sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Encontramos um tocador de Hurdy-gurdy - Drehleier - no caminho do Schloss Neuschwanstein

Músico tocando um Hurdy-gurdy no caminho para o Schloss Neuschwanstein - Alemanha
Schloss Neuschwanstein
Inspiração para a arte
Desde a viagem a Alemanha, em 2013 - quando visitamos o lendário Schloss Neuschwanstein -  foi somente nesse momento, que descobrimos o nome desse instrumento que fotografamos naquela época e que chamou tanto nossa atenção, quando encontramos esse músico tocando-o no caminho para o castelo, o qual o percorremos à pé. O instrumento tem uma melodia maravilhosa, bem familiar e definida, nunca antes visto por nós. Foi uma pessoa da Holanda, que acompanha nosso trabalho nas redes sociais, que ao olhar uma fotografia (do lado) e observando o quadro que pedimos para reproduzir do momento de contemplação - Fez a pergunta:  
"Besonderes Instrument, kennen Sie den Namen?" 
Sim é um instrumento diferente e até então, não tínhamos buscado conhecer o nome. A partir da pergunta de Riet Welgraven, descobrimos que trata-se do Hurdy-gurdy - um ancestral do violino e do violão.
O instrumento produz o som quando o músico gira um tipo manivela e aciona uma roda que toca as cordas.
A roda funciona muito como um arco de violino, e  o som tem muita semelhança ao som de um violino. As melodias são tocadas em um teclado que pressiona tangentemente - pequenas cunhas de madeira - contra uma ou mais cordas para mudar seu tom.  O Hurdy-gurdy possui uma placa de som e uma cavidade vazia para que a vibração das cordas seja audível,  como os demais instrumentos de cordas. Antes de prosseguir, observe o pequeno vídeo.
Conhecendo um  pouco mais sobre sua história

Como já mencionado, do  Hurdy-gurdy, surgiu o violino, não somente na Europa, mas também no Oriente Médio - lá inicialmente foi o instrumento conhecido Rebab - existente no Século XI AC. O geógrafo persa  Ibn Khurradadhbih, referenciou pela primeira vez o instrumento na Europa, no Século IX - descrevendo  a lira como um instrumento característico do Império Bizantino.
 
Organistrum
Organistrum - primeira forma do Hurdy-gurdy 
Uma das primeiras formas do  Hurdy-gurdy foi o organistrum - possuía somente uma corda de melodia e duas cordas  de drone  e uma roda bem pequena. Por ser um instrumento muito grande, era necessário duas pessoas para tocá-lo: uma girava a roda a partir da manivela (trabalho manual somente)  e a outra, acionava as teclas, puxando-as para cima - incomodo  para manusear. Por esse motivo, somente canções e melodias lentas eram tocadas com  o instrumento.
Igreja de San Miguel de Estella - Porticos galegos de Santiago e Orense, sua presença se torna
uma constante nos Caminhos de Peregrinação - período Medieval

O organistrum foi usado no meio religioso, em igrejas e mosteiros, para acompanhar o canto coral - no período da Idade Média em boa parte da Europa.
Com o passar do tempo e na busca do conforto e também, para que o instrumento fosse tocado somente por um músico, o organistrum foi aperfeiçoado e com isso, seu tamanho foi diminuído. Na nova forma, ficou muito conhecido, principalmente na Espanha e na França
Com sua nova forma, possuía uma caixa de percussão com três cordas e um teclado diatônico. As teclas eram muito mais práticas, não eram acionadas puxando-as para cima. Também poderiam tocar músicas mais rápidas e com conforto. 
Foi muito tocado durante parte do período Medieval e no Renascimento e tornou-se um instrumento muito popular  tocado junto com a Harmônia. Sua forma mais conhecida, apresentava um "pescoço" curto e um corpo quadrado com uma extremidade curva curva. 
No final do Renascimento, surgiram dois tipos de hurdy-gurdies. O primeiro tinha a forma de violão e o segundo tinha um corpo redondo de alaúde feito de bastões, usado e construído pelos franceses


