quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Tradição - Festa de Agosto da Igreja Martin Luther - Itoupava Seca 2017

Nos dias 12 e 13 de agosto de 2017, aconteceu na Igreja Luterana de I t o u p a v a  Seca, mais uma das práticas e tradições desta região, desde que vieram os primeiros imigrantes - as festas das igrejas - católica e luterana. 
Quem prepara festa, são as pessoas da próprias comunidade, desde a coleta de prêmios e o preparo do alimento, que  é parte da culinária do imigrante
As festas religiosas tem origem muito antes da chegada do cristianismo à região  de onde vieram os primeiros imigrantes para a Colônia Blumenau e poderia-se dizer, que é a base de toda festividade popular das cidades ocidentais da Europa, mas, cada uma adequada á sua região, tal qual a que visitamos.
Dia chuvoso no dia da festa de 2017


Na igreja Martin Luther, de Itoupava Seca - Blumenau, dentre as muitas iguarias, destaca-se o "churrasco alemão", como foi batizado pelos visitantes de outras regiões às festas locais do Vale do Itajaí. O segredo do sabor inigualável é o tempero preparado, ainda no dia anterior. A carne é colocada dentro de um "molho" preparado com limão, cebola, pimental, sal, e ervas. Por ser um pedaço fino de carne, seu tempo sobre a brasa é muito pequeno, mantendo-a suculenta e com o sabor.
O preparo dos alimentos é uma grande confraternização - pois é feito  pelas pessoas da comunidade.

O churrasco geralmente é servido com pepino, maionese, farofa e pão. Tradição repassada de uma geração para a outra.
Entre os pratos doces, o destaque é para as cucas, tortas e bolos, servidos no local com café, entre outros sabores. Também podem ser adquiridos para levar para casa, para ser servido no café em casa com a família.













Geralmente, o ambiente da festa é musicado com o som trazido pelos pioneiros - música alemã que permaneceu na região - Tradição e identidade locais.
No final de semana - dias 12 e 13 de agosto, mais uma vez, seguindo a tradição, aconteceu a festa da comunidade luterana de Itoupava Seca - Igreja Martin Luther. 
Estivemos no domingo e almoçamos na festa.
Deixamos, neste espaço, o registro dos momentos para que no futuro, façam parte da história da comunidade.










































Nenhum comentário:

Postar um comentário