quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Arquitetura - A presença do brutalismo em Rio do Sul SC - Esporte Clube Concórdia


Ao visitarmos a cidade do Alto Vale do Itajaí - Rio do Sul (outrora, parte da grande Colônia Blumenau), vislumbramos um exemplar monumental da Arquitetura Brutalista - a sede social do Esporte Clube Concórdia - localizada na rua  Abraham Lincoln, N° 320 - no bairro Jardim América.


Historicamente, o Esporte Clube Concórdia  de Rio do Sul teve sua origem ligada a prática do futebol, quando um grupo de rapazes praticavam o esporte, no pasto do Odebrecht - membro da família do pioneiro Emil Odebrecht sobre o qual tanto já escrevemos. Nesse local está o atual Estádio Municipal Alfredo João Krieck.
Constam nos documentos históricos, como sócios fundadores do Esporte Clube Concórdia, no início do Século XX, em sede alugada:
  1. Adolf Klemz;
  2. Albino Graupner;
  3. Alfredo Hochleitner;
  4. Alfredo Schimanowski;
  5. Antonio Ern;
  6. Artur Siewerdt;
  7. August Buddendorf;
  8. Carlos Frischknecht;
  9. Carlos Weber;
  10. Conrado Wagner;
  11. Fritz Kaufmann;
  12. Guilherme Willecke;
  13. Gustavo Hafer;
  14. Herbert Baumgarten;
  15. Julio Odebrecht;
  16. Leopoldo Jacobsen;
  17. Leopoldo Voigt;
  18. Nicolau Heckmann;
  19. Otto Fats;
  20. Otto Klemz;
  21. Paul Freiberg;
  22. Raimundo Mayr;
  23. Walter Baumgarten;
  24. Walter Westphall.
Vimos muitos desses nomes de pioneiros nas lápides do histórico cemitério luterano, em breve nas próximas postagens.



Entre as movimentações de sua história, iniciam as providências para construir a primeira sede do Esporte Clube Concórdia - na década de 1960, sendo a mesma sede até os dias atuais. O projeto foi assinado pela Arquiteta Alice Grim e a pedra fundamental foi lançada no dia 11 de junho de 1967. 
O atual Clube Concórdia tem os ambientes: salão de festas, restaurante, bar, piscina (adulto e infantil), sauna, futebol suíço, vôlei de areia e tênis.
A linguagem predominante do projeto assinado pela arquiteta Alice Grim tem as características da Arquitetura Brutalista - a mesma difundida  e presente nas obras de Hans Broos.

Arquitetura Brutalista

arquitetura brutalista destaca a verdade estrutural da edificação, enaltecendo seus elementos estruturais - conseguido com o uso do concreto armado aparente e destacando suas marcas, criadas durante sua execução, como as marcas das madeiras de caixaria. Também destacando os perfis metálicos de vigas e pilares. 
percursor da linguagem arquitetônica  foi o arquiteto franco-suíço Le Corbusier  (1887-1965), que delineou o brutalismo em seus últimos projetos, bem característico na Unité d´Habitation de Marselha construída no período ente 1945 e 1949.

arquitetura brutalista dentro do conceito da arquitetura moderna - foi o desnudar de todo o decorativismo usado até então, e o resultado de uma arquitetura estandardizada ou industrializada (com o menor custo possível), para suprir o déficit habitacional durante areconstrução das cidades na Europa - período pós guerra. A construção maciça, sem com isso, se afastar do gosto e da arte de maneira sistematizada - tal como vem ocorrendo hoje nas cidades do Brasil.

Unité d´Habitation de Marselha (1945-1949) - projeto de Le Corbusier























Os nomes da arquitetura brutalista no Brasil são os Arquitetos: Hans Broos, João Batista Vilanova Artigas Paulo Mendes da Rocha. Na cidade de Rio do Sul, ao lado do nome de Hans Broos - que assinou projetos executados na cidade, há o nome da Arquiteta Alice Grim.
arquitetura brutalista surgiu no Brasil a partir do início da década de 1950 em obras na capital nacional - Rio de Janeiro e também, em São Paulo. Sua produção foi contemporânea e não posterior ao concurso e construção da nova capital do Brasil - Brasília, ganhando mais destaque na década de 1960 - década da construção da sede do Esporte Clube Concórdia. A nova tendência  teve grande expansão nos anos 1970, em todo o mundo.
Uma das principais características, são as marcas no concreto, quando o conjunto é "desenformado", o que chamou nossa atenção na sede em concreto do Concórdia da cidade de Rio do Sul SC.


Hall externo com a presença de um grande vão em balanço - em forma
de arcos linear






















































O brutalismo marcou um tempo, na maneira de construir  e fazer arquitetura no Brasil. Também, na cidade de Rio do Sul - SC.







Nenhum comentário:

Postar um comentário