terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Momentos - Titãs no Natal + Encantado - Timbó SC - Com uma "Pitada" de Urbanismo

Novamente retornamos à cidade de Timbó, historicamente e territorialmente parte da história e do território da grande Colônia Blumenau para registrar para a história, um pouco dos momentos da programação do Natal+Encantado 2017 - projeto natalino para a cidade. 
Na noite do dia 22  de dezembro, em especial - aconteceu a apresentação da Banda de rock nacional: Titãs.
Antes de prosseguirmos, lembramos que já escrevemos sobre a cidade e um pouco de sua história. Para conferir - Clicar sobre o título escolhido:
Timbó - nome da cidade de uma planta da família das Leguminosas e das Sapindáceas encontrada por Fritz Müller em uma de suas andanças e pesquisas na mata atlântica do Vale do Itajaí. Dizem que sua seiva é tóxica para os peixes.
O Natal + Encantado - da cidade de Timbó SC aconteceu no Parque Municipal Henry Paul de Timbó - espaço público de qualidade onde o meio ambiente, construído e natural, é valorizado, respeitado, cuidado e  disponibilizado para o convívio e o bem estar do homem e da fauna locais, junto às margens do Rio Benedito
Parque Municipal Henry Paul

Não poderíamos deixar passar desapercebido e, sem qualquer comentário, esse exemplo positivo, em meio a tantos dissabores e desventuras que vem ocorrendo na paisagem das cidades da região, como também, na cidade de Blumenau.
Parque Municipal Henry Paul em dois momentos - a partir do Google Earth
Apresentamos para a municipalidade e comunidade de Blumenau, um projeto urbanístico para ser implantado em uma das regiões mais bonita e harmoniosa localizada às margens do Rio Itajaí Açu em Blumenau, na década de 1990 - atualmente quase totalmente descaracterizada pela inoperância do poder público, que também contribuiu para esse processo, quando sugeriu o local da nova ponte do Badenfurt junto à foz do Ribeirão do Testo no grande rio. 
Atualmente a região cobiçada pelo especulação do ramo imobiliário. Para ler mais sobre os projetos citados - Clicar sobre:  
Nosso projeto desenvolvido na década de 1990, para revitalizar da região do Salto junto às margens do Rio Itajaí Açu, atualmente tomadas pela ocupação irregular - inclusive com edificação de supermercado - Ano 1996

Ano de 1996
Parabéns Timbó.
A última revitalização e intervenção urbanística feitas no Parque Municipal Henry Paul foi entregue à comunidade no dia 9 de outubro de 2015. De acordo com os responsáveis pela obra - "...busca valorizar as áreas de permanência coletiva e alavancar o turismo, com benefícios diretos à população local, mais qualidade de vida e saúde."  Perfeito.

O projeto tomou forma a partir da vontade de criar um parque nas imediações do Pavilhão de Eventos - oportunizando a paisagem natural às margens do Rio Benedito, integrando esse, ao Parque Central, através de um calçadão, humanizando a área central e a disponibilizando à população local. Junto ao novo Parque Henry Paul, também foi construída a nova Beira Rio de Timbó (Rua Carlos Strey), parte dos trabalhos de revitalização do entorno do Pavilhão de Eventos Henry Paul.
O projeto de revitalização do espaçoParque Henry Paul previu pista de caminhada e ciclovia, pedalinho, pista de skate, canchas de bocha, academia para a terceira idade, parque infantil, estacionamento para 500 veículos, três quadras esportivas, paisagismo, deck para pesca, rampa para embarcações e áreas de convivência com churrasqueira.
Exemplo.


O  Natal + Encantado aconteceu nesse espaço público de excelência e o show dos Titãs em um palco montado no parque. O que vimos foi o espaço público totalmente tomado por residentes da cidade de Timbó e de toda a região. As pessoas se dirigiram ao local com suas cestas de pic-nic e muito à vontade, em todos os espaços do parque, ouviam o show de atração nacional ao lado de amigos e familiares. Lembramos que o espaço tem grande responsabilidade sobre a saúde psicológica das pessoas. Há teses e teses sobre esse tema.

