quarta-feira, 2 de agosto de 2017

7ª Caminhada Noturna de Pomerode - Rota do Enxaimel - Turismo sustentável


Estivemos acompanhando e fizemos alguns registros da 7ª Caminhada Noturna - Rota do Enxaimel - na cidade de Pomerode SC. Antes de apresentarmos algumas imagens - que comunicam - queremos fazer alguns comentários. patrimônio histórico arquitetônico presente na paisagem e observado como um conjunto dentro de uma paisagem histórica da cidade é maravilhoso, pois mantém intacto o cenário histórico de outros tempos, usado por aqueles que construíram as cidades no Vale do Itajaí. Sempre ouvimos em comentários que de repente, nesse local - Rota do Enxaimel - esteja o maior conjunto de edificações construídas com a técnica construtiva do enxaimel, onde a estrutura da edificação é feita de madeira. Isso não tem relevância perto do que a comunidade pomerodense vem fazendo, que é a manutenção de todo o sítio onde estão essas edificações, que se mantém em uso por seus orgulhosos e conscientes proprietários. Mantém a prática salutar do que vem sendo feito há muitos séculos na Alemanha em noutros países da Europa.
Não bastasse isso, a cidade de Pomerode apresenta a Rota do Enxaimel, como cenário da charmosa caminhada noturna, na qual, é praticamente envolvida toda a comunidade dentro de sua programação. Os visitantes podem caminhar e observar o cenário bucólico sob a iluminação pública e também das tochas. Por iniciativa de cada proprietário, também as casas são iluminadas ao longo do trajeto. Podem ser observadas sob estrelas -  parte das tipologias do patrimônio histórico arquitetônico local. 

Regente Rafael Liandro Pinto Nemézio
Na chegada, após o percurso de mais de 12 Km de caminhada, novamente no S.C.C.T. XV de novembro - Testo Alto, as pessoas são recepcionados com música de qualidade - Banda Municipal de Pomerode regida pelo maestro Rafael Liandro Pinto Nemézio, com danças folclóricas orientadas e feitas pelos folcloristas do Grupo Folclórcio Alpen Bach e comida - rodízio de sopas, entre elas, a tradicional  Schwarzsauer café e cuca oferecidas pelo caça e tiro. Simultaneamente - no salão do caça e tiro, também foi montada uma feirinha de produtos locais feitos por artesões de Pomerode. Programa completo, principalmente para o visitante que vem ao local pela primeira vez. Valorização com inteligência, daquilo que é muito valioso para a identidade da cidade, sem necessidade de agredir o espaço dessa, a partir da deterioração de sua história, hábitos e costumes, através de uma maneira divertida e com lazer, de também, criar trabalho para alguns, sem contar com a prática de um exemplo positivo e educativo prático para as novas gerações.
Muitas pessoas de vários segmentos da cidade de Pomerode envolvidas no evento - da administração pública, coros de igreja, empresas de passeios turísticos, músicos, empresários, grupos de teatro alemão, dança folclórica, caça e tiro. Recepcionavam as pessoas oriundas da cidade de Pomerode e de outras cidades e regiões 
Outro comentário, é o alinhamento do trabalho, o qual mantém uma família através da prestação de serviços para a viabilização do bem receber os visitantes com um pouco de qualidade, oferecendo infraestrutura. Percebemos que pessoas envolvidas com a cultura local, tomaram essa responsabilidade para si e oferecem alternativas, destinando seu tempo de trabalho remunerado para isso, a exemplo de Ronald Kreidel, com o "Pomerode Jeep Tour", que faz pequenas excursões a partir de visitas orientadas, levando o visitante à região preservada em sua originalidade e arquitetura, com a apresentação histórica do local.  
Trajeto de aproximadamente 12 Km - Testo alto - Rota do Enxaimel
Vamos comentar novamente - Relembrando...
O local da caminhada noturna, atualmente é também muito conhecido pelo nome "Rota do enxaimel". Nesse vale, há várias tipologias do enxaimel em satisfatório estado de conservação, em uso, inseridas, como já mencionado, no entorno original e na paisagem, na qual foram construídas. A Rota do Enxaimel está localizada na localidade do Testo Alto, no Vale do Rio da Luz, inserido na cidade de Pomerode e Jaraguá do Sul (onde também há um conjunto semelhante a esse - e tem levantado debates locais sobre o seu conjunto). Em Pomerode, o resultado é consequência de um trabalho comunitário, administração pública e dos proprietários que iniciou há mais de 25 anos.É o primeiro conjunto Paisagístico Cultural Brasileiro tombado, enquanto conjunto cultural. De acordo com a portaria IPHAN 127/09,constitui uma paisagem Cultural Brasileira: 
"uma porção peculiar do território nacional, representativa do processo de interação do homem com o meio natural, à qual a vida e a ciência humana imprimiram marcas ou atribuíram valores."
Propriedades da Rota do Enxaimel protegidas:

