esconderam seu estilo musical em detrimento da Festa da Virada - Sertanejo.
Dany e Rafa  - Na Festa da Virada - Blumenau SC
A segunda atração da noite e o "Show da Virada", a qual aguardávamos com certa expectativa, pois é uma tradicional banda da cidade e que toca o repertório alemão, fez uma apresentação muito diferente daquela que a vimos tocar em outras ocasiões. Entraram, de maneira irreverente e na sua apresentação anunciaram ao público que não estavam ali para tocar "o repertório do Oktoberfest", mas sim, fazer uma "som seira". De acordo com suas palavras, até poderiam tocar uma canção ou outra, mas que na noite seriam "diferentes!" Não compreendemos. Tínhamos a impressão de que curtiam tocar tradição. A segunda atração musical no palco da Festa da Virada foi a apresentação da Banda do Barril - irreconhecível.
Entrada da Banda do Barril no palco.
Vídeo
"Repertório do Oktoberfest"
Quanto aos momentos finais da virada do ano 2017 para o ano de 2018, na cidade de Blumenau, foi marcada pela emoção e alegria
A festa foi das famílias que se uniram em oração com o representante religioso da igreja católica da cidade de Blumenau - Padre João Bachmann e depois assistiram aos mais de 15 minutos de queima de fogos, promessa invisível e luminosa de um ano melhor. No momento da virada vimos alegria, abraços e beijos.
Vídeo
As imagens comunicam...

Á tarde - últimos momentos de 2017 -  na cidade de Blumenau.
.











































Teatro Carlos Gomes - idealizado pelo maestro Heinz Geyer










Local das atrações da Festa da Virada - Blumenau













































Poucas pessoas circulavam no centro de Blumenau - no final da tarde. Fomos ao QG, nos preparar para receber 2018. Voltamos à rua por volta das 21:30h.









Vídeos























































Vídeo
Intervalo entre as duas atrações musicais da Festa da Virada.



Padre João Bachmann fazendo a Oração do "Pai Nosso" com todos e abençoando a chegada do novo ano.

Entrada da Banda do Barril no palco.















Momento de intervalo para a contagem regressiva e início do show pirotécnico - queima de fogos. Festa entre as pessoas com muitos abraços, brindes e votos de om ano - confraternização. Inicia o ano de 2018 - Blumenau - SC Brasil.

Vídeos
































































Reencontro de amigos na Festa da Virada - Um brinde





















Primeiro congestionamento na Rua XV de Novembro, no ano de  2018 - Blumenau.




No meio da manhã do dia 1° de janeiro de 2018, tudo estava organizado, como se não tivesse  acontecido o evento da Festa da Virada.

















Leituras complementares...
Clicar sobre o título.



Prost Neujahre!
Um ano melhor, para todos...
Feliz 2018!



















































Nenhum comentário:

Postar um comentário