sábado, 9 de dezembro de 2017

São Bento do Sul - 40° Aniversário do GFG Böhmerwald


No dia 2 de dezembro de 2017, assistimos gerações, pelo menos três, comemorando a dança folclórica alemã na cidade de São Bento do Sul, estado de Santa Catarina - localizado no sul do Brasil - durante o 40° aniversário do GFG Böhmerwald.
Nos dois primeiros dias do mês de dezembro, enquanto algumas famílias estavam envolvidas com a chegada do Nikolaus - que acontece no dia 6 de dezembro, outras estavam envolvidas com a organização e preparativos para os momentos das comemorações do 40° aniversário do grupo folclórico  mais antigo da cidade - na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento e que a noite, reuniriam todos. Nós recebemos o convite de uma, entre os demais folcloristas da primeira formação do Böhmerwald - Mônica Malewschik, quando nos encontramos na Schützenfest -  cidade de Jaraguá do Sul, no mês de novembro desse mesmo ano. 
Com Monica Malewschik e sua família 

Residência  Malewschik - a linguagem e volumetria da Arquitetura
 do sul da Alemanha - a família reside nesse local há 40 anos
Agradecemos lhe o convite, bem como, sua hospitalidade e de sua família, durante nossa estada na cidade de São Bento do Sul - para fazer esse registro. Ficamos hospedados em sua casa. Descobrimos nesse momento, que ali também residia o grande construtor de violinos e também uma dos grandes colabores da cultura da cidade, na dança, música e esportes - Walter Malewschik. Pretendemos escrever sobre sua obra. Walter foi o marido de Monica Malewschik. Partiu no ano de 2011.

Walter Malewschik
São Bento do Sul
Vista do Stadtplatz - a partir das escadaria da igreja católica - Catolicismo é mais forte que luteranismo, em função da origem dos imigrantes para essa região - predominantemente do sul da Alemanha e da Áustria.








A história da origem de São Bento do Sul tem estreita ligação com a história da Colônia Dona Francisca - atual cidade de Joinville. Semelhante as inúmeras cidades existente no Vale do Itajaí que foram desmembradas da grande Colônia de Blumenau.
Partimos de Blumenau para São Bento - após ao almoço do dia 2 de dezembro de 2017.
Na Colônia Dona Francisca, como acontecia na Colônia Blumenau - no final do século XIX e início do século XX, tinha a ocupação e povoamento do interior da colônia promovidos pelas Companhias Colonizadoras. Na região norte do estado de Santa Catarina especificamente, uma Companhia Colonizadora com sede em Hamburg (Kolonisationsverein von 1849, Hamburg), mesmo não havendo mais disponíveis mais terras, continuou enviando famílias de imigrante alemães para a região. Quando chegavam à Colônia Dona Francisca, eram alojados no galpão dos imigrantes. Permaneciam nesse local até o momento que surgia uma colônia onde pudessem ser assentados.
Transporte em lombo de mula - Foto: Histórias do Vale do Caí
Em 1873, um pequeno grupo de homens, a partir de Joinville, fez uma excursão e subiu a Serra do Mar (E não a Serra Geral como lemos - essa está mais para o interior do Estado) a pé em direção ao planalto, com o transporte de mantimentos e ferramentas no lombo de mulas - transporte muito comum no interior do Brasil - nesse período. 
Süd - Brasilien

Tipologia do sul da Alemanha e da Áustria
Após dois dias de caminhada, chegaram às margens do Ribeirão São Bento. Construíram o primeiro acampamento - casas provisórias. Abriram novos caminhos rudimentares acompanhando o ribeirão São Bento. A partir desse ponto histórico, nasceu o núcleo que deu origem a cidade de  São Bento do Sul. As primeiras famílias que ocuparam o local eram originárias da Áustria, Bavaria, Prússia, Polônia, Saxônia, Tchecoslováquia - Bohemia e também de outras regiões do Brasil a partir de migração interna, como ocorreu com o oeste de Sata Catarina - que recebeu famílias de imigrantes alemães e italianos oriundos do Rio Grande do Sul.
Foto: São Bento no Passado