Titãs
Titãs - foto do Site oficial da banda


A banda de rock brasileiro - Titãs - surgiu no ano de 1982 na cidade de São Paulo. Ao longo de seus mais de 35 anos de existência, vendeu mais de 6 milhões de álbuns. Também receberam um Grammy Latino no ano de 2009  e o Troféu Imprensa de Melhor Banda por quatro vezes. 

Sua formação inicial contava com 9 integrantes, dos quais 6 eram vocalistas. São eles: 
  • Arnaldo Antunes;
  • Branco Mello;
  • Ciro Pessoa;
  • Sérgio Britto;
  • Nando Reis;
  • Paulo Miklos;
  • André Jung;
  • Marcelo Fromer
  • Tony Belloto.
A maioria dos integrantes da banda se conheciam do Colégio Equipe, de São Paulo, desde o final da década de 1970. Desses, a exceção foi o guitarrista Tony Bellotto e o baterista Charles Gavin. Iniciaram, acompanhando a apresentações dos Novos Baianos, Alceu Valença e Gilberto Gil no pátio do Colégio, e tiveram influência da Blitz. Não demorou muito para gravarem uma fita com cantadas para meninas. Sua primeira apresentação foi na Biblioteca Mário de Andrade no ano de 1982 e depois disso, passaram a fazer shows em várias casas noturnas de São Paulo com o nome Titãs do Iê-Iê.
Titãs do Iê-Iê - primeira formação
O primeiro show dos Titãs do Iê-Iê aconteceu no dia 28 de setembro de 1982, no SESC Pompeia.

Atual formação atual - Titãs

Branco Mello - vocal (1982-atualmente) e baixo elétrico (2002-atualmente).
Sérgio Britto - vocal, teclado (1982-atualmente) e baixo (nas faixas cantadas por Branco (2009-atualmente).
Tony Bellotto - vocal (2016-atualmente) guitarra solo, violão (1982-atualmente).

Músicos de apoio

Mario Fabre - bateria (2010-atualmente).
Beto Lee - guitarra rítmica e vocal de apoio (2016-atualmente).

Ex-integrantes

Ciro Pessoa - vocal (1982 – 1984).
André Jung - bateria (1982 –1985).
Arnaldo Antunes - vocal (1982 – 1992).
Marcelo Fromer - guitarra rítmica, guitarra solo e violão (1982 – 2001, faleceu em 2001)
Nando Reis - vocal e baixo (1982 – 2002).
Charles Gavin - bateria e percussão (1985 – 2010).
Paulo Miklos - vocal, guitarra rítmica, violão, saxofone e teclado (1982 – 2016), baixo (1982 - 1986).

Ex-músicos de apoio

Liminha - violão e baixolão - Turnê "Acústico MTV" (1997-1998).
Emerson Villani - guitarra, violão e vocais - Turnês "Volume Dois" (1998-1999), "A Melhor Banda", "Como Estão Vocês" e "Ao Vivo" (2001-2006).
Marco Lobo - percussão - Turnê "A Melhor Banda" (2001-2003).
Lee Marcucci - baixo - Turnês "A Melhor Banda", "Como Estão Vocês" e "Ao Vivo" (2002-2009).
André Fonseca - guitarra, violão e vocais - Turnê "Ao Vivo" (2006-2009).
 
Show no Natal + Encantado - Timbó

A banda dos Titãs subiu ao palco do   Natal + Encantado com sua formação atual completa, as 21:30h. pontualmente, após a mensagem do Papai Noel e do Prefeito da cidade Jorge Kruger. Antes disso, estavam no palco a dupla local Dany e Rafa.
Não nos permitiram aproximar do palco, como o fazem os organizadores de outros eventos regionais, e por esse motivo, os registros apresentam pouca qualidade, mas são registros. Registros para a histórias das cidades do Vale do Itajaí - território da antiga Colônia Blumenau.


Na sequência - Show dos Titãs  Natal + Encantado - Timbó
As imagens comunicam...






















































































































Vídeos











Abaixo - registro mais sensacional - público interagindo com a banda.

Nome da música - Epitáfio

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria
E a dor que traz no coração
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr






Um Feliz 2018!
Frohes Neues Jahr!!















Nenhum comentário:

Postar um comentário