domingo, 29 de outubro de 2017

O compositor da Polka Böhmischer Traum - Norbert Gälle em Blumenau e Região - Brasil

Quando escrevemos sobre a Polka Böhmischer Traum para o espaço “Músicas alemãs”, nesse Blog, não fazíamos ideia do quanto é rápido para fazer “pontes”, com a tecnologia nos meios de comunicação da era virtual. Também não fazíamos ideia, de que conheceríamos pessoalmente o compositor e também sua esposa, Norbet Gälle e Alexandra Gälle.
Böhmischer Traum,  composição do ano de 1997, é a Polka mais tocada atualmente nos países germânicos e de língua alemã da Europa e também (é conhecida em mais de 15 países), em outros continentes, como é o caso de nossa região. 
Norbert Gälle nasceu na cidade co-irmã de Blumenau - Weingarten, no dia 1 de março de 1964. O compositor jamais imaginou que sua composição se tornasse tão conhecida, não somente dentro das bandas de sopro, mas em festas populares e da juventude, coordenadas pelos mais famosos DJ´s no sul da Alemanha.



Riet Welgraven e Norbert Gälle
A responsável pela página Böhmischer Traum, Das Original - Riet Welgraven perguntou a nossa opinião sobre o por que essa canção é sucesso em todo o mundo? Respondemos, que entre tantas outras questões, é porque ela é tridimensional, ou seja, envolve-nos e desperta todos os sentidos, além de somente a audição.
Através das redes sociais, e desse Blog, houve comunicação e a possibilidade do compositor conhecer Blumenau, a região e o Oktoberfest Blumenau. Manifestou-se em sua página:
Für alle Portugiesisch / Brasilianisch Interessierten Ein Beitrag meiner Brasilianischen FB- Freundin Angelina Wittmann zur bevorstehenden Reise nach Brasilien zum Oktoberfest Blumenau / Pomerode. Musik ist grenzenlos.
Acreditamos realmente sobre sua visita, somente quando encontramos o casal Gälle em Florianópolis no dia 18 de outubro e os acompanhamos durante os 4 dias seguintes, para cumprir um intensa programação elaborada por nós, dentro da cidade e região e aceita por eles.
As imagens comunicam. Por esse motivo atrasamos um pouco as postagens (desse trabalho voluntário), para elaborar a triagem dos registros da passagem do compositor e músico Norbert Gälle e sua Alexandra na região.
Na noite da chegada - 18 de outubro, foram recebidos na Vila Germânica - local do Oktoberfest Blumenau, onde receberam credenciais de "Convidados", entregues por Felipe Rodrigues. Passearam pelos setores e áreas externas, praça de Alimentação entre outros ambientes. Demoraram mais nas apresentações do Show dos Velhos Camaradas e da Deggendorf Stadlmusikanten
Foram convidados a subir no palco do Show dos Velhos Camaradas, onde o compositor foi homenageado com a apresentação da Polka Böhmischer Traum, tocada pelos músicos que acompanham o centenário Coro Masculino Liederkranz durante seu show. Entre os músicos está o  alemão Hans Jurgen Jopp – tecladista do coro do C.C. 25 de Julho de Blumenau, que fez o arranjo da versão tocada na noite para Norbert Gälle - o vídeo a seguir mostra  um pequeno trecho do momento.

