sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Último Desfile do 34°Oktoberfest Blumenau - 2017


Acompanhamos os convidados Norbert Gälle e sua esposa Alexandra  no último desfile da 34°Oktoberfest de Blumenau, sem saber se  esse aconteceria ou não,  devido a presença de nuvens "pesadas" durante o dia. Mas  o quadro não foi suficiente para mudar nossa intensão. Nem nossa e  nem de outras pessoas que desfilariam e desfilaram. Todos se dirigiram para a Rua XV de Novembro, local dos desfiles na cidade de Blumenau e também, dos desfiles oficias do Oktoberfest - até o publico, visitante e blumenauense, que foi assistir os momentos.
Carruagem número 27
O último desfile oficial do 34° Oktoberfest Blumenau iniciou pontualmente às 16:00 horas do dia 21 de outubro de 2017.
Desfilamos  na carruagem de número 27.  Participaram do último desfile, em torno de 3500 pessoas, esse - o último - em nossa opinião, é o mais emocionante, colorido e vibrante (até mesmo com chuva) de todos os demais desfiles da festa, talvez por ser a despedida de um dos pontos marcantes do Oktoberfest Blumenau.
Nesse dia, segundo a organização, desfilaram 113 grupos.
Lamentamos a chuva que iniciou lentamente e depois tomou corpo,  na segunda hora do desfile e prejudicou um pouco, principalmente, as bandas que sonorizavam e desfilavam. Soubemos que a água compromete alguns instrumentos musicais e necessitam de imediata manutenção para que não ocorra a avaria definitiva do mesmo. O custo para fazer tal trabalho não é pequeno, segundo alguns músicos que nos afirmaram em conversa informal. Muitos dos que desfilaram no momento da chuva, tentaram proteger seus instrumentos musicais, outros não se preocuparam muito.
Músicos protegiam os instrumentos musicais da chuva, mas não deixaram de desfilar
Chamou atenção a presença de grande número de pessoas na Rua XV de Novembro para assistir o último desfile do 34° Oktoberfest Blumenau - De capa, guarda chuva e mesmo na chuva não se afastaram e acompanharam o desfile até o final. A organizou estimou um público no local de aproximadamente 10 mil pessoas.
O melhor da festa, geralmente, é o seu preparativo. Em cada edição dos desfile do 34° Oktoberfest Blumenau,  estiveram envolvidas, aproximadamente 50 pessoas. Pessoas que trabalharam nos bastidores para que tudo acontecesse da melhor maneira. Percebemos isso na organização e na entregas das pulseiras aos nossos convidados que desfilaram na carruagem número 27. Tudo organizado  de maneira sincronizada e "mapeada".  A coordenadora geral dessa equipe é Rosane Becktold. Para que tudo estive tudo certo no dia do desfile,  e mesmo antes, havia uma grande mobilização da equipe, com reuniões mensais da comissão organizadora e representantes de cada equipe que desfilou.
"É, na verdade, um trabalho contínuo. Inclusive, durante o andamento desta festa já costumam surgir ideias para incrementar a próxima edição", pontuou. Ela, que já está há nove anos à frente dos desfiles, acredita que o grande diferencial deste ano foi o timing da atração - apesar do grande número de integrantes, a cadência manteve a duração do trajeto em cerca de uma hora e meia.Para celebrar o sucesso de mais um ano, um pelotão formado pela própria comissão organizadora fechou o desfile. Para Adriana Salles, uma das coordenadoras de equipe, a sensação de percorrer a Rua XV e cumprimentar o público ao fim dos trabalhos é gratificante. Assessora de Comunicação: Denise Lopes
No final dessa edição do Oktoberfest Blumenau, representantes do Oktoberfest da Argentina estiveram  em Blumenau no dia 21, para trocar experiências. A comissão participou do último desfile do 34° Oktoberfest Blumenau e também circulou  pelo Parque Vila Germânica para conhecer melhor a festa blumenauense em detalhes e in loco.
Também presentes em Blumenau nesse último sábado de festa, estave a realeza do 1° Oktoberfest São Paulo - Rainha da Oktoberfest de São Paulo   Karin Hörmann. No domingo Karin participou da banca de jurados para a escolha da nova Realeza do Oktoberfest Blumenau 2018 que teve alguns problemas, já resolvidos.
Mesmo com chuva durante, desfilamos e fizemos alguns registros, já para a história. quem gosta de história "faz e produz história" para as futuras gerações, ali, logo no futuro.

