domingo, 8 de outubro de 2017

Momentos Porto Alegre - Tag der Deutschen Einheit - Dia da Unidade Alemã - 2017

Com o Cônsul Honorário da Alemanha de Porto Alegre - Robert Strnadl e esposa, Cônsul Geral da Alemanha para Rio Grande do Sul e Santa Catarina - Stefan Traumann e esposa.
O que seria Tag der Deutschen Einheit? Escrevemos sobre - por diversas vezes nesse blog. 

Quem não leu, poderá fazê-lo - Clicando sobre: Tag der Deutschen Einheit.
Stefan Traumann - Cônsul Geral - Porto Alegre RS
No dia 3 de outubro é comemorada a data da Unidade Alemã - a reunificação das "duas Alemanhas" - Ocidental e Oriental - que aconteceu no ano de 1990, reflexo da queda do (Clicar sobre) Muro de Berlim - 1989. 
Após esse acontecimento, todo ano é relembrado, de maneira festiva, esse momento histórico.
No dia 5 de outubro de 2017, também houve uma solenidade oficial no sul do Brasil, promovido pelo Generalkonsulat der Bundesrepublik Deutschland - Porto Alegre - ou seja, pelo Consulado Geral da Alemanha no Brasil - capitaneado pelo Cônsul Geral -  Stefan Traumann.


Ballet Vera  Bublitz - Berlin -  fevereiro de 2017
Agradecemos  ao Cônsul Geral da República Federal da Alemanha - Stefan Traumann e sua esposa - Daniela Traumann, pelo convite.
Apresentamos os momentos, para o registro histórico e também, apresentamos um pouco sobre a parte cultural do programa do evento - Ballet Vera Bublitz - de Porto Alegre, recém premiado no  Festival de Dança Tanzolymp de Berlin - Alemanha.
Um dia após a abertura oficial do (Clicar sobre) 34° Oktoberfest Blumenau - 2017, partimos Navegantes SC, via aérea, para a capital gaúcha, no mesmo dia do evento - 5 de outubro - que aconteceu no Teatro e Restaurante da PUC - Porto Alegre RS.
A noite iniciou com a apresentação do Quartetos de Cordas de Porto Alegre, que além de apresentar os hinos nacionais alemão e brasileiro, também apresentou a peça Opus 76 N° 3 II Movimento - Haydn, Joseph. 
O quarteto se apresentou com os músicos:
  • Brigitta Calloni - violino,
  • Leonardo Bock - violino,
  • Cosmas Grieneisen - viola,
  • e Fernanda Rosa - violoncelo.
Stefan Traumann
Entre todas as autoridades presentes, encontramos e ouvimos o depoimento de Carlos Adauto Virmond Vieira - Secretário para Assuntos Internacionais do estado de Santa Catarina - que apresentou boa parte de sua fala no idioma alemão e prestou emocionado e pontual depoimento - no qual disse ter testemunhado parte do momento histórico da queda do Muro de Berlin.
Também fez uso da palavra, o anfitrião - Cônsul Geral da Alemanha - Stefan Traumann, o Vice-Prefeito de Porto Alegre - Gustavo Bohrer Paim e o Secretário chefe da Casa Civil do Estado do Rio Grande do Sul - Fábio de Oliveira Branco.
Gustavo Bohrer Paim

Fábio de Oliveira Branco
Carlos Adauto Virmond Vieira
Após o depoimento formal e oficial das autoridades, foi anunciado a apresentação do grupo premiado de Ballet - Ballet Vera Bublitz.

Escola de Ballet Vera Bublitz

A Escola de Ballet Vera Bublitz foi fundada no ano de 1964 na cidade gaúcha de Cruz Alta, por Vera Bublitz.
Em 1979, a escola foi transferida para a cidade de  Porto Alegre, onde se tornou uma das referências de dança, no Brasil. A Escola desenvolve suas atividades em sede própria,por mais de três décadas.
Um, entre alguns motivos para que a o Ballet Vera Bublitz estivesse no evento do  Generalkonsulat der Bundesrepublik Deutschland - pela passagem do Tag der Deutschen Einheit, foi sua conquista inédita de premiação internacional - em Berlin, em fevereiro de 2017.
O grupo de ballet da Escola Ballet Vera Bublitz, foi o primeiro grupo gaúcho a participar do renomado Festival de Dança Tanzolymp de Berlin - Alemanha. A delegação, formada por 23 bailarinos, viajou no dia 13 de fevereiro. O grupo oficial que viajou para a Alemanha foi formado, a partir da seletiva realizada na cidade de São Paulo, no mês de agosto de 2016. Junto com o grupo, foi a equipe técnica, formada por seis pessoas.
O Festival aconteceu entre os dias 16 a 20 de fevereiro de 2017
O Ballet Vera Bublitz apresentou dez coreografias em grupos e solos, com trechos de peças clássicas e trabalhos contemporâneos inéditos. Os trabalhos foram desenvolvidos com orientação da diretora artística Carlla Bublitz e da equipe de professores da escola.  Além de duas coreografias em grupo, as bailarinas Francesca Fogaça e Geórgia Giovanardi apresentaram quatro solos cada uma.
A edição do Festival 2017 do Tanzolymp teve a participação de mil bailarinos, de 40 países - e seu lema foi - A dança é uma língua global. 

O Ballet Vera Bublitz  levou a honraria do Festival de Dança Tanzolymp de Berlin - na categoria Dança Moderna/Contemporânea.
Porto alegre - no dia 5 de outubro de 2017
Na noite do dia 5 de outubro foram apresentadas as duas coreografias que, juntas, deram ao grupo de Ballet Vera Bublitz -  o Primeiro Prêmio na categoria Dança Moderna e Contemporânea do Festival de Dança Tanzolymp de Berlin – considerado o maior da Europa em seu formato.

Após as apresentações de 12 peças, entre essas, as premiadas, o Cônsul Geral - Stefan Traumam, entregou flores a Vera Bublitz na frente de um público emocionado pela beleza do espetáculo. 
O Programa seguiu, com um jantar servido no Restaurante Panorâmico - anexo ao Teatro da PUC.
Ao encerrar a apresentação do ballet - Stefan Traumann entrega flores a Vera Bublitz
As imagens comunicam
































Ballet Vera Bublitz









































Jantar













































Em Breve - Vídeos













Nenhum comentário:

Postar um comentário