quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Tag der Deutschen Einheit - Dia da Língua Alemã - Dia da Unidade Alemã - 2017

No dia 3 de outubro,  é comemorado dia da língua alemã, no Brasil. Língua - um dos elementos que mantem viva a tradição e a cultura que são praticadas distante da Alemanha, na cidade e região, país de onde veio, e ainda vem, muitos imigrantes.
Nesta mesma data, dia 3 de outubro, na Alemanha, é comorada a data da Unidade Alemã - a reunificação das duas Alemanhas - Ocidental e Oriental - que aconteceu no dia 3 de outubro de 1990, reflexo da queda do (Clicar sobre) Muro de Berlim que aconteceu no dia 9 de novembro de 1989
A data de 9 de novembro poderia ter sido a data escolhida para comemorar este processo de Reunificação das Alemanhas, na qual também é comemorado o aniversário da Proclamação da República da Alemanha, que aconteceu em 1918. Mas houve controvérsias. Em 1923, nesta mesma data, aconteceu a tentativa de Golpe de Estado, por Adolf Hitler e também é o aniversário do primeiro pogrom nazista contra os judeus conhecida "Noite dos Cristais", em 1938. Por conta disto, decidiu-se que não era uma data apropriada para o feriado nacional, definindo que este feriado - da Reunificação das Alemanhas seria comemorado, então, de maneira definitiva, no dia 3 de outubro.

Antes da Reunificação da Alemanha Oriental com a Alemanha Ocidental, o Dia da Unidade - Tag der deutschen Einheit, na Alemanha Oriental, era comemorado no dia 17 de junho, em homenagem a frustrada Revolta de 1953 contra o Stanilismo.

Após a queda do (clicar sobre) Muro de Berlim e inúmeros impasses, ficou então definido que a a comemoração da reunificação da Alemanha - Deutsche Wiedervereinigung - aconteceria no dia 3 de outubro. Na Alemanha, a data é conhecido como Deutsche Wiedervereinigung - data, na qual comemora-se a incorporação do território da antiga República Democrática Alemã (RDA) à República Federal da Alemanha (RFA).
Em 18 de março de 1990 aconteceu as primeiras eleições livres na RDA - Alemanha Oriental. Em 31 de agosto, do mesmo ano, é assinado o Tratado de Unificação. Em 12 de setembro, os 4 países: Estados Unidos, França, Reino Unido e União Soviética assinam o Tratado Dois mais Quatro, outorgando a independência plena do Estado Alemão unificado. O novo estado da Alemanha Unificada continuou a fazer parte da Comunidade Européia, mais tarde, denominada, União Européia. A expressão "Reunificação" é usado para identificar todo este processo, diferentemente da formação do estado alemão, em 1871.
Recebemos o Convite para o jantar comemorativo e um evento cultural - na cidade de Porto Alegre, pela passagem da data oficial, do Cônsul Geral da República Federal da Alemanha, Stefan Traumann e sua esposa Daniela Traumann, o qual aceitamos e pretendemos efetuar registros para a história e para esse espaço, com intuito de compartilhar e disponibilizar para a comunidade da cultura alemã, no Brasil e mesmo fora do país, como Alemanha, que  acompanha esse trabalho voluntário.
Para saber mais sobre - Clicar sobre
  1. Queda do Muro de Berlin - 25 anos
  2. Berlin - Capital da Alemanha - Parte 2/2
  3. Berlin - Capital da Alemanha - Parte 1/2
  4. Tribos germânicas - História
  5. Conversando um pouco sobre História - História
  6. Germanos e sua Mitologia - Crenças e Panteon - Parte 1
  7. Germanos e sua Mitologia - Crenças e Panteon - Parte 2
  8. História... Origem da Expressão: Deutschland e Germania
  9. Antes do surgimento do Estado alemão - Século XIX
  10. História...Parte I - Dos Germanos ao surgimento: "Deutschland"
  11. Sequência Parte I - Livro Germânia - Tácito
  12. História...Hino da Prússia e um pouco de sua História
  13. História - Prússia e Alemanha
  14. História... Primeiros Imperadores Germânicos
  15. Império Alemão
  16. Alemanha celebra 20 anos de reunificação - Deutsch
  17. Antes - História - Estado alemão - Século XIX
  18. A Unificação da Alemanha




Nenhum comentário:

Postar um comentário