Foto: São Bento no Passado


Foto: São Bento no Passado
Sempre a presença de uma banda musical - Seria a Banda Treml?
Foto: São Bento no Passado
Foto: São Bento no Passado
Edificação de tijolos à vista - autoportante - Arquitetura Backsteinexpressionismus - Arquitetura expressionista com tijolos


Os imigrantes alemães eram originários de localidades no Sul da Alemanha, com destaque para o grupo originário da Bavaria. Os austríacos eram súditos do Império Austro-húngaro eram basicamente boêmios de língua alemã, oriundos da Bohemia (Böhmerwald – atual República Tcheca). Origem do nome do grupo folclórico aniversariante - GFG Böhmerwald.

O Distrito de São Bento do Sul foi criado no ano de 1876, durante a visita do Presidente da Província de Santa Catarina, Visconde Alfredo Taunay.
Visconde Alfredo Taunay nasceu no Rio de Janeiro – filho do 2° barão de Taunay - Félix Émile Taunay. Foi  pintor, professor e diretor da Academia Imperial de Belas Artes. O 1º barão de Taunay - seu avô paterno, foi o conhecido pintor Nicolas-Antoine Taunay, integrante da Missão Artística Francesa. Sua mãe, Gabrielle Herminie de Robert d'Escragnolle, era irmã do barão d'Escragnolle, filha de Alexandre-Louis-Marie de Robert, conde d'Escragnolle, sobrinha do visconde de Beaurepaire-Rohan e neta de Jacques Antoine Marc, conde de Beaurepaire.
Lutou na Guerra do Paraguai como engenheiro militar, de 1864 a 1870. A partir dessa experiência – escreveu o livro La Retraite de Laguna, de 1871. Após a guerra lecionou no Rio de Janeiro, na Escola Militar e quando também iniciou sua carreira política no Segundo Império. Em  1875, tornou-se Major e foi eleito para a Câmara dos Deputados pela província de Goiás em 1872, cargo que voltou a ocupar após sua reeleição.
E no dia 26 de abril de 1876, foi nomeado Presidente da província de Santa Catarina. Assumiu o cargo de 7 de junho de 1876 a 2 de janeiro de 1877.
Um dos pioneiros, cuja contribuição foi relevante na história de São Bento do Sul foi o agrimensor e Engenheiro Carl August Wunderwald. Essa personalidade da história local, explorou a região e ajudou a construir a Estrada da Serra, atual Estrada Dona Francisca.
Carl August Wunderwald, foi agrimensor e engenheiro contratado pela Companhia Colonizadora Hamburguesa e veio para o Brasil com o navio Caroline. As Companhias ou Sociedades  Colonizadoras promoviam melhorias e construíam infraestrutura para facilitar as vendas e atrair famílias imigrantes para região onde tinham seus negócios. 
Wunderwald chegou em São Francisco do Sul no dia 29 de outubro de 1853. Dos 77 passageiros a bordo do navio Caroline, desembarcaram somente 44, entre eles o personagem da História de São Bento do Sul e também de Joinville
Carroções na Estrada da serra ou Estrada Dona Francisca - estrada construída por Carl August Wunderwald e seu grupo.


São Bento do Sul tem uma população estimada em 82.842 habitantes - 2017. Localizado na Serra do Mar - está a 838 metros acima do nível do mar.

A Serra do Mar, lembrando, é uma cadeia de montanhas que se estende do Rio de Janeiro até o norte do Estado de Santa Catarina - nessa paisagem montanhosa, é onde se encontra um pouco do que resta da Mata Atlântica no Brasil. 
É incrível que a rodovia por onde passamos para chegar a São Bento do Sul a partir de Blumenau, não possua acostamento para contemplar a paisagem, e nem tampouco, um mirante ou um lugar para beber água. Algo muito comum na Alemanha e estaria cheia da caminhantes e ciclistas. É uma paisagem só de passagem, e sem opção para parar o carro, nem para trocar o pneu se houver necessidade - infelizmente. 
A área territorial do município é de 495,6 Km2.














