quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Arte - Cesar Otacílio Gomes - Exposição Pulsações - Blumenau

Aconteceu no dia 6 de dezembro de 2017, a abertura Exposição Pulsações, assinada pelo artista Cesar Otacílio, que também apresentava seu livro A   solidão do Lagarto. O nome Tácio Morais Neto é como assina sua obra literária.
Quando recebemos o convite para a Exposição Pulsações, fizemos o possível para comparecer no  evento organizado no salão nobre do Teatro Carlos Gomes - Blumenau SC. Otacílio "marcou", de maneira positiva, a paisagem da cidade com uma obra sua, sob ponto de vista do urbanismo - na década de 1980 e faz parte do inconsciente coletivo de uma geração. Ainda não conhecíamos o artista pessoalmente.
Sua obra fez parte de nossas reflexões sobre a cidade e seus espaços, durante nossa formação profissional - no curso de Arquitetura e Urbanismo
Sua obra marcou e ainda marca a paisagem de um bairro da cidade de Blumenau, a partir de sua arte - cores e forma representadas em um grande painel ou mural, como costuma chamar, que complementava e se integrava à paisagem urbana. 
A partir da Arte e das cores criou um "ponto focal" no bairro Itoupava Norte, através de uma Homenagem silenciosa que "comunica".
Quem ainda não ouviu falar sobra o mural batizado "Costureiras"?
Uma homenagem do artista à classe de trabalhadores e  à força motriz da economia de Blumenau nos anos de 1980, trabalhadores do setor têxtil. 
E nesse mês de dezembro, mais precisamente no dia 6, acompanhamos a abertura de uma exposição do artista bem como a apresentação de um livro de sua autoria.
“As Costureiras” - Blumenau - Cesar Otacílio.  Fotografia:  Rafael

Vamos fotografar o local da obra "As costureiras" no tempo atual - (Em Breve)
Cesar Otacílio e a Obra "As costureiras" - Bairro Itoupava norte - Blumenau
Reconhecemos o artista através de sua obra - sua identidade. Queríamos conhecer um pouco mais sobre seu trabalho e vida e pesquisando, encontramos uma entrevista objetiva e resumida, que mostra um pouco sobre o perfil de Cesar Otacílio, feita pela colunista Fernanda Nasser do Jornal de Santa Catarina.
Também, na noite da abertura da Exposição Pulsações, dentro do salão nobre do Teatro Carlos Gomes, junto com as pessoas convidadas que prestigiavam o evento e do murmurinho, ousamos conversar com Otacílio e registrar essa conversa em um pequeno vídeo. Agradecemos sua atenção destinada, gentileza e a sua paciência em responder nossas perguntas, feitas de maneira informal e intuitiva. Nesse momento, contou-nos que ministra oficinas de  Artes na Escola de Educação Básica Professor João Widemann  - Blumenau e que também, obras de seus alunos foram expostas na noite da Exposição Pulsações. Na Escola de Educação Básica Professor João Widemann, de acordo com suas palavras, ministra Oficinas Natureza Desenhista (atividades para desenvolvimento da criatividade, fortalecimento do traço desenhista e desenvoltura na aplicação da cor).