As pessoas do final do Século XVII, tornaram-se mais exigentes e com gosto musicais variados e mais complexos, fazendo surgir outros instrumentos musicais no seio das classes mais abastadas da época. O  Hurdy-gurdy ficou reservado aos momentos musicais das classes dos camponeses e as classes mais baixas das cidades, fazendo surgir variações como a  Hurdy-gurdy Bauernleier e a Hurdy-gurdy Beggar de Bettlerleier.
Hurdy-gurdy Bauernleier
Durante o Século XVIII, no auge do Rococó francês - imitado em todo mundo entre as classes mais abastadas, onde uma de suas características foi valorizar o espaço e o lazer campestre e simples dentro do novo estilo. Com isso, novamente o Hurdy-gurdy caiu na graça e ficou popular, por sua visibilidade nesses espaços. Grandes e famosos  compositores escreveram obras para Hurdy-gurdy, como por exemplo - Pastor Il Fido de Nicolas Chédeville, atribuído a Vivaldi
Nesse tempo o modelo mais comum de hurdy-gurdy foi o hurdy-gurdy vielle à roue de seis cordas. A partir da França, o instrumento se popularizou em toda a Europa, e também na região de povos de língua alemã e na Hungria, criando outros modelos e variações.
O instrumento foi quase totalmente instinto no início do Século XX. Os mais conhecidos, como já mencionado, são os franceses Vielle à roue, o húngaro Tekerőlant e o espanhol Zanfoña. 
Atualmente, o Hurdy-gurdy é muito conhecido e tradicional na Hungria, Polônia, Bielorrússia e Ucrânia.
Hurdy-gurdy húngaro tekerőlant
Canção Húingara - tocada atualente com um tekerőlant
Lirnyky
Geralmente eram  tocados por músicos profissionais, muitas vezes cegos e itinerantes, conhecidos como lirnyky. Seu repertório eram temas religiosos. A maior parte de suas canções tem origem no período barroco. Na Ucrânia oriental, o repertório inclui épicos históricos únicos conhecidos como dumy e danças folclóricas. O músico que fotografamos na Bavaria em  2013, poderia ser um lirnyky.- a partir de um resgate da paisagem histórica européia de um período.
É sabido, que até o ano de 1902, por exemplo, o governo e autoridades russas consideravam os Lirnyky's mendigos e os  perseguiam. Isso aconteceu até quando houve a 12°Conferência Arqueológica, a qual abordou o tema e chamou atenção para o ato, tomando medidas através de ações reflexivas para que cessasse a perseguição aos músicos andarilhos.
Em 1968, o Hurdy-gurdy novamente recebeu destaque na mídia quando Donovan lançou uma canção que fez sucesso, chamada  Hurdy Gurdy Man
Mesmo não usando a melodia de um Hurdy-gurdy, a menção inúmeras vezes durante a canção despertou a curiosidade e o interesse entre os jovens, que fez surgir alguns festivais anuais, no mês de setembro,  de música de hurdy-gurdy na área da Península Olímpica, no estado de Washington, Estados Unidos.
Atualmente a tradição foi retomada e que nunca foi interrompida na Áustria, Alemanha Bélgica e Holanda, República Tcheca, Itália, Polônia, Portugal, Rússia, Espanha e Suécia. À medida que o instrumento foi sendo resgatado, os músicos o usaram de maneira criativa, em uma gama de estilos diferentes.