Grupo Folclórico Germânico Böhmerwald

Ademis Weiss
Um pouco da história do grupo folclórico aniversariante - GFG Böhmerwald. Entramos em contato com o  grupo através de seus folcloristas e o atual  presidente - Ademir Weiss, gentilmente nos encaminhou informações históricas.
Rose Marie Scharf
Uma folclorista - integrante da atual formação do grupo -  Rose Marie Scharf foi uma das responsáveis, há mais de 40 anos atrás, pelo surgimento do grupo folclórico aniversariante na cidade que cresceu às margens do Ribeirão São Bento.
A cidade de São Bento do Sul não possuía um grupo folclórico e a cidade vizinha Rio Negrinho, sim. Rose Marie acompanhava o trabalho de seus pais que dançavam em um grupo folclórico em  Rio Negrinho. Na história de família,  e de maneira muito informal, a jovem Rose reuniu um grupo de jovens da família e mais, amigos próximos e ensaiaram uma apresentação folclórica para  homenagear seus tios nas festividades de suas bodas de ouro, no ano de 1973. A apresentação agradou as pessoas e foi um sucesso. Receberam apoio e incentivo para que continuassem a ensaiar e a dançar o folclore alemão. Rose casou com Roberto Luiz Scharf e foi residir em São Bento do Sul. Não demorou muito para que um grupo de amigos, incentivado por Rose iniciasse o grupo folclórico de danças alemãs. 
Os folcloristas da primeira formação do GFG Böhmerwald foi:
  • Rose Marie e Roberto Scharf;
  • Mônica e Walter Malewschik (in memorian);
  • Marcos Malewschik (in memorian)
  • Norma e Arnoldo Harms;
  • Reni e Norberto Lobermayer (in memorian);
  • Daisy e Mário Weihermann;
  • Edali e Edison Liebl;
  • Nelson R. Stiegler (in memorian).
Os pioneiros que iniciaram dançando com a Rose - há 40 anos atrás, e que estão entre nós.
Em outubro de 1977, Rose Marie e Roberto, Reni e Norberto e o músico Marcos Malewschik foram à Curitiba assistir aos ensaios do Grupo Folclórico Rio Branco e, no dia 3 de dezembro desse mesmo ano, aconteceu no Palácio de Esportes do Colégio Estadual São Bento (CESB) de São Bento do Sul-SC, o primeiro ensaio oficial do Grupo Folclórico Germânico Böhmerwald, assim batizado posteriormente em uma reunião informal na Cantina Tony. O nome surgiu como uma homenagem aos primeiros imigrantes que chegaram à região, dos quais a grande maioria  são oriundos da região da Floresta da Boêmia na Alemanha, que após a 2° Guerra Mundial passou a pertencer a Tchecoslováquia - atual República Tcheca.


Os primeiros ensaios foram feitos com música ao vivo - ao som de acordeão. Mais tarde o acordeonista, Marcos Malewschick fundou um grupo musical para tocar músicas alemãs e acompanhar o novo grupo folclórico.
Em 1978 o Böhmerwal fez sua primeira apresentação em um baile beneficente da APAE de São Bento do Sul, na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento.
Ainda em 1978, aconteceu o intercambio com os Sudetos (para compreender - ler o link que sugerimos acima), vindos da Argentina na Sociedade.
Em 1979 o Grupo Folclórico Germânico Böhmerwald passou a fazer parte da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento e foi no seu espaço, as comemorações do 40° aniversário do grupo folclórico mais antigo de São Bento do Sul.