Vídeo da Homenagem tocada para Norbert Gälle
O compositor alemão recebeu do grupo de canto masculino do C.C. 25 de Julho de Blumenau, um caneco personalizado.
No dia 19 de outubro, durante o dia fomos ao Parque Unipraias, em Balneário Camboriú.
O Parque Unipraias foi inaugurado no dia 26 de agosto de 1999. Almoçamos em Laranjeiras, depois visitamos a feirinha permanente da comunidade. A noite aconteceu uma pequena reunião com algumas pessoas, em nossa residência.
O dia 20 de outubro foi destinado para o casal Gälle conhecer um pouco da cidade de Blumenau. Levamos Norbert Gälle e Alexandra ao alto do Ed Brasília, localizado na Rua XV de Novembro – local onde está nosso escritório de Arquitetura – para observar Blumenau do "mirante". No período da tarde, foram recebidos pelo Presidente da Fundação Cultural de Blumenau – Rodrigo Ramos. Na Fundação foi feita uma apresentação exclusiva da Banda Municipal de Blumenau, regida pelo maestro João Carlos Cunico. Após, visita ao Museu da Família Colonial onde conheceram a Professora Sueli Petry, o vereador de Blumenau Sylvio Zimmermann Neto e o artista plástico e tenor blumenauense Reinaldo Pfau
No final da manhã, já tinham sido recebidos pelo Secretário de Turismo Ricardo Stodieck, do qual, receberam presentes e também foram convidados para jantar nos restaurantes do Oktoberfest Blumenau, nessa mesma noite do dia 20. Nós os acompanhamos.
Banda Municipal de Pomerode
No dia 21 de outubro, foram recebidos pela Banda Municipal de Pomerode, que fez um ensaio aberto para  que os pomerodenses pudessem prestigiar e conhecer o grande compositor. Estavam presentes a Diretora de Cultura e a Vice-Prefeita de Pomerode  - Ivone Lemke e Gladys Sievert. Ouviram a Polka Böhmischer Traum tocada pela banda pomerodense, que teve o privilegio de receber algumas dicas do compositor. Norbert Gälle recebeu presentes dos músicos. Após esse momento no Teatro Municipal de Pomerode, houve um brinde na Cervejaria Schornstein.  
Alexandra e Norbert Gälle
A tarde, Norbert Gälle, Alexandra Gälle e nós participamos do último Desfile Oficial do 34° Oktoberfest Blumenau. Mesmo com risco de chuva, o desfile iniciou as 16:00h e encontramos a Rua XV de Novembro repleta de pessoas. A nossa participação no Desfile foi viabilizada pela equipe da Vila Germânica e Secretaria de Turismo de Blumenau, que não mediram esforços para  bem receber Norbert Gälle e sua esposa Alexandra. Desfilamos na carruagem de número 27 destinada a homenageados e convidados  da cidade de Blumenau. Agradecemos as facilitações e contribuições para bem receber o compositor e músico alemão.
O dia 22 de outubro foi destinado às despedidas, mas antes, aconteceu o encontro de Norbert Gälle e a centenária banda de Blasmusik da cidade de São Bento do SulBanda Treml. O Maestro Luiz Francisco Kamienski, já havia se emocionado, duas semanas antes, quando soube da vinda do compositor ao Oktoberfest Blumenau e no mesmo momento, enviou uma mensagem ao compositor via vídeo que fizemos e publicamos nas redes sociais.


Momentos de emoções. No dia 22 de outubro - no palco do Oktoberfest Blumenau, a banda recebeu do compositor, cadernos de composições inéditas. Conversando com o maestro da Banda Treml, ficamos sabendo que já trabalham o arranjo para  o ensaio das canções. 
O tempo  foi pouco, contando que a partida do casal estava marcada para às 13:00h, saída do Terminal Rodoviário de Blumenau - rumo a Florianópolis, iniciando a viagem de regresso para a Alemanha, com breve parada na cidade do Rio de Janeiro.
Foi tudo muito rápido.
A seguir, sua passagem em Blumenau e região a partir de fotografias.

As imagens comunicam.
18 de outubro - Chegada
O brinde de boas vindas - com espumante de vinícola gaúcha













Conhecer Oktoberfest Blumenau
Dia 18 à noite - Oktoberfest Blumenau
Recebendo credenciais de Felipe Rodrigues








































Espaço dos Clubes de C. e Tiro

19 de outubro - Parque Unipraias - Balneário Camboriú














Conhecendo o sabor do "Caldo de Cana" - mesma matéria prima da cachaça, que é usada na caipirinha. Gostaram do sabor.


19 de outubro - à noite - Reunião e bate papo

20 de outubro - Manhã - Secretaria de Turismo com Ricardo Stodieck
















Com o Secretário de Turismo de Blumenau - Ricardo Stodieck









20 de outubro - Blumenau - Centro


O "Palito" na prainha, chamou atenção. 