A seguir as imagens, que comunicam.

O último desfile do 34°OKtoberfest Blumenau.

Na concentração - Alameda Rio Branco - junto ao Grande Hotel e Foz do Ribeirão Garcia.


















































Marco Rabelo entre algumas atividades apresenta mais uma - a de atirador.
Marco é coralista do centenário Coro Masculino Liederkranz, folclorista do Blumenauer Volkstanzgruppe, jogador de Skat do grupo de Skat do C.C. 25 de Julho de Blumenau e integrante da Diretoria do centro cultural. Exemplo.

Para ler sobre Skat e o Coro Masculino Liederkranz - Clicar nos link's abaixo:




































































Durante o Desfile na Rua XV de Novembro
















"Ein Prosit" no meio do desfile

Organização a postos anunciando aos visitantes


Olhares que se reconhecem na multidão

Olhares que se cruzam pela primeira vez

Aos fundos Teatro Carlos Gomes - inaugurado na década de 1930 e uma idealização do Maestro Heinz Geyer

Desfile silencioso e tímido


Convidados da cidade de Blumenau

Adicionar legenda













Após o Desfile pela rua XV de novembro e com chuva





























































Realeza da Festa Pomerana 

Assistimos a passagem da corte da Festa Pomerana. Ficamos muito satisfeitos, em vê-las trajando o fruto de uma pesquisa desenvolvida nesse Blog. É muito bom contribuir e perceber "ecos" desse trabalho. Esperamos poder fotografá-las em breve na Festa Pomerana.

Para quem desejar - podem acompanhar esse trabalho nos link's abaixo (Clicar sobre o título):






















Ficam os registros de momentos de cultura, história, arte, entretenimento, integração, amizade, cidadania e até, uma maneira de movimentar a economia local e regional - como consequência de tudo o mais dentro, de uma região que tem identidade e cultura próprias a partir de sua história e geografia. Vivemos em uma época que se comemora e diversidade. Pois que assim seja a partir da diversidade cultural - uma das características do Brasil continental. 

Ein prosit!!

Leituras Complementares e relacionadas:
Clicar sobre o título escolhido.
  1. Primeiros Momentos da 34°Oktoberfest Blumenau - 1° Desfile Oficial e Sangria do 1° Barril de Chope
  2. A centenária Banda Treml aguarda o momento que estará com o compositor e músico alemão Norbert Gälle
  3. Momentos 34° Oktoberfest Blumenau - Dia 8 de outubro - 1° Domingo (Dia)
  4. Musik in der Nacht Oktoberfest Blumenau 2017
  5. Momentos 34° Oktoberfest Blumenau - Dia 9 de outubro - Segunda Feira
  6. Musik in der Nacht Oktoberfest Blumenau 2017
  7. Momentos 34° Oktoberfest Blumenau - Dia 11 de outubro
  8. Musik in der Nacht Oktoberfest Blumenau 2017
  9. Troglauer Buam - Último Show no 34° Oktoberfest Blumenau - 2017
  10. Musik in der Nacht Oktoberfest Blumenau 2017 - Troglauer Buam
  11. Momentos 34° Oktoberfest Blumenau - Dia 15 de outubro
  12. Oktoberkaffee - em período de Oktoberfest - C.C. 25 de Julho de Blumenau - Momentos
  13. Musik in der Nacht - Troglauer Buam Oktoberfest Blumenau 2017
  14. O compositor da Polka Böhmischer Traum - Norbert Gälle em Blumenau e Região - Brasil
  15. Musik in der Nacht - Show dos Velhos Camaradas - Oktoberfest Blumenau 2017
  16. Momentos - Dia 18 de Outubro - 34°Oktoberfest Blumenau
  17. Último Desfile do 34°Oktoberfest Blumenau - 2017
  18. Musik in der Nacht - Oktoberfest Blumenau 2017
  19. Último dia do 34° Oktoberfest Blumenau 2017 - dia 22 de outubro
  20. Musik in der Nacht - Oktoberfest Blumenau 2017












Nenhum comentário:

Postar um comentário