O termo  Hurdy-gurdy pode ser um termo originário do termo escocês e do norte do inglês para alvoroço ou desordem: hirdy-girdy ou de hurly-corpill - um termo inglês antigo para o barulho ou a agitação. Em inglês, o instrumento, muitas vezes, é mais descritivamente chamado de violão de roda,  termo raramente  usado entre os músicos do instrumento. Outra possível derivação do termo  Hurdy-gurdy é do húngaro "hegedűs" (variante eslovena "hrgadus") que significa violão.
Na França, Hurdy-gurdy  é conhecido como vielle à roue ou, simplesmente vielle (embora exista outro instrumento com esse nome - português: viola), enquanto nas regiões francesas da Bélgica, também é conhecido em dialetos locais como vièrlerète / vièrlète ou tiesse di dj'va - cabeça do cavalo. 
Os flamengos e os holandeses chamam o  Hurdy-gurdy  de draailier, que é semelhante ao seu nome alemão Drehleier, também conhecido como Bauernleier - lira dos camponeses. 
Na Itália, é chamado de ghironda ou lira tedesca, enquanto na Espanha, é uma zanfona, exceto na região catalã, onde é conhecida como viola de roda. Na língua basca, é conhecida como brenka. Em Portugal, é chamado de sanfona. 
O nome húngaro é tekerőlant. Outro nome húngaro para o Hurdy-gurdy é nyenyere. Na Eslováquia e na República Checa, é conhecido como  ninera e niněra, respectivamente. Na antiga região da Russia e Ucrânia, Hurdy-gurdy é chamado de "lira de roda" (колёсная лира, колісна ліра). Na Polônia, é chamado de "Lyra Cranked" (lira korbowa).
República Tcheca
Historicamente, as cordas foram feitas de intestino de animal, que ainda é um material usado até os dias atuais - em instrumentos de fabricação moderna. As cordas de metal têm tornado-se comuns desde o início do Século XX, especialmente, em instrumentos mais pesados ou para cordas que produzem melodias mais baixas, quando o ajuste de oitava for usado. Em alguns casos é usado o nylon, mas não é bem aceito entre os músicos.
Para alcançar a tom adequado e a qualidade do som, cada corda do Hurdy-gurdy deve ser embrulhada com algodão ou fibras similares. 

Tipos

Os tipos de Hurdy-gurdies, desde o Renascimento, podem ser classificados pelo tamanho da roda e na presença ou ausência (e tipo) de uma ponte zumbindo. 

Rodas pequenas 

Os instrumentos de rodas pequenas (diâmetro da roda inferior a 14 cm, são tradicionalmente encontrados na Europa Central e Oriental. Eles apresentam uma ampla caixa de teclas e as cordas do drone são executadas dentro do teclado. Por causa do tamanho pequeno da roda, esses instrumentos costumam ter três cordas: uma corda de melodia, um drone de tenor e um drone de baixo. Às vezes, eles têm até cinco cordas.
Ponte de zumbido ajustada por cordas

Drehleier alemão em forma de pêra. 
Tem duas a três cordas de drone e uma ou duas cordas de melodia cromática. Quase sempre é muito decorado. O tipo de ponte de zumbido encontrado neste instrumento geralmente tem a fixação ajustada em um bloco ao lado da corda, e não na parte traseira (como é típico dos instrumentos franceses).

Ponte de zumbido ajustada em cunha
Tekerőlant (húngaro). Normalmente tem dois zangões  e às vezes três e com uma ou duas cordas de melodia cromática. A caixa larga é muitas vezes esculpida ou  extensivamente decorada.

Drehleier do Tirol (Áustria). 
Muito semelhante ao tekerőlant, mas geralmente tem um teclado diatônico. Pode ser a fonte histórica para o tekerő.

Nenhuma ponte zumbindo

Estilo eslovaco - hurdy-gurdy (Ninera) feito e tocado por Tibor Koblicek 
Lira korbowa (Polônia) - Em forma de violão. Dois drones, mais uma corda de melodia diatônica.

Lira / лира (Rússia) - Em forma de violão. Dois drones, mais uma corda de melodia diatônica. Teclado uniformemente espaçado.

Lira / ліра (Ucrânia) - Em forma de violão. Dois drones, mais uma corda de melodia diatônica. Dois tipos de corpo: esculpidos em uma única peça de madeira e em forma de violão com estacas transversais e construção de várias peças com estacas verticais. Teclado uniformemente espaçado.

Ninera / kolovratec (Eslováquia) - Em forma de violão. Dois drones, mais uma corda de melodia diatônica. Buzina larga. Superficialmente semelhante ao tekerő, mas falta a ponte zumbindo.

Lira / vevlira (Suécia) - Foi resgatada no século XX com base em pesquisas históricas. Duas formas do corpo: uma forma alongada e quadrada e uma longa forma de pera. Normalmente diatônico, mas foi ampliado com uma faixa cromática com as teclas adicionais colocadas abaixo da faixa diatônica normal (o oposto da maioria dos teclados cromáticos com barriga).

Drehleier em forma de tulipa alemã - Três drones, mais uma corda de melodia diatônica

Rodas grandes
Diâmetros das rodas entre 14 e 17 cm, são tradicionalmente encontrados na Europa Ocidental. Esses instrumentos geralmente têm uma caixa de teclas estreita com strings drone que são executadas fora do teclado. Geralmente, também têm mais cordas e duplicar ou triplicar a corda da melodia é comum. Alguns instrumentos modernos têm até quinze cordas tocadas pela roda, embora o número mais comum seja seis.

Ponte de zumbido ajustada por cordas

Vielle à roue (francês) - Normalmente, quatro drones, mais duas cordas de melodia, mas muitas vezes estendidas para ter mais cordas. Duas formas do corpo: de corpo de violáo e de alaúde (vielle en luth). Os instrumentos franceses geralmente têm uma caixa de chave estreita com cordas de drone que são executadas no lado de fora da caixa da chave. Instrumentos franceses tradicionais têm duas cordas de melodia e quatro cordas de drone com uma ponte zumbindo. 


Niněra (checo) - Em forma de violão. Duas formas: uma tem um arranjo de melodias padrão, enquanto a outra corre as cordas do drone entre as cordas da melodia no teclado. São encontradas formas diatônicas e cromáticas. Outros mecanismos para ajustar a quantidade de "buzz" na corda do trompete.

Nenhuma ponte zumbindo

Zanfona (Espanha) - Tipicamente corpo em forma de violão, com três cordas de melodia e duas cordas de drone. Alguns exemplos mais antigos tinham um teclado diatônico e a maioria dos modelos modernos possui um teclado cromático. 

Niněra (checo) - Em forma de violão. Duas formas: uma tem um arranjo de melodias-melodias padrão, enquanto a outra corre as cordas do drone entre as cordas da melodia no teclado. São encontradas formas diatônicas e cromáticas.

Um pouco sobre o  Hurdy-gurdy -  em alemão - Drehleier. Instrumento que foi o percursor do violão e do violino e mesmo após a popularidade de suas variações e evolução, não deixou de ser fabricado e principalmente, de ser tocado. A partir de uma fotografia, o conhecemos e apreciamos muito poder compartilha com você.






A seguir, alguns vídeos de músicos tocando o  Hurdy-gurdy.

Vídeos






Muito bom conhecer...
Gostamos muito desse instrumento musical











3 comentários:

  1. Olá, Angelina.
    Um amigo tem construído este instrumento hurdy gurdy e eu sou incumbido da venda. Como estou criando o anúncio, fui procurar mais informações a respeito e, felizmente, encontrei teu blog. Quanta informação! Creio que você deve ter pesquisado um bocado, pois é uma aula de história da Música Antiga.
    Parabéns pelo blog e, caso tenha curiosidade, no link abaixo você poderá ver um dos nossos hurdies sendo executado:
    https://www.youtube.com/watch?v=hmwswImxKd0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Shasça.Que maravilha. Vou olhar e acrescentar na postagem. Grata pelo retorno.
      Abração.

      Excluir