domingo, 25 de junho de 2017

Um Patrimônio Histórico Arquitetônico - antiga Fiação e Tecelagem Cia Hering


Andando por aí, na cidade de Blumenau, e com o olhar de Arquiteta, buscamos captar impressões e imagens para compartilhar com aqueles que desejam conhecer, refletir e testemunhar, que há muito lastro presente na paisagem na cidade e região, mas que no entanto, muitas vezes passa desapercebido. 
Mesmo tendo estado há pouco tempo no histórico parque fabril da Cia Hering, acompanhando a equipe eslovaca do Documentário da vida e obra do Arquiteto Hans Broos, retornamos ao local, prestigiando a iniciativa da Fundação Hermann Hering - participando da 3° Caminhada Cultural pelo Bom Retiro - ou, no interior de alguns ambientes da Cia Hering.

Vamos apresentar um dos edifícios históricos do complexo fabril da Cia Hering e que se encontra sem uso - que foi a antiga  Fiação e Tecelagem da histórica empresa blumenauense. 
Madeira
Aparentemente, observando suas linhas arquitetônicas, é um edifício do início do Século XX, onde se começou a construir no estilo  eclético e art decó, estilos da nova classe e elite internacional - que aconteceu quando estilo neoclássico perdeu a força, a partir do crescimento da população urbana, onde as famílias mais abastadas procuravam distinção a partir de uma nova maneira de construir seus edifícios com partes de outros estilos arquitetônicos - de outros países e períodos - criando uma mistura. 
O estilo eclético teve início no Brasil, mais ou menos no final do Século XIX e se estendeu até as primeiras décadas do Século XX. Sua principal característica é essa "mistura" de estilos arquitetônicos a partir do uso de elementos da arquitetura clássica, gótica, barroca e neoclássica.
Nesse caso, em especial, observamos a importância da simetria, resgate das linhas clássicas e o uso do estuque cobrindo os tijolos, até então aparentes nas estruturas enxaiméis, aqui na região. As aberturas recebiam adornos clássicos com frisos, sancas e acabamento em arco. O edifício é de estrutura autoportante - ou seja - paredes que se auto sustentam e também a estrutura de telhas a partir de assentamento de tijolos maciços. Internamente, a estrutura de circulação vertical é feita de madeira, como também, os assoalhos entre os dois pavimentos e da mansarda, que nada mais é que o espaço do sótão utilizável com aberturas saindo a partir do telhado
Recebemos uma importante contribuição, a partir da apresentação de fotografias históricas do início do Século XX - as quais confirmam a data da construção da Fiação e Tecelagem da Hering. Havia uma via lateral e posterior com inúmeras edificações seguindo a mesma linguagem arquitetônica e que não existem mais. No local está uma construção de grande porte que tampou todas as janelas do lado  direito da edificação histórica, se considerar o original acesso da edificação, atualmente alterado. A contribuição nos foi mostrada no dia 27 de junho de 2017 - dois dia após essa postagem. A contribuição veio de Marcos A. Roeck - via redes sociais - Nossa gratidão.  
Observem as 3 imagens históricas a seguir: 

A partir do uso das edificações, também ocorrem mudanças no desenho da cidade. Observamos que no interior do parque fabril atual da Cia Hering há espaços "privatizados", como ruas, nas quais estavam as residências de membros da família Hering e que provavelmente eram espaços públicos e atualmente, estão inseridos parte do patrimônio da "firma", sem acesso público. Seria interessante saber como isso foi possível.


 Prosseguindo - durante visita na antiga  Fiação e Tecelagem da Cia Hering.
Estrutura do telhado - Madeira - antiga Fiação e Tecelagem Cia Hering - Blumenau SC

Observamos que não é possível detectar qual foi o tipo da madeira usado no assoalho, pelo estado de conservação que se encontra (limpeza) - aparentemente apresenta poucos danos
A estrutura do telhado, se compararmos com algumas estruturas de construções de mais de 5 séculos que vimos na cidade de Bad Windsheim e também, na cidade de Dinkelsbühl - ambas na Alemanha, é de pequena bitola. Mas se compararmos com a arquitetura histórica local, é robusta. Alguns caibros, ainda originais, são falquejados (com ferramentas manuais). Outros, provavelmente trocados durantes manutenções, já tem a aparência de que foram beneficiados com máquinas mais sofisticadas tecnicamente, portanto mais recentes.
Cidade de  Dinkelsbühl - Alemanha -  construção anterior ao ano de 1629.
Arquiteto Göttler
Cidade de  Dinkelsbühl - Alemanha - construção anterior ao ano de 1629.
Quando estivemos pesquisando na Alemanha - na cidade de Dinkelsbühl - em maio de de 2016 - Wolfgang Betz, editor da revista alemã Weltruf nos apresentou uma equipe técnica, liderada pelo arquiteto Holger Göttler que coordenava a obra de revitalização de um espaço similar a esse que visitamos na Cia Hering. As diferenças: o edifício alemão foi um celeiro e depois, um moinho. A primeira menção do edifício histórico alemão - publicação - data do ano de 1629 - é mais velho que isso. O edifício que visitamos e fotografamos no dia 24 de junho de 2017 em Blumenau, provavelmente é do início do Século XX, ou seja tem um pouco mais de 100 anos. A tipologia alemã, também tinha sua mansarda aproveitada  e todos os demais pavimentos, como podem observar nas imagens a seguir.
Com Dr. Wolfgang Betz, Stadtheimatpfleger e Stadtbauamtes de Dinkelsbühl -  Arquiteto Holger Göttler e Rudolf Weigel, respectivamente (Engenheiro da cidade e Curador da Cidade), na obra - mansarda da edificação histórica "Kinderzeche" - Zeughaus













Instalações modernas


Estrutura enxaimel - Fachwerck com mais de 6 séculos de idade




Estrutura enxaimel - Fachwerck com mais de 6 séculos de idade




Estrutura enxaimel - Fachwerck com mais de 6 séculos de idade



Estrutura enxaimel - Fachwerck com mais de 6 séculos de idade










O revestimento com o Drywall - obra utiliza materiais modernos









A equipe da obra de revitalização alemã coordenada pelo Arquiteto Holger Göttler buscam adequar e preparar o edifício histórico para o uso de atividades atuais com toda a tecnologia e conforto possíveis para o atual uso dos ambientes, seguindo normas e técnicas. Externamente permanece tudo originalmente. O arquiteto mostrou-nos os trabalhos e de como os executavam. Também, ocorriam semelhantes iniciativas em outras edificações históricas da região. Poderíamos afirmar que a principal diferença é de que, aqueles exemplares do patrimônio histórico arquitetônico das cidades alemãs apresentam a idade de mais de 500 anos, enquanto esses, da região do Vale do Itajaí e de Blumenau estão sem uso -semiabandonados e com um potencial de uso incrível. O apelo cultural, histórico e estilo são valores agregados que nem um edifício novo apresenta. Não conseguimos compreender como isso não é percebido, não somente como esse edifício aqui apresentado, mas outros que se encontram na cidade. Temos outros exemplos fotografados que mostraremos em postagens futuras.

Algumas imagens da antiga Fiação e Tecelagem da Cia Hering
Caminho pelo Vale do Bom Retiro - Blumenau SC - obra do Arquiteto Hans Broos

Caminho pelo Vale do Bom Retiro - Blumenau SC - obra do Arquiteto Hans Broos





Contato com a História - presente nas paredes, teto, assoalho, janelas...CIDADE!




















Pedaços de outro tempo - na fábrica.




As marcas de diferentes tempos presente na arquitetura que esteve presente - enquanto as pessoas passaram.

Luz e vozes...arquitetura é testemunha - Uma fábrica...que já teve 11 mil trabalhadores.








Esse local era cheiinho de máquinas de costura e de pessoas trabalhando em outros tempos.



Escadas de uma fábrica...noutros tempos.







Um ponto de Fuga - perspectiva...lugar com muitas vozes e história.




O testemunho do tempo...limiar da história.




Camadas de tinta


Quantos pés? Quantos passos? Pés de trabalhadores em um fábrica de outros tempos que ainda vive no tempo presente - História.


























Vídeo


Leituras Complementares - Clicar sobre  o link escolhido:







Nenhum comentário:

Postar um comentário