Quatro décadas é tempo suficiente para uma iniciativa criar raízes e gerar frutos, assim com mais de 770 apresentações o grupo teve a oportunidade de visitar muitas cidades em vários estados do Brasil, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.Em 1987 através de contatos com a Associação Alemã Sudetendeutscherlandsmanschaft teve a oportunidade de confeccionar trajes autênticos, inclusive com a importação de tecidos, bem como a vinda de costureiras, as quais trouxeram e ensinaram a arte de confecção e bordados tradicionais dos trajes típicos da região do Böhmerwald. Contato este que também oportunizou a primeira viagem do Grupo à Europa em 1988, com foco principal na Alemanha e República Tcheca, participando de um encontro internacional de Sudetos, sendo agraciado com uma homenagem especial pela autenticidade de seus trajes. Visitar a terra natal de nossos antepassados foi como retornar à origem de tudo que nos foi legado.  Da mesma forma outra viagem à Europa foi realizada em 1997.
Ao longo destes 40 anos teve a gratificante oportunidade de conhecer, fazer e manter amigos por todos os lugares e regiões nas quais passou, formando um grande laço de intercâmbios culturais e sociais que se mantém ativos até hoje.Todo este trajeto e história se tornaram possíveis através do empenho de todas as pessoas que fizeram e fazem parte deste grupo ou eventualmente da iniciativa privada.Com o apoio do poder público, em 1999, através de regime de comodato e posteriormente no ano de 2008, a Prefeitura Municipal,  efetuou a doação definitiva e lavração de escritura pública de posse, de uma Sede Própria ao Grupo, a antiga Escola Municipal Araci Hansen, prédio tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Santa Catarina, o qual foi restaurado e se mantém conservado em perfeito estado de  usabilidade com recursos próprios do Grupo Böhmerwald.O Grupo Folclórico Germânico Böhmerwald da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, agradece a todos que incentivaram e contribuíram para alcançar estes 40 anos de cultivo e divulgação da cultura. Ademir Weiss - Presidente
40° aniversário do GFG Böhmerwald - através das imagens
Na noite 40° aniversário do GFG Böhmerwald foi servido um jantar com cardápio da gastronomia alemã - e o Baile teve em sua abertura, a centenária Banda Treml de São Bento do Sul e a continuidade do mesmo foi abrilhantado com a Banda Champagne de Blumenau.

Para ler sobre a centenária Banda Treml - Clicar sobre: 








Monica Malewschik ao lado do pinheiro que plantou a 40 anos atrás.






Sede da Sociedade Ginástica Desportiva Sao Bento


Gratidão - convites recebidos gratuitamente da diretoria e também duas taças de chope




















Rose Marie Scharf




















Viele Danke!!





Caneco comemorativo - Todos o recebiam na entrada, quando entregavam o ticket. 
Poderia ser adquirido especialmente ao valor de R$ 15,00. 


















































Presidente Ademir Weiss abrindo o cerimonial com suas palavras


















Lágrimas de emoção e alegria









Parte do grupo  da primeira formação do GFG Böhmerwald - 1977


































Prontas e bonitas para o baile






































































Banda Treml - São Bento do Sul

Compadres - Presidente do GFG Böhmerwal e Regente da Banda Treml: Ademir Weiss e Luiz Francisco Kamienski


A noite também foi a estréia do jovem músico Osnildo Cziczeck (14 anos) tocando na Banda Treml, que vem marcando gerações a mais de 100 anos de história - O regente comentou muito bem sobre o jovem músico. Sucesso e felicidades em sua carreira musical.










Recebemos da jovem folclorista do GFG Böhmerwald de recordação desses momentos - já históricos - o seu próprio boton. Foi especial e lembraremos para sempre desse momento de amizade, história, tradição, intercambio e muita alegria. Nossa gratidão Caroline Rodrigues Reicher. As fotos foram feitas por seu esposo Alysson Reicher, também folclorista do grupo aniversariante.





















Viver é ocupar de maneira plena, o tempo presente com algo, que no futuro, seja lembrado com um sorriso e como um elo de continuidade de uma corrente forte e edificante para um grupo, onde as pessoas desse, também lembrarão com  sorrisos.
Parabéns GFG Böhmerwald.
Foi um grande prazer ter estado com vocês e seus amigos, de São Bento do Sul. Foi um prazer fazer os registros desses momentos - já para e na história.
Momentos de amizade, muita tradição e Cultura.

Parabéns novamente!

Vídeos






Em breve - mais  vídeos!

Sem revisão e em construção...





Nenhum comentário:

Postar um comentário