Entrevista de Fernanda Nasser - publicada  no Jornal de Santa Catarina - 27 de fevereiro de 2016.
Cresci admirando as obras dele na casa dos meus pais, nas exposições, galerias e murais da cidade, como a famosa pintura Costureiras, na esquina da Rua 2 de Setembro, entre tantas que marcaram sua carreira. 
Os maiores talentos de Cesar Otacílio Gomes sempre foram desenhar, escrever e jogar futebol – até romper o tendão de aquiles. Arrumar encrencas defendendo ideias, muitas vezes abstratas e utópicas, faz e fez parte de sua trajetória. Palavras dele. 
Na adolescência, entre algumas tentativas de começar uma carreira profissional, criou uma série de personagens infantis com o objetivo de lançar uma revista em quadrinhos. Mas tudo mudou em 1980, quando descobriu que queria mesmo era ser pintor. Não sonhou mais com outra profissão. Começou a pintar seriamente e a participar de exposições, que marcaram época na cidade e no Estado, e a elas se dedica até hoje. 
Cesar também gosta muito de escrever e começou pra valer nos anos 1980 com manifestos e artigos publicados na coluna do leitor do Jornal de Santa Catarina. Hoje tem um livro digital publicado direcionado ao ensino médio: Natureza Desenhista: Valorização e Atividades para o Desenhista Infanto-juvenil, obra que ainda deseja publicar graficamente. 
Ele foi lançado durante uma exposição no Teatro Carlos Gomes em setembro de 2015. A obra foi indicada pela Secretaria de Educação para ser distribuída nas escolas públicas de Santa Catarina. 
Seus quadros são marcantes e imponentes. Para mim é uma honra publicar esta entrevista, com um artista tão importante para a nossa Blumenau. 
Hobby: andar assobiando em meio ao mato. 
Música: qualquer uma de Michael Hedges. 
Mania: acordar todos os dias entre as 3h e as 5h da manhã. 
Filme: Os Amores de Picasso, de James Ivory. 
Luxo: andar de moto num dia frio na Serra do Rio do Rastro.Não vive sem: lápis de desenhar, tintas, telas, livros, jornais e revistas. 
Sonho: possuir um ateliê com diversas possibilidades produtivas, como confecção de telas, área de pintura, impressão de gravuras, vitrificação de azulejos, galeria de obras e com espaço para promoção e lançamentos de livros. 
Caos: o egoísmo das pessoas e o trânsito das cidades. 
Comida preferida: peixe assado, legumes e uma garrafa de vinho. 
Cidade em que moraria: qualquer uma que prestigiasse meu trabalho. 
Qual técnica usa nos seus quadros: bico de pena, aquarela, guache, óleo, acrílico e vitrificação de azulejos com pigmentos à base de sílica. 
Qual obra sua que mais gosta: gosto de todas, pois não termino as que não estão me agradando. Tenho obras inacabadas há 35 anos. Se não precisasse, não venderia nenhuma obra. Mas, daquelas mais marcantes, não posso deixar de falar da séries Dançarinas (1982), Soldados (1983), Tomadores de Sopa (1988) e Cascas (2015). 
Para quem sonha pintar um quadro: para a minha professora do primário lá do Corruchel (localidade de Pouso Redondo, onde nasci), a irmã Emília Anastácia, morta recentemente. A primeira pessoa que me chamou de artista. Me enche de saudades lembrar da sua frase em sala de aula depois de apreciar meus desenhos do dia do soldado. Olhando para mim, disse: “turma, nesta sala temos um artista, alguém especial”, todos os coleguinhas olharam-me admirados, empurrando-me para a carreira que tenho hoje. 
Museu preferido: Masp, de São Paulo, onde em 1983 ganhei o Prêmio Pirelli de Pintura Jovem, único artista nascido em Santa Catarina a ganhar este prêmio nacional representando o Estado. 
Pintor que inspira: poderia citar diversos, desde catarinenses e brasileiros a artistas europeus e asiáticos. Mas, especialmente, gosto muito dos pintores holandeses, para mim, estão entre os maiores mestres inspiradores da pintura universal de todos os tempos. Rembrandt é um dos que mais me emociona. 
Exposição que marcou sua carreira: a primeira individual de pinturas em 1983. Promovida por Lindolf Bell, Galeria Açu Açu, Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. 
Se não fosse artista seria…Cozinheiro. 
Conselho: acreditar sempre em si. 
Frase: O artista é extensão da pulsação das cidades e das pessoas do seu convívio.
Entrevista informal - noite da abertura da Exposição Pulsações - Em vídeo

Afresco no Colégio João Widemann - Texto de Cesar Otacílio

O Colégio João Widemann, onde ministro as Oficinas Natureza Desenhista (atividades para desenvolvimento da criatividade, fortalecimento do traço desenhista e desenvoltura na aplicação da cor), está comemorando 60 anos de existência. Entre diversas festividades artísticas e culturais ocorridas no último dia 26 de agosto (2016), data da fundação, tive a honra de ser convidado pela direção a desenvolver e inaugurar um mural explorando o tema Educação no interior da escola. De imediato, nasceu a intenção de desenvolver um painel na técnica da pintura afresco. Assim, com o apoio do diretor mecenas, Sr. Cornélio, tendo a assistência de alunos talentosos das minhas oficinas de arte baseadas no livro-método Natureza Desenhista (livro de minha autoria que pode ser baixado neste blog), o trabalho aconteceu no início da segunda quinzena de agosto de 2016.
Ao terminar a obra, batizei-a "Ensinamento". Ela foi inaugurada pelo Gerente da Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Sr. Eliomar Russi. Tem tamanho 3.82 X 1.80 m., e eu, exultante por incorporar uma obra em tão nobre espaço educativo, dediquei-a aos alunos do passado, presente e futuro do Colégio J. W.
Desenvolvimento do afresco "Ensinamento" .
  O mural "Ensinamento", na técnica afresco, foi iniciado  no começo do mês de agosto com a cal posta para ferver e descansar no interior do Colégio J.W. em Blumenau. Logo depois, o reboco antigo da parede, onde seria incorporado a obra, foi removido para receber as duas camadas de massa com cal e areia nas proporções certas para afresco. Depois, aconteceu a maceração dos pigmentos de óxido de ferro para obter tinta com consistência nas cores, tarefa executada com aplicação pelos alunos das minhas Oficinas Natureza Desenhista.

Vamos à escola fotografar essa obra acabada para ilustrar esse espaço



Abertura Exposição Pulsações Teatro Carlos Gomes
Dia 6 de dezembro de 2017
As imagens comunicam...








O comunicador Fred Ulrich













































Marchand - Filha do Artista e organizadora do evento: Tarsila Gomes
































Cesar Otacílio com amigos e a filha Tarsila Gome












Uma de suas aprendizes com sua mãe e sua obra na Escola João Widemann





e


Sobre o livro...
.



















A Arte, dentro de um período histórico, reflete as práticas sociais do homem no espaço, nas cidades. É uma linguagem que transcende e é universal. Muitas vezes só é compreendida no tempo futuro, quando é um fragmento da história. Ela, a Arte, precisa de "distância" para ser assimilada racionalmente. Muitas vezes, o sendo - no presente - através dos sentidos sensoriais, que são muito mais que os cinco confirmados pela ciência do Homem.

















Para acessar o blog do Artista - Clicar sobre:
Blog Cesar Otacílio





















Nenhum comentário:

Postar um comentário