sábado, 18 de novembro de 2017

Visitando o Museu Histórico Cultural e Arquivo Público Histórico de Rio do Sul.


Outro dia estivemos visitando rapidamente o Museu Histórico Cultural e Arquivo Público Histórico de Rio de Sul, instalado na antiga Estação ferroviária de Rio do Sul e que se encontra em perfeito estado de conservação dentro de um entorno totalmente modificado. Na edificação histórica ficava o espaço para a estação ferroviária no piso térreo e, a residência do agente ferroviário no 2° piso.
Para ler sobre a Estação ferroviária - Clicar sobreEstação Ferroviária da EFSC - Cidade de Rio do Sul
A edificação histórica que guarda o Museu Histórico Cultural e Arquivo Público Histórico de Rio de Sul, antiga estação ferroviária, foi construído  na década de 1930 - e pertenceu à extinta ferrovia EFSC - Estrada de Ferro Santa Catarina. É uma das tipologias mais bonitas e mais bem conservada pertencente ao patrimônio histórico arquitetônico e ferroviário regional e estadual. foi inaugurado como estação no anos de 1936.




O museu guarda um considerável acervo, que ilustra um pouco o modo de vida do pioneiro que povoou aquela região durante a segunda metade do Século XIX e início do século XX. Muitas ferramentas  usadas para a construção de casas, como enxó (Que é um tipo de machado), serras e outras ferramentas indispensáveis para a construção de casas com estrutura de madeira - enxaimel.
As imagens comunicam...
Objetos diversos usados até a década de 1940










Ao centro - serra de armação (em alemão - Apannsäge)  que pertenceu a Willi Hering (Década de 1920) e outras ferramentas usadas pelos primeiros carpinteiros - na região
 Machado (em alemão - Breitbeil) e enxó (Em alemão - Drechsel) - ferramentas para trabalhar pranchões de madeira a partir do tronco de árvores retiradas da floresta e também para fazer concavidades - usados no território onde é a Alemanha no período medieval. O semelhante a machado era usado para "falquejar" madeira.


Do livro - Kleine Kunstgeschichte des Deutschen Fachwerkbaus - A gravura mostra um monge derrubando  uma árvore (St. gregorii magni moralia no trabalho. També mostra  dois monges dividindo uma árvore. também a imagem de carpinteiros manuseando o machado (Dresden) século  XIII  e em cima desse - carpinteiros serrando um feixe em tábuas com serra de armação ( ano de 1185) e a serra cortada (Hrabanus maurus, Ano 1023). Essas ferramentas encontramos no museu de Rio do Sul
Enxó (Em alemão - Drechsel)


Breitbeil
 



Protetor da canela no momento de falquejar - com o manuseio do machado
 na tora de madeira - Breitbeil - como ilustra a ficura abaixo.
É necessário de proteção para as pernas no momento de Falquejar com o
Breibeil - já a usavam séculos atrás na região que hoje está o território da Alemanha
Placa de um locomotiva da Estrada de Ferro Santa Catarina EFSC

Vários tipos de serra e serrotes usados na Alemanha ou na região que onde é a atual Alemanha. Alguns desse encontrados no museu de Rio do Sul

Carpinteiro usando machado (Em alemão - Breitbeil)  e está
 falquejando tora de madeira - ano 1517


Relacionado à mala acima.


Ralador de repolho feito por Erwin Bachmann

Chaleiras de ferro



Escadaem canela preta


Com a diretora do museu - Cátia Dagnoni



Ralador de aipim
Carl Friederich Hering -  nasceu em 1854 e faleceu em 1926 - foi pai de Willi Hering. Clara Schiffler Hering - nasceu no ano de 1858 e faleceu em 1942.

Vista da sacada do edifício histórico com barreira visual na paisagem atual - em direção a catedral.
































História a partir da tecnologia trazida junto com a mudança e malas das regiões onde atualmente é a Alemanha e Polônia. Ao folhearmos o livro  de Günther Binding - Udo Mainzer e Anita Wiedenau - Kleine Kunstgeschichte des Deutschen Fachwerkbaus - encontramos em suas ilustrações as mesmas ferramentas - usadas há mais  7, 8 ou 9 séculos atrás - na Europa. esse livro é usado por alguns arquitetos de cidades alemãs que trabalham com restauro e nós recebemos o livro que pertenceu ao Professor Vilmar Vidor.
Em Dinklsbühl - Alemanha - olhando o livro do Arquiteto da prefeitura da cidade e as edificações in loco


Nosso livro
Stadtbauamtes arquiteto Holger Göttler  com seu livro de campo da cidade de Dinkelsbühl

Um espaço agradável e de fácil leitura histórica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário