sábado, 17 de junho de 2017

Uma tipologia em enxaimel a menos - Bairro Vila Nova - Blumenau




Assistimos diariamente, tipologias de grande valor histórico arquitetônico, parte de listas de patrimônio importantes e que deveriam estar e permanecer no espaço da cidade de Blumenau sendo retirados da paisagem. Três ou quatro construtoras são responsáveis por essa mudança célere e que o poder público assiste passivamente.
Edificação histórico do bairro Vila Nova demolida
no mês de maio - iniciam-se as obras de um edifício.
Nesse bairro da cidade de Blumenau - Vila Nova, nas proximidades outras três ou quatro edificações com valor arquitetônico histórico foram demolidas e se iniciam as obras de edifícios no local. É sabido que é complexo, em se tratando de Brasil - adequar políticas públicas que atendam os direitos dos proprietários com a harmonia e continuidade da paisagem da cidade através de sua evolução histórica.  Mas nunca foi tão voraz e agressivo como o está sendo no momento presente. Desmantelaram todo e qualquer órgão, munidos de técnicos, que pudessem debater, assessorar ou mesmo, sugerir opções de projetos adequados ao urbanismo e à identidade de Blumenau. Não há uma previsão, a médio e a longo prazo, de qualquer tipo de planejamento. Atualmente um profissional da agronomia é titular da pasta da Secretaria de Planejamento e dá continuidade às pseudas avaliações do "Plano Diretor". Todo o trabalho pretérito e conquistas, no âmbito do Patrimônio Histórico Arquitetônico estão sendo desconsiderados e está valendo o que mais pode e a rentabilidade do mercado imobiliário. Isso não significa a adequação da infraestrutura e o desenho da cidade atual às novas realidades e adensamentos.

Repetimos, que não nos opomos a verticalização, mas sim,  à forma com que vem sendo feita. Não há projeto de cidade e sequer um PLANO DIRETOR realmente. Há adequações mapeadas de acordo com os interesses de uma minoria, que muitas vezes passam suas férias - visitando a história milenar das cidades europeias, onde as políticas públicas são muito diferentes dessas que vem sendo aplicadas aqui. Aliás, como em tudo o que vem acontecendo no Brasil atual.
Resultado de imagem para Escola Alemã AltonaDeixamos, portanto, para o registro, com pesar, a retirada total, pois não foi relocação, da casa enxaimel onde viveu a professora da E.B.M Machado de Assis - Professora Norma Dignart Huber, cujos alunos ainda andam por aí. A Professora Norma lecionou na E.B.M Machado de Assis - Antiga Escola Alemã Altona, na décadas de 1960 e 1970.
A Professora Norma emprestou seu nome a uma Escola Básica Municipal localizada no Bairro  Coripós - Blumenau.
E.B.M. Norma Dignart Huber - Coripós - Blumenau SC.
Qual a lição que levarão os alunos dessa escola e de outras, ao assistirem o que
vem acontecendo  com a história de sua cidade?
Soubemos que no período que foi asfaltada a Rua Benjamin Constant, foram tomados cuidados,  como a mudança do traçado e também um leve estreitamento na frente da edificação histórica para não danificar a mesma. Bem que, passavam automóveis muito próximos da casa com estrutura de madeira. Tomaram esse cuidado porque a edificação era tombada. 

Uma de suas vizinhas, antiga moradora no lugar, comentou conosco sua estranheza, com a permissão da demolição do imóvel, uma vez que era sabido de seu tombamento.

Nós também estranhamos e percebemos que não há "freios" para o que vem acontecendo na cidade de Blumenau atualmente.
Ficam, portanto, os registros de imagens - agora - parte da história de Blumenau.

Fotos - dia 17 de julho de 2016
















Fotos - dia 17 de junho de 2017







 




















Isso não é Arquitetura e Urbanismo!
Não é planejamento urbano e...
A cidade está perdendo a graça e a alma.


Em construção...
Acompanharemos o que será feito do terreno e atualizaremos essa postagem.






4 comentários:

  1. Respostas
    1. É um dos exemplos do que vem ocorrendo em Blumenau. Sempre, quando saímos, levamos a máquina e registramos, pois no outro dia a paisagem é outra. Infelizmente...

      Excluir
  2. Olá, queria saber se você tem mais ou menos uma ideia de em que época essa casa havia sido construída.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não saberia informar, mas a partir de nossas pesquisas, poderia afirmar com segurança, que é do final do século XIX e início do século XX. Afirmamos isso por inúmeros motivos. Abraços.

      Excluir