terça-feira, 4 de julho de 2017

89° Encontro de Corais da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí - Chaves B e E - Momentos

Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau 
No dia 1° de julho de 2017, acompanhamos o Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau até a cidade de Brusque – Santuário de Azambuja - para sua participação no 89° Encontro de Corais da Liga cultural e Recreativa do Vale do Itajaí - Chaves B e E.

Antes de prosseguir - um pouco de História

 Oswin Reistenbach
A Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí foi fundada no dia 17 de fevereiro de 1952, na cidade de Blumenau. De acordo com o ex Presidente - por anos - Oswin Reistenbach, estiveram presentes no ato de sua fundação e registrados em Ata - a Diretoria formada pelos Senhores:

  • Osvaldo Buerger - Presidente
  • Maurício Germer - Vice - Presidente
  • Erwin Seelbach - 1° Secretário
  • Ralph Kock - 2° Secretário
  • Hercílio Jaeger - 1° Tesoureiro
  • Alfredo Hardt - 2° Tesoureiro
  • Germano Banati - Orador
  • Josef Wollinger - Regente Oficial

Presentes também, os Senhores:

  • Bernhard Penzlin
  • Hans Schneider
  • Friedrich Karl Kemmelmeier
  • Fritz Efli
  • Carl Frederico Huebenr
  • Ernesto Wassermann
  • Jacob Reiter

Vários foram os Presidentes eleitos nestes 65 anos. Entre eles, estão o Emilio Rossmark e Manfredo Bubeck, Oswin Reistenbach, entre outros.
Emílio Rossmark
Manfredo Bubeck
Oswin Reinstenbach


Em 1991, Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí era formada por 9 Coros filiados e seus encontros aconteciam uma vez por ano. Atualmente conta com 24 Coros filiados. Em função deste crescimento, a Liga foi organizada em quatro chaves: A.B.C.D.E, com dois encontros anuais: Primeiro encontro - chave A e BSegundo encontro -  chave C e D. Anualmente são trocadas as chaves. 

O principal objetivo da Liga é integrar e formar uma grande família de amigos e amantes do canto e música, na região. 
Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí é filiada a Federação dos Corais da Alemanha:  Deutscher Chorverband, a qual permite o direito de homenagear Cantores e Regentes com 50 anos ou mais de atividades em Coros com o distintivo e menção honrosa. 
A Liga mantem um intercambio cultural com a Federación de Asociaciones Corales Alemanas Del Rio de La Plata com sede em Buenos Aires - Argentina a qual tem filiados da Argentina Uruguai e Paraguai. 
Todos os anos temos o intercambio de Coros da Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí com a Liga da Argentina. 
Santuário de Azambuja – Brusque SC

Localização do Santuário de Azambuja
Participaram do 89° Encontro de Corais da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí - na cidade de Brusque - Chaves B e E – os seguintes grupos corais - ordem de apresentação:
  • Coral do Santuário de Azambuja – o anfitrião – Brusque SC;
  • Coral Hansa – Ibirama SC;
  • Grupo Vocal Caixa Acústica -  Balneário Camboriú SC;
  • Coral Leopoldo Kurtz – Timbó SC;
  • Grupo Vocal Kairós - Balneário Camboriú SC;
  • Coral Santo Estevão;
  • Coro Masculino Liederkranz – Blumenau SC.
Antes de iniciar a apresentação dos grupos corais, a maestrina do grupo coral anfitrião Ingrid Knihs deu boas vindas a todos, dizendo: 
O coral do Santuário de Azambuja sente-se feliz em poder realizar esse encontro aqui em Azambuja na cidade de Brusque.” 
Maestrina do coral santuário de Azambuja -  Ingrid Knihs

Presidente da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí - Matilde Zumachi
Padre Iseldo Scherer
O atual  Presidente do Coral de Azambuja – coro anfitrião é José Francisco Buttchevitz. Também fizeram uso da palavra, a Presidente da  Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí – Matilde Zumachi e o pároco do Santuário de Azambuja – o Padre Iseldo Scherer.
Após, um grupo de seminaristas do local apresentou uma performance que surpreendeu a todos. Muito bem ensaiada e com uma boa e pontual mensagem, seguindo-se o início das apresentaçõs dos sete grupos corais da Chave B e E.
Após a apresentação dos coros que prestigiaram esse encontro, foi servido o jantar e houve confraternização com o sorteio de brindes através de um Bingo.

As imagens comunicam...

Saímos com o Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau - rumo a cidade de Brusque, em torno da 13:00h. Ás 16:00 iniciou o cerimonial do encontro, após um café com cuca.





 O mais novo coralista do Coro Masculino Liederkranz - Christopher Johann Voigt - é formado em odontologia pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis.  Reside na cidade do Vale do Itajaí - antiga Colônia Blumenau - Timbó, de onde sai para os ensaios no C.C. 25 de Julho de Blumenau. Foi sua estréia no coro que dá vida ao Show dos Velhos Camaradas no Oktoberfest Blumenau - Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho Blumenau..















Chegando em Brusque - no Santuário de Azambuja...
Faltou indicar as Chaves de Grupos

Arquitetura - Backsteinexpressionismus - Brusque - Museu Arquidiocesano Brusque junto ao seminário de Azambuja - Mesma arquitetura do Seminário de Corupá. 
Arquitetura característica do norte da Alemanha que surgiu a partir da segunda década do século XX. Foi marcante e contribuiu muito para a formação da identidade da paisagem daquela região após a primeira Guerra Mundial. O Backsteinexpressionismus é uma das muitas linguagens da arquitetura que utilizava tijolos maciços comuns ou Klinkern nas vedações ou paredes - elevações das edificações - norte da Alemanha. Os Klindern, são tipos de tijolos com queimas diferenciadas do tijolo comum - adquirindo colorações mais intensas e vibrantes e muitas vezes com nuances diferentes nas peças. Com a queima sob altas temperaturas, os tijolos ficam mais densos, menos porosos e também mais resistentes. 
O nome faz alusão ao impacto de dois destes tijolos - o som resultante é alto. Os tijolos Klinkern são feitos a partir da mistura do barro feldspato, barro branco ou vermelho. Para a produção dos tijolos, são misturados industrialmente, a argila e água. A seguir, é feito sua queima, em fornos com temperatura médias de 1100 a 1300°C. Tijolos comuns são queimados em fornos com temperaturas médias entre 800 a 1000°C. Os tijolos Klinkern seguem padrões rígidos na Alemanha - São padronizados pela DIN 105.





















 




























Padre Iseldo Scherer



 Performance - Seminaristas.




































Apresentações
Coral do Santuário de Azambuja - Brusque

Coral Hansa – Ibirama 



Grupo Vocal Caixa Acústica - Balneário Camboriú 





Coral Leopoldo Kurtz – Timbó 








Grupo Vocal Kairós - Balneário Camboriú 



Coral Santo Estevão






Coro Masculino Liederkranz – Blumenau SC.















 Os Regentes/Maestros - entregas de certificados de participação






Temos dúvidas se a denominação das chapas estão corretas - uma vez que existam os Grupos A, B, D e E.












Confraternização - Bingo e Jantar













Bingo e sorrisos
































Cantar faz bem e faz amigos!
Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí ...
É uma tradição desde 1952.














Vídeos

Coral do Santuário de Azambuja
Coral Hansa
Grupo Vocal Caixa Acústica

Coral Leopoldo Kurtz 

Faltou uma canção. não foi possível editá-la - direitos autorais.

Grupo Vocal Kairós 

Coral Santo Estevão

Nenhum comentário:

Postar um comentário