Tombamento Estadual
Casa Strutz (Rua Testo Alto - 2098)
Salão Belz (Rua Testo Alto - 3279)
Casa Hugo Rahn (Rua Testo Alto - 8430)
Casa Zumach (Rua Testo Alto - 7097)

Tombamento Federal
Casa Erwin Arndt (Rua Progresso - 1241)
Casa Ovídio Sievert (Rua Testo Alto - 7875)
Casa de taipa (Rua Testo Alto - Fundos - 9690)
Casa Wachholz (Rua Testo Alto - 6148)
Comércio Haut (Rua Presidente Costa e Silva - 719)
Casa Comercial Weege (Rua Presidente Costa e Silva - 677)

Proteção do Plano Diretor de Pomerode
54 propriedades.
No trajeto da caminhada pudemos observar as pessoas nas varandas de suas casas totalmente iluminadas, assim também, participando do evento. Ao passar pela comunidade da Igreja Luterana, que já fotografamos em outros momentos e apresentamos em outras postagens, fomos presenteados pela melodia de hinos cantados em idioma alemão por um coral formados por pessoas da comunidade.Pedimos que desconsiderem a qualidade das imagens, pois foram feitas à noite e durante a caminhada, pois fizemos o trajeto de 12 Km.




No dia da 7° Caminhada Noturna - dia 28 de julho de 2017 - chegamos na concentração por volta  das 16:00h, onde já se encontravam muitas pessoas. O local da concentração - S.C.C.T. XV de Novembro -  está localizado no bairro de Pomerode - Testo Alto. A partir desse local, em direção ao sul, percorremos quase a metade do trajeto pela rua Testo Alto e retornamos pela Rua Progresso, fazendo um "anel" - ao chegar novamente no ponto de partida, no salão do clube de caça e tiro. O início da caminhada  aconteceu às 15:30h, quando começou a anoitecer. Chegamos ao S.C.C.T. XV de Novembro - após caminhar 12Km, por volta da 21:30h. Não conseguimos registrar a apresentação da Banda Municipal de Pomerode, mas provamos o bufê de sopas. Registramos e ouvimos som de bandoneon.
O Trajeto


As imagens comunicam...


Feira no interior do S.C.C.T. XV de Novembro





Feira no interior do   S.C.C.T. XV de Novembro





Credenciamento

Ônibus de caminhantes de outras cidade.





Registro para veículos de comunicação de Pomerode
























































Vídeo - Aquecimento
Caminhada
































Retornando a sede do S.C.C.T. XV de Novembro - Testo Alto.









Grupo Folclórico Alpen Bach - infantil.

Aipim












Música pomerana tocada por descendente




Para registros históricos da região.
Muito bom! 


Vídeos de trechos da Caminhada noturna e do Coro de igreja Luterana Testo Alto



Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:
  1. Uma Volta em Pomerode - Domingo a tarde
  2. Schwarzsauer
  3. Legado Hermann Weege - Pomerode











Nenhum comentário:

Postar um comentário