20 de outubro - Fundação Cultural de Blumenau - Com Rodrigo Ramos
Cores da cidade natal de Norbert Gälle - cidade Co irma de Blumenau
Weingarten
Banda Municipal de Blumenau 
Ao contrário das outras duas bandas que se apresentaram para Norbert Gälle durante sua rápida passagem na região, a Banda Municipal de Blumenau não tocou a Polka de sua autoria - Böhmischer Traum. O maestro João Carlos Cunico argumentou que seria mais interessante apresentar um repertório "brasileiro". Quando estivemos no sul da Alemanha no ano de 2016 - em pesquisa, e também em uma festa típica local, ao saber de nossa presença no evento, a banda que estava no palco e que tocava Blasmusik, tocou canções brasileiras, sem nada combinado anteriormente - nós temos o registro (para conferir - clicar sobre Frühlingsfest - Großkarolinenfeld)
São questões discutíveis, sempre. 
Norbert Gälle ficou encantado com a apresentação dos blumenauenses.
Banda Municipal de Blumenau - Maestro João Carlos Cunico





















Professora Sueli Petry, artista e tenor Reinaldo Pfau, Roberto Wittmann e o Presidente da Fundação Cultural de Blumenau - Rodrigo Ramos : Museu da Família Colonial de Blumenau








Presidente da Fundação de Blumenau - Rodrigo Ramos, Vereador de Blumenau - Sylvio Zimmemann Neto e Roberto Wittmann com Norbert Gälle e Alexandra Gälle - Museu da Família Colonial
20 de outubro - Jantar oferecido pela Vila Germânica



Com Felipe Rodrigues


21 de outubro - Fundação Cultural de Pomerode - Ensaio Aberto da Banda Musical de Pomerode - Regência:  Rafael Liandro Pinto Nemézio




Souvenir's no Portal da cidade

Assinando o livro de visitas do Portal Turístico de Pomerode



Recepcionados na entrada do Teatro Municipal  pela Vice-Prefeita e Secretária da Cultura de Pomerode  - Gladys Sievert



Ensaio Aberto da Banda Municipal de Pomerode








































21 de outubro - Último Desfile Oficial do 34°Oktoberfest Blumenau






Reconhecidos por pomerodenses - antes do desfile pela Rua XV de Novembro


Com músicos da Banda Municipal de Blumenau



Carruagem número 27 - homenageados e convidados da cidade de Blumenau

Alexandra Gälle















22 de outubro - Encontro com a Banda Treml e Despedidas







Vídeos







 






 
Norbert Gälle e Luiz Francisco Kamienski conversando antes de iniciar a apresentação de Banda Treml. O primeiro, um dos grandes compositores da Alemanha atual e autor de uma das Polkas mais tocadas na atualidade no mundo e o segundo, maestro da centenária banda de Blasmusik de Sao Bento do Sul. O encontro foi marcado pela emoção. O compositor embarcou as 13:00 horas, iniciando sua viagem de regresso. Nós procuramos registrar, para a história.
















 


























Despedidas e início da apresentação da Banda Treml
Dia 22 de outubro - Despedidas - embarque às 13:00 - rumo a Florianópolis

Aufwiedersehen!
Komm immer zurück!
Foi muito bom conhecê-los.
--------------------------------------------------------------------------------

Dia 20 de janeiro de 2018

Recebemos a notícia dos Gälle, que o compositor lançará na Alemanha, junto com o novo repertório, no mês de abril de 2018 , uma nova marcha com o título "Obrigado". É uma forma de agradecimento, pelos momentos passados na região.
Pessoalmente, pensamos que o presente foi nosso, com sua música e presença - aqui. São muitos as pessoas que acompanham seu trabalho e obra. Sua visita, também possibilitou um maior intercambio entre grupos da região e sua música. 
Norbert Gälle entregou livros de partituras para alguns grupos, de algumas cidades, além de Blumenau: São Bento do Sul e Pomerode, por exemplo.
Nesse ano de 2018, há possibilidades do encontro entre a Banda Treml de São Bento do Sul e o compositor, na Alemanha. Portanto, o que nos resta dizer: Obrigada!!!! Viele Danke!!
Aguardamos, ansiosos, o lançamento da Marcha: "Obrigado".
A seguir, um resumo sobre sua passagem na região - Sul do Brasil - em outubro de 2017.




Leituras Complementares: Para acessar - Clicar sobre o título:








Nenhum comentário:

Postar um comentário